Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho Contaminado OU Super-Micélio?

Lateralus

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/10/2005
7
67
Bom.. tinha feito uma experiencia a bastante tempo com F+ em agar em 5 potes que resultaram em 2as contaminaçoes, 2 micelios saudaveis e 1 micelio hyper-mega monstruoso a ponto de soltar ate mijo de micelio na placa de agar.

Comecei um cultivo em milho esses dias, dividi os 2 micelios saudaveis em 3 potes e em 1 pote sozinho eu coloquei o micelio monstro.

O Resultado foi que nos potes normais apareceu em poucos dias pequenas bolinhas brancas em volta dos pontos de micelio.
Já o pote com o micelio monstro, no terceiro dia já estava totalmente colonizado por algo parecido com um algodão (mas não denso) como pode ser visto no anexo.

Alguem poderia me dizer se isso é um sinal de micélio bom pois essa é minha primeira experiencia com milho e estou boiando =)
Obrigado!
DSC05866.JPGDSC05867.JPG
 
Eu diria que você tem contaminação nos dois. Essas bolinhas brancas não sei o que é, mas parece estar contaminado. E essa coisa parecida com algodão por todo o pote quase certeza que é cobweb.

Não é muito difícil identificar cobweb. Geralmente o crescimento é rápido e não parece micélio. A cor é bem mais opaca e parece cabelo embromado.
 
Upvote 0
Lateralus disse:
hyper-mega monstruoso a ponto de soltar ate mijo de micelio na placa de agar.
!

Hehe poderia ser mais especifico?? nao faço idéia do que seja esse tal mijo de micelio haha

Bom, o primeiro nao é micéclio e o segundo é sim mas parece estar contaminado msm :D, agite esse milho pra colonizar de vareios pontos diferentes, me parece estar bem forte o micelio.

Se puder postar uma foto do mijao e seu mijo eu agradeceria muito :D

Paz.
 
Upvote 0
Se o pote não foi chacoalhado na inoculação é impossível isso ser micélio. E mesmo se foi é quase impossível colonizar todos os pontos do pote em tão pouco tempo. Eu não afirmaria com tanta certeza que é micélio e ainda parece forte. Isso tem cor e cara de cobweb. Além de estar contaminado com outra coisa. Esse pote também não tem cara de ser muito bom, olhando a foto tive a impressão de que entra qualquer coisa direto nele.

Supondo que ele usou uma seringa de esporos, 3 dias é tempo dos esporos germinarem. E eles não iriam germinar em todos os pontos do pote ao mesmo tempo e ainda ir além disso.
 
Upvote 0
na segunda foto shroower, note ali onde tem o pedaço de agar e o branco, é micelio sim, a parte escura é o agar, no resto do copo parece ser a web mesmo, mas o micelio tah forte, eu sempre levo a esperança como a ultiuma q morre hehe, demoro a descartar um copo.

Qual mais contaminaçao vc acha q tem ?

Paz
 
Upvote 0
Ah, sim, não tinha visto que ele usou ágar. Pois bem, assim fica mais fácil de perceber que o resto é cobweb então :)
Ainda acho que esses potes são ruins, eu usaria potes de mais de 700 ml de vidro e tampa com rosca e filtros se quisesse usar milho. Esse pote tá parecendo potinho de sorvete da kibom.

psilocibec disse:
Qual mais contaminaçao vc acha q tem ?

Naquele pote fora o cobweb acho que nenhuma então. Mas como o cobweb já tomou conta do pote inteiro e já teria jogado fora e feito outro :p
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
shroower disse:
Ah, sim, não tinha visto que ele usou ágar. Pois bem, assim fica mais fácil de perceber que o resto é cobweb então
Ainda acho que esses potes são ruins, eu usaria potes de mais de 700 ml de vidro e tampa com rosca e filtros se quisesse usar milho. Esse pote tá parecendo potinho de sorvete da kibom.

Se nao me engano esses potinhos ai sao daqueles de plastico com tampa q lacra, eu gosto muito deles, resistem bem a esterilizaçao e a tampa eh bem pratica, dah pra furar com faca quente e colocar os filtros, mas axo pequeno esse dai tbem.

Paz
 
Upvote 0
Como Shroower deu a dica do nome da contaminação, fiz uma pesquisa e realmente bateu com o biografia do meu pote com "micelio" monstro aqui =D
É uma pena que o CobWeb é uma contaminação tão nervosa que tambem contaminou 2 potes que estavam perto.

Segundo o Shroomery.org a única forma de parar a contaminação seria diminuir a humidade e aumentar a troca gasosa, mas acho que esses metodos não se aplicam mais ao meu caso pois o foco de micelio dos 3 potes já foram contaminados.

Psilobec, o mijo de micelio (mycelium piss) foi comentato uma vez pelo Dandy(aquele cara de portugal) sobre o resultado a longo prazo de um cultivo invitro.
Esses potes que usei são PP de 500mls e os comprei pois a muito tempo vi que você os usava e me pareceu a melhor solução no caso do arroz, já pro milho não posso dizer o mesmo até o momento =D

Ainda tenho um pote com aquelas bolinhas brancas mas com micelio ainda em desenvolvimento (hj faz 1 semana). Vou continuar com ele pra ver onde isso vai dar.

Muito obrigado mesmo pela ajuda de vocês! Que tenham maravilhosas trips!
Td de boM!
 
Upvote 0
Ah de 500ml tah bom cara, haha eh q deve te fikado pequeno na foto pq nao tem nada pra compara, entao esse pote ai tah certinho, eu curto bastante eles, qq vc achou deles? praticos?

Paz cara e sorte num prox cultivo !
 
Upvote 0
Cara, qual a marce ou meterial desses potes? falem pra gente!
 
Upvote 0
E115 disse:
Cara, qual a marce ou meterial desses potes? falem pra gente!
Sao de plastico, qualquer pote de plastico tem uma numeraçao gravada em relevo na parte de baixo,no caso desses potes acredito que seja 5, ele pode ser autoclavavel. Eles usam essa numeraçao para distinguir o tipo de material e resistencia dos potes, agora nao me lembro se a numeraçao sobe e ou desce de acordo com a resistencia deles, vou dar uma pesquisada aqui depois eu posto. Mas se for 5 pode usar :D
 
Upvote 0
Só q esse número num tem haver com resistência, esse numero informa a qtde de vezes q foi reciclado. Pois os materiais tem um limite de vezes para serem recilcados.. mas me diz, onde eu posso comprar? em qq supermercado?
 
Upvote 0
Psilobec, eu acho esses potes maravilhosos! Bem mais praticos que os copos de Wisky com aluminio, durex e tal. Eliminando muito as chances de contaminação.
Uma das desvantagens dos potes que eu comprei é que são muito largos e so cabem 1 de cada vez na panela de pressão da minha casa. Levando em conta que cada pote precisa de umas 4 horas para esterilizar e esfriar, todo o processo se torna bem cansativo no final de 4 potes =D

E115, os potes PP que tenho comprei em uma grande loja de potes que tem perto do mercado central em MG. é um KIT com 25 potes e 25 tampas (muitas vezes são vendidas os potes e as tampas separadas) e tudo custou uns 6 reais.
Já os encontrei tambem em lojas de artigos para festas infantis (aquelas lojas que vendem enfeites pra aniversarios, chapeuzinho do Batman, essencia para bolos e tal :)
Procure comprar potes que sejam mais altos do que largos pra não acontecer de não caber direito na panela de pressão que nem relatei ali em cima pro Psilobec =D

Abraços pra todos e tudo de bom!!
Good trips!
 
Upvote 0
Back
Top