Minha pequena contribuição:
Acho que a coisa estourou por um motivo bem simples: falta de comunicação.
Uma das coisas que eu aprendi na vida é que
"não se pode contar com o bom-senso das pessoas".
Olhando de fora e da forma mais imparcial possível,
nas regras do fórum está explicito que não é permitida a venda de produtos no fórum. nesse ponto, o
@Mauricio infringiu a regra, com todo o respeito que tenho ao trabalho da pro-fungos na distribuição de carimbos, pois não há nada que diga que se pode fazê-lo por MP e, para a própria segurança do fórum e seus membros, acredito que deva continuar assim pois infringir a lei pode colocar o fórum inteiro em risco.
Da mesma forma, não há nada que mencione que
mensagens privadas sejam confidenciais. Da mesma forma que sou um defensor da privacidade, monitoramento de mensagens no contexto do forum se justifica, justamente pelo que mencionei acima. Com um pouco de
bom senso se poderia deduzir que
Mensagem Privada e Mensagem Confidencial são duas coisas bem diferentes. Do ponto de vista técnico, nem mesmo mensagens de e-mail são confidenciais e mesmo empresas como Google usam filtros pra evitar spam e fraude online. Dessa forma, o
@Cosmik ou o grupo que modera o fórum em si pode ter errado em não ter deixado claro que as MP poderiam ser monitoradas, ams ele não quebrou nenhuma regra do fórum.
Como já mencionei antes que
"não se pode contar com o bom-senso das pessoas", acho válido mencionar no estatuto do fórum que as MP podem ser monitoradas para evitar a quebra das regras com o intuito de proteger o próprio fórum e seus membros.
Da mesma forma, sou a favor da liberdade de expressão e livre arbítrio de cada um, então quem quiser trocar ou vender carimbos, que troquem e-mails e o façam fora do fórum. E se quiserem mesmo confidencialidade, usem criptografia. Há uma ferramenta chamada mailvelope que é bem simples de usar e suporta a maioria dos navegadores usados hoje em dia.
E pra finalizar, acho que muitos de vcs já perceberam (nesta ou em outras dimensões, heheheh) que comunicação por linguagem é falha e passível de interpretações erradas, então eu sugeriria detalhar melhor essa questão nas regras ou estatuto do fórum pra evitar outros problemas como este.
Além disso, acho que questões pessoais não deveriam se sobrepor aos interesses do fórum então não tomem decisões precipitadas e pensem sempre no objetivo maior do forum.
abraço a todos e espero que esta discussão não prejudique o trabalho que tanto o
@Mauricio quanto o
@Cosmik vêm fazendo.