Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

MP sao mesmo mensagens privadas ?

• Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
Status
Não está aberto para novas respostas.
M

Mauricio

Visitante
Pessoal
Eu sou o fundador e administrador da PROFUNGOS
Agora tenho um site EDITADO - ECUADOR
Aqui no CM nunca anunciei vendas, mas como meu status nao se encaixa com o perfil do forum, desvinculei a PROFUNGOS do forum.
Enviei muitíssimas MP para os membros do CM informando onde encontrar a PROFUNGOS, e também os valores dos produtos.
O administrador Cosmik deveria contar a voces como soube das minhas MP.

Se nao discutirmos isso aqui vou divulgar o que aconteceu no meu face, para que todos saibam o risco que correm confiando que suas MP sao mensagens privadas

Última edição por um moderador:
MP enviada pelo Cosmik para a equipe administradores

Caro Maurício,

Peço encarecidamente que pare de abusar das MP do CM para anunciar as vendas de produtos da PróFungos. Você sabe muito bem que isso vai contras as regras do fórum. As regras valem para todos, independente de ser da equipe ou não!

A sua atitude em floodar as MP para convidar as pessoas para a sua página do Facebook ou fazer anúncios de produtos da prófungos, não foi nada legal, principalmente por você ser um membro da equipe.

Mensagens como essa abaixo não são nenhum pouco bem vindas aqui. Conto com a sua compreensão.

Um abraço.

Indagaçao do ecuador

Cosmik,
Alguém relatou todas essas primeiras 96 mensagens ou você entrou pelo banco de dados? Se entrou, é bom ter algum motivo muito bom para tal. Privacidade não é uma palavra maleável que signifique mantermos nossas informações longe da exposição mas expormos as mensagens de outros.

E depois disso acho que devemos avisar aos membros do fórum que as mensagens privadas deles não são privadas. Inclusive incluindo um aviso nas Regras.

Quanto à punição, creio que esse tópico já esteja sendo constrangimento suficiente para o Mauricio.

Cosmik respondendo

Ec,

Obviamente que ninguém relatou todas as mensagens. De tempos em tempos eu acesso o DB para saber se algum membro está infringindo alguma regra grave. O Gl sabe bem disso há um bom tempo, e creio que ele confia no meu discernimento e maturidade, ainda que eu seja imaturo em muitas áreas da vida como todo mundo, eu sei respeitar muito bem o que as pessoas conversam no reservado. Inclusive já vi muitas e muitas trocas de carimbos e nem por isso eu saí punindo os membros. Os poucos usuários que bani foi porque realmente abusaram do fórum (floodando) querendo comprar cogumelos. Assim como também eu sei que há um bom tempo o Maurício vendia gigantes quantidades de carimbos e seringas para a loja do Rain. Por acaso eu fiz algum escândalo e saí banindo alguém?! Não. As únicas pessoas para quem eu reportei isso foi o Gl e o Mantonelli. E assim deixamos o assunto morrer. E morreu bonito, pois o jacaré mordeu o pé do Rain.

E sinceramente, eu não perco o meu tempo entrando todo dia no DB para saber o que as pessoas conversam, e mesmo se eu quisesse, eu não tenho tempo suficiente para isso, são muitas MPs todos os dias. Tanto é que esse flood do Maurício já fazem alguns dias que ocorreu, foi logo depois que ele pediu para remover a listagem da PróFungos no repositório.

Eu acho que a partir do momento que um fórum contém um botão de "Report" em cada mensagem, então é de se esperar que as mensagens discutidas por MP não são 100% privadas. Basta usar o bom senso. Além de que atualmente apenas eu e o Gl tem acesso ao DB e aos servidores, eu não estou expondo todas as MP aos 4 ventos.

E depois disso acho que devemos avisar aos membros do fórum que as mensagens privadas deles não são privadas. Inclusive incluindo um aviso nas Regras.

Sim, concordo plenamente. Acho que foi o ExPoro que me relatou que na comunidade drugs-forum.com há um sistema automático que escaneia todas as MP em busca de palavras-chaves para reportar os membros que tentam usar o fórum para vender drogas e cometer outras infrações.

Quanto à punição, creio que esse tópico já esteja sendo constrangimento suficiente para o Mauricio.

Ok, bem pensado. Vou apenas editar as MP e limitar a habilidade dele para postar infinitas MPs.

Bem, eu iria fazer um anúncio oficial, mas como o assunto está deflagado aqui, vou escrever aqui mesmo.

Todos os membros sabem que existe um botão reportar que serve inclusive para mensagens privadas. Fora isso a administração pode pesquisar as MPs em casos que acha pertinente. Os alvos primários são flood e anúncios. Vários outros casos, como troca de carimbos, por exemplo, são ignorados. Mas em casos de vendas de cogumelos, por outro lado, são tomadas providências. No caso do @Mauricio ocorreu, como ele mesmo disse, um envio de muitíssimas MPs, que acabaram sendo consideradas prejudiciais. Ponto.

Mas o que deve ficar claro aqui para os membros é: suas MP aqui no CM não são confidenciais. Ninguém as fica lendo para saber da vida dos outros, mas em casos de indícios de quebra de regras as mesmas podem ser consultadas. Depois vou incluir isso nas Regras.

E isso acontece não só aqui como em praticamente qualquer fórum que conheço. Há fóruns que tem mecanismos de busca automáticos de certas palavras nas MPs para avisar aos admins.

No nosso caso não temos isso, mas podemos consultar as MPs, inclusive para a própria proteção do fórum. Se você tem algum assunto realmente privado ou que quebre as regras do fórum sugiro que procure um meio seguro de se comunicar com seus receptores.

Quanto à discussão em si, entre alguns membros, via MP ;) que o @Mauricio postou trechos, não vou me manifestar, exceto para dizer que, apesar das discussões internas, apoio as decisões da administração, incluindo as do @Cosmik. E creio que todos deveriam pensar em se preservar. E pensar bem antes de postar mensagens de potencial tóxico.

MP enviada pelo Cosmik para a equipe administradores

Faltou postar o restante das minhas mensagens!

Segue o relatório do abuso:

A mensagem abaixo foi postada 96 vezes:

EDITADO: O conteúdo não vem ao caso.

A mensagem abaixo foi postada 17 vezes:

A mensagem abaixo foi postada 3 vezes:

A mensagem abaixo foi postada 10 vezes:

A mensagem abaixo foi postada 19 vezes:

A mensagem abaixo foi postada 2 vezes:

EDITADO: O conteúdo não vem ao caso.]

Mauricio citou sobre a minha mensagem acima:

De tempos em tempos eu acesso o DB para saber se algum membro está infringindo alguma regra grave. faz

O que diriam os membros se soubessem disso?

O Gl sabe bem disso há um bom tempo, e creio que ele confia no meu discernimento e maturidade, ainda que eu seja imaturo em muitas áreas da vida como todo mundo, eu sei respeitar muito bem o que as pessoas conversam no reservado.

Voce deveria dizer a todos que espiona a MP, mas guarda os segredos que le

Ecuador respondeu:

Por isso vou avisar, Mauricio.

Creio que as pessoas não deveriam ser tão confiantes em sistemas que não sabem direito como funcionam, mas são.

De qualquer modo peço a todos que encerremos a discussão de maneira amigável.

Eu respondi também:

O que diriam os membros se soubessem disso?

Não sei e não vejo problema algum em anunciar isso. Acredito que mutos já sabem, porque como eu disse, o botão de "Report" aparece em todos os posts. E isso não é exclusividade do CM, em qualquer sistema de fórum o administradores do servidor podem ter acesso às MPs. Assim como sabem os emails de todo mundo, sabem o IP usado em cada post e consequentemente é possível saber até o estado que a pessoa mora e em alguns casos a cidade também. Agora, por acaso os admins ficam monitorando essas informações todo o santo dia ou expondo a todos essas informações particulares?! Não. Só em casos onde há abusos do sistema. E é exatamente o que eu faço ao acessar o DB de tempos em tempos para encontrar algum infrator óbvio. Acessar as MP pelo gerenciador do DB não é nada prático e intuitivo. Eu não tenho tempo para ler MP por MP e muito menos perco tempo lendo MP de usuários veteranos, pois sei que eles conhecem bem as regras do fórum. Meu alvo são os novatos com zero (ou pouquíssimos) posts. E claro, quem manda várias mensagens iguais, pois além de ser muito fácil de detectar, geralmente representa algum membro desesperado.

Voce deveria dizer a todos que espiona a MP, mas guarda os segredos que le

Como eu disse, não vejo problema algum em anunciar isso. Mas sinceramente não vejo razão para tal, pois além de causar polêmica, isso não vai contribuir em nada no CM. Eu disse acima quem é o meu alvo; pessoas que abusam das regras do fórum.

Mauricio comentou:

Tanta segurança instalada no forum e o administrador fura o sistema e bisbilhoteia as MP dos membros.
Dizer que sabe guardar os segredos nao é justificativa

Ecuador interviu:

Tem como fechar esta discussão e parar com as mensagens de potencial tóxico?

Em certos momentos o melhor é deixar a vida fluir e só responder depois de algum tempo.

Eu exclamei:

Então se não confiam na minha administração e em tudo que faço nos bastidores (manutenção dos servidores), que me tirem da administração. Pronto. Problema resolvido.

Engraçado como agora o foco do problema sou eu. Um infrator que passa o dia todo espionando a MP dos membros.

Ecuador respondeu:

Engraçado como agora o foco do problema sou eu. Um infrator que passa o dia todo espionando a MP dos membros.

Temos dois assuntos aqui.

Acho que os dois são interessantes e podem ser enriquecedores se os discutirmos pelo ângulo correto.

Quanto à sua participação, Cosmik, é claro que acho que você deve ficar.

Quando voce é pego fazendo algo errado só sabe pedir pra sair?
E a desculpa por ler as mensagens privadas de todos os membros?
Voce coloca tanta segurança no forum é o primeiro a furar a segurança bisbilhotando as MP.
O que tem a dizer?
A confiança nas MP que todos tinham e relatavam coisas pessoais, voce invadiu e diz que é discreto e nunca contou nada do que leu e soube dos outros para ninguem?

Isso é FASCISMO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo

Se vocês aqui do fórum também acham eu que devo sair, por favor, se manifestem, sejam verdadeiros com si mesmos.

Eu não quero administrar uma comunidade onde todos desconfiam de cada passo que dou... Eu não sou o vilão dessa história, eu não vendo informações privadas, eu tenho uma vida para viver, e como eu disse várias vezes acima, eu não tenho tempo para perder lendo MP individual de cada usuário.

Eu dedico boa parte do meu tempo no CM estudando novas tecnologias, novas formas de melhorar o desempenho dos servidores para que todos possam ter uma ótima experiência. Faço manutenção diária dos servidores, muitas vezes passo horas tentando resolver alguma falha. Só os admins sabem o quanto eu fico enchendo o saco deles sobre segurança e anunciando várias mudanças internas que provavelmente eles não entendem nada do que estou falando.

E se alguém aqui trabalha nessa área de administração de rede/servidores/websites, sabe como é um trabalho que exige muita leitura e exige muito do nosso tempo, são infinitas configurações, infinitos bugs. Aonde eu arrumaria tanto tempo para fazer tudo isso e ainda ficar espionando a vida dos membros? O que eu ganho com isso? Ficar fofocando com a alguém? WTF!! Eu tenho mais o que fazer na vida... Viajar, cultivar cogumelos, ler, trabalhar, sonhar, dormir, namorar, dançar, etc...

Quando voce é pego fazendo algo errado só sabe pedir pra sair?

Eu não fui pego fazendo algo errado, quem fez algo errado aqui foi você! Se você leu o que escrevi acima, sugiro que leia com mais atenção. O Gl (fundador do CM) sabe muito bem de todos os acessos que tenho e sabe muito bem que eu acesso as MPs de tempos em tempos pelo gerenciador do banco de dados. E foi eu mesmo quem anunciou nos posts anteriores que tenho acesso as MP.

E outra, não estou pedindo para sair porque fiz algo errado. Na verdade eu tenho plena consciência de que não fiz nada de errado, não quebrei nenhuma regra. O que eu estou fazendo é questionando se a comunidade acha a minha atitude completamente errônea. E se assim for, se acham melhor eu me ausentar das minhas atividades, eu não tenho problema algum em deixar o meu posto. Já que não há mais nenhuma confiança no meu trabalho.

Última edição:
Minha pequena contribuição:
Acho que a coisa estourou por um motivo bem simples: falta de comunicação.
Uma das coisas que eu aprendi na vida é que "não se pode contar com o bom-senso das pessoas".

Olhando de fora e da forma mais imparcial possível, nas regras do fórum está explicito que não é permitida a venda de produtos no fórum. nesse ponto, o @Mauricio infringiu a regra, com todo o respeito que tenho ao trabalho da pro-fungos na distribuição de carimbos, pois não há nada que diga que se pode fazê-lo por MP e, para a própria segurança do fórum e seus membros, acredito que deva continuar assim pois infringir a lei pode colocar o fórum inteiro em risco.

Da mesma forma, não há nada que mencione que mensagens privadas sejam confidenciais. Da mesma forma que sou um defensor da privacidade, monitoramento de mensagens no contexto do forum se justifica, justamente pelo que mencionei acima. Com um pouco de bom senso se poderia deduzir que Mensagem Privada e Mensagem Confidencial são duas coisas bem diferentes. Do ponto de vista técnico, nem mesmo mensagens de e-mail são confidenciais e mesmo empresas como Google usam filtros pra evitar spam e fraude online. Dessa forma, o @Cosmik ou o grupo que modera o fórum em si pode ter errado em não ter deixado claro que as MP poderiam ser monitoradas, ams ele não quebrou nenhuma regra do fórum.

Como já mencionei antes que "não se pode contar com o bom-senso das pessoas", acho válido mencionar no estatuto do fórum que as MP podem ser monitoradas para evitar a quebra das regras com o intuito de proteger o próprio fórum e seus membros.

Da mesma forma, sou a favor da liberdade de expressão e livre arbítrio de cada um, então quem quiser trocar ou vender carimbos, que troquem e-mails e o façam fora do fórum. E se quiserem mesmo confidencialidade, usem criptografia. Há uma ferramenta chamada mailvelope que é bem simples de usar e suporta a maioria dos navegadores usados hoje em dia.

E pra finalizar, acho que muitos de vcs já perceberam (nesta ou em outras dimensões, heheheh) que comunicação por linguagem é falha e passível de interpretações erradas, então eu sugeriria detalhar melhor essa questão nas regras ou estatuto do fórum pra evitar outros problemas como este.

Além disso, acho que questões pessoais não deveriam se sobrepor aos interesses do fórum então não tomem decisões precipitadas e pensem sempre no objetivo maior do forum.

abraço a todos e espero que esta discussão não prejudique o trabalho que tanto o @Mauricio quanto o @Cosmik vêm fazendo.

Pessoal, acho que que neste momento os dois estão infringindo a regra de "§ 1° É expressamente proibida a abertura de tópicos ou mensagens que contenham agressões verbais, ofensas pessoais ou de caráter discriminatório ou sobre qualquer assunto vexatório que possa constranger qualquer membro do fórum. Esses tópicos ou mensagens serão automaticamente apagados pelos moderadores, após análise, de comum acordo e sem aviso prévio. Os responsáveis estarão sujeitos a penalidades (ou punições) e até mesmo a banimento."

acho que isso tá virando uma questão pessoal que visa expor ou constranger um ao outro pra mostrar "quem é o mais errado" e não vejo qual o objetivo real dessa discussão.

Se quiserem realmente obetr algo de bom, discutam internamente entre os moderadores as regras de divulgação de produtos e de monitoramento de mensagens e se não chegarem a um consenso façam uma consulta publica com os membros, mas um ficar expondo o outro pra ver "uem ganha" não traz benefício nenhum ao fórum.

Para de ser criança e ficar repetindo:" se quiserem que eu saia eu saio".
Nao estamos discutindo isso.
Porem a importancia do seu trabalho aqui nao justifica nao informar a todos que esta lendo as MP deles, isso tem que ser feito escondido?
Quantas conversas pessoais voces interceptou e ficou sabendo coisas pessoais, intimas das pessoas, sem que elas soubessem.
Podia ter colocado um aviso que dissesse: GENTE NAO FALEM COISAS PESSOAIS NAS MP POIS EU ESTOU LENDO TUDO, MAS NAO VOU CONTAR NADA DE NINGUEM.

Porque eu como moderador nao sabia que as MP eram lidas por um administrador do forum.
Poque so voce tem esse previlegio ?

A importtancia do meu trabalho também nao justifica o meu erro, se é que eu errei, pois nao existe crime sem uma lei que caracterize.

Última edição por um moderador:
Em primeiro lugar, acho que não deveríamos jogar a merda no ventilador assim... Não faz bem para ninguém expôr as coisas dessa forma, aos membros do CM (e público em geral) que nada têm a ver com o assunto.

Sugiro discutirmos isso lá na conversa, como começou, e excluir ou mover esse tópico para a área de moderadores. Depois informamos ou pedimos a opinião do restante dos membros, se necessário.

Acho que faltou um certo alinhamento de expectativas aqui, em alguns pontos... Ninguém precisa deixar o CM, nem tratar as coisas dessa forma.

Cadê a calma, a clareza na visão?? Vocês parecem que não tomam chá de cogumelos! :rolleyes:

Tópico fechado, qualquer pessoa que abrir tópico sobre o assunto sera banido.

Caro membros,

Isso é um assunto que começou entre a equipe e foi "jogado no ventilador" sem necessidade! Estou tomando algumas providencias sobre isso. Estarei abrindo um tópico para esclarecer a situação para todos assim que for resolvido!

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back