Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Minha Tentativa de Shiitake e Shiimeji

Diário de cultivo problemático.
Olá Pessoal, com incentivo de nosso amigo @cubensisdedread através de seus cultivos, resolvi tentar com os comestíveis desta vez.

Preparei o meio de cultura BDA da seguinte forma:
500ml de água + uma batata pequena descascada (50g) Fervi por 20 minutos, coei com filtro de café.
Passados os 20 minutos, essa água reduziu para 240ml. Acrescentei 4g de Dextrose + 4g de Agar Comestível.
Levei a mistura para a panela de pressão e após começar a chiar, marquei 20 minutos.
Limpei as placas petri com água e sabão e depois passei Álcool, levei ao formo elétrico á 200° por 20 minutos. (esperei esfriar e levei para a GloverBox).
01.JPG
Aguardei 1 hora e meia para esfriar um pouco a panela, preenchi as placas com o meio de cultura.
04.JPG
No dia Seguinte, comprei uma bandeja de Shiitake e uma de Shiimeji
SAM_2447.JPG SAM_2448.JPG
Cortei com um bisturi e retirei um pequeno pedaço do seu interior diretamente para a placa petri.
SAM_2450.JPG SAM_2451.JPG
Levei para a incubadora á 26/27°
SAM_2454.JPG

OBS: Junto com estas, fiz também mais 4 placas com Culturas Liquidas que eu tinha a uns 6 meses na geladeira, apenas para fazer testes com a placa e o BDA. (01 dos selvagens que cultivei, 01 de Pesa, 01 de GT e uma de Pan que também é selvagem, porem nao tinha cultivado ainda, apenas feito a CL).
SAM_2452.JPG SAM_2453.JPG
Vamos ver no que dá.
Abraços a todos.
 
Última edição:
Para o Shiitake, qual parte dele você cortou?
Foi a base do cogumelo (isolando um pedaço de micélio vivo), ou foi um pedaço do chapéu (para iniciar com os esporos)?
Eu parti com um bisturí a estipe e retirei um pedaço. (A base do cogumelo)

É possível fazer um carimbo com uma bandeja de Shiitake comprado no supermercado?
Qual seria o substrato ideal para iniciar a cultura?
Não acho viável, pois se conseguir algum esporo, eles já estão contaminados, pois foram espostos ao ar.
O substrato que utilizei foi:
Serragem Mista que consegui em uma madeireira. (mas pode ser utilizado palhas tambem).
+ farinha de arroz integral (Mas você pode usar farinha de milho ou de soja tambem).
 
Back
Top