Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Moisés! Um dos nossos?

Pantaneiro

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/07/2006
437
73
51
rofessor: Moisés agiu sob efeito de alucinógenos

O profeta Moisés estava sob efeito de poderosos alucinógenos quando desceu o Monte Sinai e apresentou ao povo judeu os Dez Mandamentos, afirma Benny Shanon, professor do Departamento de Psicologia Cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém.

» Opine sobre as declarações do professor

Em um artigo provocador publicado esta semana pelo Time and Mind, um jornal dedicado à filosofia, Shanon considera que o consumo de psicotrópicos fazia parte dos rituais religiosos dos judeus mencionados pelo livro do Êxodo na Bíblia.

"Em relação a Moisés no Monte Sinai, trata-se de um acontecimento cósmico sobrenatural no qual não acredito, ou de uma lenda na qual também não creio, ou, e isso é muito provável, de um acontecimento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de alucinógenos", afirmou o professor à rádio pública israelense.

"A Bíblia afirma nesse sentido que 'o povo vê sons' e esse é um fenômeno muito clássico, por exemplo na tradição da América Latina, onde se pode 'ver' a música", acrescentou.

Também mencionou os exemplos da sarça ardente e da Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden, indicando que, nos desertos do Sinai egípcio e do Neguev israelense, há ervas e plantas alucinógenas que os beduínos ainda utilizam.

De acordo com o professor Shanon, as sociedades tradicionais xamânicas utilizam alucinógenos em seus ritos religiosos. "Mas essa utilização está submetida a regras muito estritas", explica.

"Fui convidado em 1991 para uma cerimônia religiosa no norte da Amazônia, no Brasil, durante a qual provei um preparado feito com uma planta, a ayahuasca, e tive visões de conotação espiritual e religiosa", acrescentou.

Segundo este pesquisador, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona esta árvore freqüentemente, e sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2654721-EI312,00.html

isso e so uma migalha de uma uma historia que tem sido guardada a séculos,
hooo.. grande moises,essa historia e mais cabeluda ainda...

já há algum tempo eu tenho feito pesquisas sobre o assunto, mas não achei nada palpável ainda
tenho um apreço por fontes concretas...
:pos:

se vc achar mais alguma coisa sobre o assunto poste aqui...

Saudações, irmandade!!!

http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=1622

Neste tópico do PE, há diversas citações sobre o assunto.

O Manna, era o alimento enviado por Deus.

São citações tiradas da bíblia, e muito falam sobre Moisés. Vale a pena conferir.

Fred, devore o texto irmão!!! e se tiver algo a citar, faça-o.

paz e muita luz!

Cara que coicindência doida, acabei de ler essa notícia no Terra tb, parece ser um estudo massa, mas gostaria de saber como ele explica a planta do daime naquela região

Cara que coicindência doida, acabei de ler essa notícia no Terra tb, parece ser um estudo massa, mas gostaria de saber como ele explica a planta do daime naquela região

Na verdade não é a planta do Daime, mas sim uma leguminosa do gênero Mimosa, onde muitas espécies possuem DMT, como é o caso da Mimosa hostilis (jurema preta), comum no Nordeste brasileiro e usada para fazer o "vinho da jurema"; é a planta com maior concentração de DMT conhecida.

Para fazer um ayahuasca legal basta a jurema com arruda da Síria (Peganum harmala), abundante na região de Moisés.

Eu tirei essa notícia do Terra, vide fonte.

humm tá explicado, acho q não li com a devida atenção.:D
Mesmo assim é uma teoria prá lá de interessante.

Valeu pelo link Muilok, o texto é muito interessante !!

Força !

Muito interessante! Realmente o papel dos enteógenos vai se tornando cada vez mais claro...

Alguém conhece bem a teoria sobre os primeiros cristãos e os Amanitas ?

Tem um livro de jonh allegro que fala sobre isso cogutrd

é o : The sacred mushroom and the cross; ou O cogumelo sagrado e a cruz

Interessante..
Mas não há como comprovar nada..

Isso eu já imaginava. Um que deve ter abusado de eteógenos é o cara que escreveu o apocalipse.

Isso eu já imaginava. Um que deve ter abusado de eteógenos é o cara que escreveu o apocalipse.

O Apóstolo São João, o mesmo que segundo os estudiosos oficiais escreveu o Evangelho de São João. Ele escreveu o Apocalipse numa visão que teve enquanto estava exilado na ilha de Patmos. Se quiser saber se o cara é culpado de usar enteógenos, é só pesquisar em que região ficava essa ilha, e estudar as devidas plantas dessa localidade! :cool:

Pois é, as pessoas com aura, brilhando...
De qualquer forma, o Apocalipse é um livro interessante.

Back