Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Montando uma Balança de precisão simples

figurinha

Amor decompositor
Contribuidor
01/05/2006
1,285
88
Para montar sua balança, pode-se utilizar vários materiais que podem ser reciclados como, latas de alumínio, garrafas de plástico, varetas de plástico ou madeira, etc etc.

Aqui utilizei:
1 garrafa de óleo(com tampa);
1 tampa de garrafa que seja pouco maior que a da garrafa de óleo;
1 ripinha de madeira lisa e reta
1 pedaço de tábua redondo
1 pedaço de chumbo
1 Parafuso e porca
Fudadeira
Lixa
Caneta

Preparando as “peças”(foto1)

Pegue a ripinha e com uma furadeira fure uma de suas extremidades, com a
tampa de garrafa fure no centro e encaixe um parafuso atravessando ela e a madeira fazendo com que ela se prenda à ripinha, encaixe uma porca e aperte o parafuso.(foto 2 e 3)

A tampa e bico(previamente recortada) da garrafa de óleo deve ser encaixada na tampa da garrafa preza à ripinha(foto 4) pode-se grudar ambas com silicone ou algo que possa servir para a mesma função.

Vamos ao outro lado da ripinha, aqui, devemos encaixar algo que faça peso, de preferência um pedaço de chumbo, para isso você pode simplesmente fixa-lo com fitas, silicone, pense em algo que pode ser útil e una a ponta da ripinha com o chumbo.(foto5)

Calma, já estamos chegando ao fim, pegue agora seu pedaço de tábua arredondado, serre-o ao meio, escolha uma das metades e lixe a parte redonda deixando o mais liso e sem deformidades possível, mantendo a forma arredondada(quanto mais liso e perfeito o arredondamento, mais precisa será sua balança(foto6). Agora é preciso fazer com que essa peça encaixe na parte de baixo da ripinha mantendo a parte arredondada para baixo, faça um “trilho” na parte reta deixando pouquinho mais larga que a ripinha(foto7), encaixe a ripinha, feito isso procure o ponto de equilíbrio entre o chumbo e a ponta onde está a ponta da garrafa de óleo, quando estiver equilibrado você achou o ponto zero(foto8), com a caneta marque o ponto riscando o centro superior(plano) da peça arredondada cruzando em cima da ripinha, assim você saberá que as linhas estiverem unidas, você chegou no ponto zero de equilíbrio...

Para marcar a localização de outros pesos, tenha uma referencia(um objeto) de 1grama, coloque este dentro da garrafa e procure o equilíbrio da balança novamente, marque na ripinha o local exato onde o equilíbrio de 1grama foi encontrado e prossiga até encontrar todos os pontos de equilíbrio de pesos que você necessita saber.

Há objetos até mais fáceis e precisos para se trabalhar e montar as peças de uma balança de precisão simples, é só ter criatividade e tentar reproduzir um modelo parecido!
Simples, mas está quebrando um galho aqui em casa!
S6303461.JPGS6303474.JPGS6303462.JPGS6303476.JPGS6303464.JPGS6303467.JPGS6303471.JPGS6303478.JPG01Pesando FAI 24g.jpg

moderação sinta-se livre para mudar este tópico para outra seção do fórum, não se o criei no local adequado. obrigado
 
Última edição por um moderador:
Essa aí vc aprendeu quando passou aquela temporada na Casa de Detenção não é?
hauahuah
obrigado figura :)
 
Última edição por um moderador:
interesante sua criatividade....
simples e eficiente..... :)
 
Última edição por um moderador:
Back
Top