Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Monografia sobre o CM

trigueiro

Primórdia
Cadastrado
16/10/2011
3
30
39
olá galera,venho através deste tópico me apresentar e informar que estou fazendo minha monografia sobre os cubensis.

sou estudante de ciências sociais,me chamo trigueiro e faço o curso na faculdade PUC-RJ. estou fazendo minha monografia sobre tipos de usos de enteógenos,especificamente sobre os cubensis.

o resumo é este:

"Este trabalho pretende apresentar alguns modos de uso contemporâneos da substancia enteogena psilocybe Cubensis por usuários do fórum virtual cogumelos mágicos, através de uma etnografia virtual(netnografia) e compara-los aos modos de uso de tóxicos apresentados por Gilberto velho em nobres anjos e em Howard Becker em outsiders estudos de sociologia do desvio"

gostaria de deixa-los informados,acredito que este fórum é de imensa importância para estudos ligados ao assunto de enteogenia e micologia amadora.

a parte que toca o CM,é que irei a partir do conteúdo das informações que estão nas mais diversas áreas do CM,analisar elas de acordo com a obra destes 2 autores.

quando estiver pronta,disponibilizarei aqui,para quem se interessar em conferir
no mais é isso ai povo,abraços

olá galera,venho através deste tópico me apresentar e informar que estou fazendo minha monografia sobre os cubensis.

sou estudante de ciências sociais,me chamo trigueiro e faço o curso na faculdade PUC-RJ. estou fazendo minha monografia sobre tipos de usos de enteógenos,especificamente sobre os cubensis.

o resumo é este:

"Este trabalho pretende apresentar alguns modos de uso contemporâneos da substancia enteogena psilocybe Cubensis por usuários do fórum virtual cogumelos mágicos, através de uma etnografia virtual(netnografia) e compara-los aos modos de uso de tóxicos apresentados por Gilberto velho em nobres anjos e em Howard Becker em outsiders estudos de sociologia do desvio"

gostaria de deixa-los informados,acredito que este fórum é de imensa importância para estudos ligados ao assunto de enteogenia e micologia amadora.

a parte que toca o CM,é que irei a partir do conteúdo das informações que estão nas mais diversas áreas do CM,analisar elas de acordo com a obra destes 2 autores.

quando estiver pronta,disponibilizarei aqui,para quem se interessar em conferir
no mais é isso ai povo,abraços
e vc já experimentou:question:

Só cuida para não comprometer a comunidade aí, parceiro.

E o seu nome também. (:

Boa sorte.
estarei atento as novidades.

Boa sorte com o seu trabalho e parabéns pela escolha do tema. Acredito que a nossa sociedade deveria ser instruída sobre os diferentes efeitos de cada droga, separando-as em diferentes grupos, de um lado o LSD, o cogumelo, Peyote, Salvia divinorum, maconha e ecstasy, e do outro o crack, a heroína, álcool, cocaína e oxi, dentre outros. É preciso mais instrução, porque muitas pessoas experimentam drogas altamente nocivas, como o crack, por não conhecerem a sua periculosidade ou subestimarem o seu poder nocivo. Falta informação e há muito tabu com relação à defesa do uso responsável de drogas, como o Psilocybe cubensis, que não geram dependência e não há estudos que comprovem os riscos à saúde causados pelo seu consumo, desde que sem exageros.

É importante lembrar que a nossa sociedade não tem conhecimento sobre os efeitos de cada substância psicoativa. O álcool, por exemplo, é mal-interpretado por nós, que o subestimamos. Tratamos-no como uma droga leve, que não é perigosa, quando, na verdade, esquecemos que muitos dos males da nossa sociedade são causados por ele, como o alto número de acidentes de trânsito devido a embriaguez. Há um grande número de dependentes de álcool. É uma droga que, mais do que qualquer outra, destrói lares. Pense nisso: a maioria dos casos de violência doméstica contra a mulher e abuso sexual de crianças está ligada ao alcoolismo. Servimos álcool aos nossos filhos, cujos corpos e cérebros estão em pleno desenvolvimento, sem termos consciência de que estamos formando, desta maneira, futuros alcoólatras. Pesquisas indicam que, quanto mais cedo a pessoa experimenta o álcool, maiores as chances de ela se tornar dependente desta droga.

É claro que não adianta proibir a venda e a fabricação de bebidas alcoólicas. Quem se lembra do fracasso que foi a lei seca nos Estados Unidos, que serviu apenas para fortalecer a máfia? O que precisamos é mudar a nossa cultura e tratarmos o álcool com respeito, pois é uma droga perigosa. Não é curioso que o álcool,que é tão nocivo, seja lícito, enquanto os cogumelos e a maconha, que são muito menos perigosos, sejam criminalizados? Estes últimos até, comprovadamente, possuem potencial terapêutico. E o álcool? O vinho é bom para o coração? Mentira. É uma mentira que contam como propaganda para vender álcool, que, aliás, é um dos mercados mais lucrativos que existem. Afinal, pejorativamente falando, o que tem de bêbado por aí... consumidor não falta.

O que quero dizer é que esta é uma comunidade séria, que condena o uso irresponsável dos cogumelos. Preza pela responsabilidade através da instrução dos membros e visitantes, que compartilham o seu conhecimento. Parabéns à equipe Cogumelos Mágicos.

Tem um tópico interessante que o amigo postou sobre os possíveis benefícios das drogas psicodélicas. Achei muito bom.

É preciso mais instrução, porque muitas pessoas experimentam drogas altamente nocivas, como o crack, por não conhecerem a sua periculosidade ou subestimarem o seu poder nocivo.

Isso todo mundo já conhece. Mais divulgado impossível.

Não passa de uma escolha pessoal!

Falta informação e há muito tabu com relação à defesa do uso responsável de drogas, como o Psilocybe cubensis, que não geram dependência e não há estudos que comprovem os riscos à saúde causados pelo seu consumo, desde que sem exageros.

Estudos existem sim. Mas não são divulgados.

De acordo com o gráfico abaixo, a Psilocibina é uma das "drogas" (prefiro enteógenos) menos nocivas. Bom, depende do sentido de nociva... :geek:

Irmão... muita luz e energia na sua caminhada!

Me formei em CS na PUC-MG e minha monografia foi sobre o consumo contemporâneo da Ayahuasca sob a perspectiva da Nova Era, mas sempre gostei de estudar os enteógenos de maneira geral. Por aqui existe grande resistencia por parte da academia sobre esse tema, algo que acaba nos estimulando a realizar um bom trabalho para romper com pré-conceitos e estigmas.

segue anexo alguns artigos e teses que podem contribuir no seu trabalho!

qualquer duvida pode me mandar um email - borbeto@gmail.com

;o)

Anexos

Posso sim Ecuador mas não sei qual vcs já tem.....

Eu crio 1 topico para cada artigo com o mesmo link no espaço de "anexos"?

desculpe mas não entendo muito de foruns...

Crie um tópico para cada artigo inédito, por favor.

Se for por exemplo o artigo do Eduardo Didonet a indicação da origem fica:

Anexo disponível no post https://teonanacatl.org/threads/monografia-sobre-o-cm.6635/#post-107527 - baixar o arquivo "O direito ao uso de enteógenos - Eduardo didonet.pdf".

Nos outros é só mudar o nome do arquivo a ser baixado. Se tiver dúvidas escreva que respondo mais tarde.

Eu acho que nós não temos os três anexos de cima e o do Didonet, mas posso verificar mais tarde.

Back