Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mudanças climáticas, ou "onde é que tá o cogú que estava aqui??"

eletricake

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/05/2007
82
69
Buenas, ainda é cedo pra afirmar algo com certeza, mesmo porque não sou bióloga e meu conhecimento sobre psilocibes (pelo menos até eu começar meu cultivo em breve) restringe-se a um livro do Paul Stamets, o CM e a Internet (sim, hoje acho que deveria ter feito biologia ou botânica e não ter me metido com essa história de ciências humanas).

Mas é que é o seguinte. Por acaso a mudança climática pela qual estamos passando no planeta está afetando a distribuição dos selvagens?

Vou explicar. Fui pro sul de MG esse feriado (Extrema - Pinhalzinho - Bueno Brandão) explorar algumas áreas em que nunca havia pisado, mas próximas a pastos em que cheguei a colher Cubensis no começo de 2007.

Não encontrei nenhum. Absolutamente. Nenhunzinhopequetico. Mesmo naquela graminha verdinha e úmida dos pastos. Nada, niente, nihil. E olha que dirigimos.

Encontrei dois tímidos Pannaeolus, dos quais só catei um pra preservar e examinar. Mas todos os outros que encontrei, apesar de lindos, não tinham características que me permitissem classificá-los como ativos.

A maioria era daquele tipo grande e branco-bege que de longe até lembra um cubensis, mas é só chegar a dois metros que a gente já vê que não tem véu e tem o topo granulado e não vai ficar azul-escuro de jeito algum se arranhado.

Achei isso bem estranho, como é que tem num ano e no seguinte nada? E nem é uma área visada pelo caçadores, que nem São Tomé - não é possível que todos tenham sido catados a ponto de se extinguirem na região.

Depois eu boto as fotos, aqui. Mas vocês têm alguma hipótese? Será que eu fui cedo demais e é melhor esperar mais chuvas? Será que eles estão fugindo de mim? :(

Enfim. Tá na hora de cultivar, mesmo.

Eu também. Moro em Minas e aqui na minha região ainda não apareceram os selvagens! Está chovendo muito pouco por aqui, então, só lá pro meio de dezembro se melhorarem as chuvas, porque se continuar desse jeito que está indo, esse ano não teremos a presença deles por aqui em massa entende, um pouquinho sempre dá, mas é difícil até de achar quando tem pouco! Eu apelei, visitei o pasto mágico onde sempre vou colhê-los, coletei uma bosta cheia do mais puro micélio rizofórmico(reconheci pelos rizomas e pelo cheiro doce do micélio de cubensi) e inoculei um outdoor lá no sítio com micélio selvagem porque assim talvez eu os coma ainda esse ano!

... não sou bióloga e meu conhecimento sobre psilocibes .. restringe-se a um livro do Paul Stamets, o CM e a Internet ....
Se todos tivessem APENAS esse conhecimento ao chegar aqui....
:)
já eh MUITO mais do que suficiente pra iniciar um cultivo!

Putz... Então deve ter sim a ver com mudança climática. Vou esperar lá pro meio de dezembro, então, e ver no que dá. (Pelo menos o passeio foi uma coisa muito lindadideus :D Quero morar em Minas, um dia.)

Fuêda é que não tenho carro, o que restringe as expedições (tenho que esperar amigos dispostos a ir, ou pegar de ônibus, o que é um trampo). Se um dia virem uma muié morena alta e branca em excesso caminhando pelos pastos de Bueno Brandão, olhando pro solo e murmurando coisas em latim, sou eu.

Se todos tivessem APENAS esse conhecimento ao chegar aqui....
:)
já eh MUITO mais do que suficiente pra iniciar um cultivo!

Metade dos ingredientes já comprados, Sir!!
E sei que não sei de nada, como disse o filósofo. Só sei que queria ser Bióóólogaaaahhh!!

<pulando e batendo palma>!!! Virei Hifa!!!!</pulando e batendo palma>

Última edição por um moderador:
Buenas, ainda é cedo pra afirmar algo com certeza, mesmo porque não sou bióloga e meu conhecimento sobre psilocibes (pelo menos até eu começar meu cultivo em breve) restringe-se a um livro do Paul Stamets, o CM e a Internet (sim, hoje acho que deveria ter feito biologia ou botânica e não ter me metido com essa história de ciências humanas).

Mas é que é o seguinte. Por acaso a mudança climática pela qual estamos passando no planeta está afetando a distribuição dos selvagens?

Vou explicar. Fui pro sul de MG esse feriado (Extrema - Pinhalzinho - Bueno Brandão) explorar algumas áreas em que nunca havia pisado, mas próximas a pastos em que cheguei a colher Cubensis no começo de 2007.

Não encontrei nenhum. Absolutamente. Nenhunzinhopequetico. Mesmo naquela graminha verdinha e úmida dos pastos. Nada, niente, nihil. E olha que dirigimos.

Encontrei dois tímidos Pannaeolus, dos quais só catei um pra preservar e examinar. Mas todos os outros que encontrei, apesar de lindos, não tinham características que me permitissem classificá-los como ativos.

A maioria era daquele tipo grande e branco-bege que de longe até lembra um cubensis, mas é só chegar a dois metros que a gente já vê que não tem véu e tem o topo granulado e não vai ficar azul-escuro de jeito algum se arranhado.

Achei isso bem estranho, como é que tem num ano e no seguinte nada? E nem é uma área visada pelo caçadores, que nem São Tomé - não é possível que todos tenham sido catados a ponto de se extinguirem na região.

Depois eu boto as fotos, aqui. Mas vocês têm alguma hipótese? Será que eu fui cedo demais e é melhor esperar mais chuvas? Será que eles estão fugindo de mim? :(

Enfim. Tá na hora de cultivar, mesmo.

interessante.. aconteceu algo estranho comigo.. um pasto que gosto muito de ir pq tinha abundancia de cogumelos parece que simplesmente se esgotou.. no entanto outros pastos que nunca encontrei nada estao totalmente abundantes.. sinto que eles estao migrando.. vou atras! hehe

interessante.. aconteceu algo estranho comigo.. um pasto que gosto muito de ir pq tinha abundancia de cogumelos parece que simplesmente se esgotou.. no entanto outros pastos que nunca encontrei nada estao totalmente abundantes.. sinto que eles estao migrando.. vou atras! hehe

Então, Caruêro.... Contanto que não sumam, mas migrem, tudo bem.

<desabafo>Se bem que... Não sei, andei vendo uns documentários sobre mudanças climáticas/aquecimento global, e têm saído uma notícias aí que em menos de 10 anos o planeta vai estar todo ferrado (2012, alguém?), então fico cabreira. A humanidade até pode desaparecer (acho que isso faria bem ao planeta), mas levar os seres que não tem nada a ver junto é fueda. Dá raiva. </desabafo>

Fred, vou fazer isso da próxima vez que puder viajar. Abrir o raio de exploração, né?

Back