Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio contaminado recuperando

LucasAmanito

Hifa
Cadastrado
17/01/2014
3
17
29
Esse é o meu primeiro post e como o CM me ajudou muito a clarear minhas dúvidas sobre cultivo decidi dar minha contribuição.

Aconteceu um fato muito curioso com um cultivo que fiz, tinha dado um micelio ligeiramente verde e logo contaminou de verdade, era o duende. Procurei informações sobre como combater mas tudo o que eu lia dava a entender que tinha perdido a cultura. Como era um caso perdido decidi fazer uma tentativa cortei o micélio mais contaminado e preparei tudo denovo. Aparentemente o micelio está se regenerando e saudável. Alguém ja tentou isso?
 
Há relatos de recuperação de micélio contaminado. Dependendo do vetor ou vetores da contaminação, dos procedimentos e cuidados adotados no processo, parece que é possível isolar micélio sadio dos contaminantes. Posta fotos aí para vermos o que rola.
 
Upvote 0
Aconteceu um fato muito curioso com um cultivo que fiz, tinha dado um micelio ligeiramente verde e logo contaminou de verdade, era o duende.



Nem sempre um contaminante verde ou esverdeado é o duende verde (trichorderma).

Se for mesmo o duende verde a recuperação do micélio é muito difícil.

 
Upvote 0
Na primeira foto está o começo da contaminação, deu uns 3 dias contaminou bastante e ficou de uma cor igual a lodo, verde bem escuro. Como tinha lido que não tinha jeito fiz algo só pra testar a ideia mesmo, cortei a parte de cima da cultura, retirei os pontos de infecção que sobraram e hoje está no quarto dia na segunda foto é um dos pontos onde parece que o micelio esta recolonizando. Acho que se vingar é uma dica para todos que cultivam, retirar a parte mais contaminada e tentar vingar o cultivo novamente.
 

Anexos

  • IMG10112.jpg
    IMG10112.jpg
    128.4 KB · Visualizações: 100
  • IMG10113.jpg
    IMG10113.jpg
    118.5 KB · Visualizações: 91
Upvote 0
Acho que se vingar é uma dica para todos que cultivam, retirar a parte mais contaminada e tentar vingar o cultivo novamente.


Pode estar certo que desde os primórdios dos cultivos cultivadores sempre tentaram fazer essa "operação" ;)

Se puder mantenha atualizado para sabermos se o micélio conseguiu mesmo se recuperar. Confesso que como a qualidade da foto não está boa fiquei em dúvida para emitir uma opinião.
 
Upvote 0
Na primeira foto está o começo da contaminação, deu uns 3 dias contaminou bastante e ficou de uma cor igual a lodo, verde bem escuro...
Mano, descarta essa kentinha contaminada, isso é Trichoderma agressivo, já está esporulando por todo seu lugar de cultivo! Cuidado ao descartar, não agite, pra não favorecer o espalhamento da poeira de esporos!
 
Upvote 0
Mano, descarta essa kentinha contaminada, isso é Trichoderma agressivo, já está esporulando por todo seu lugar de cultivo! Cuidado ao descartar, não agite, pra não favorecer o espalhamento da poeira de esporos!

foi meu primeiro cultivo então demorei pra mecher e ver se salvava. A minha duvida é: se bem no começo separar a parte contaminada da saudável e iniciar outro cultivo se consegue algum resultado.

Mas valeu pela dica vou descartar.
 
Upvote 0
foi meu primeiro cultivo então demorei pra mecher e ver se salvava. A minha duvida é: se bem no começo separar a parte contaminada da saudável e iniciar outro cultivo se consegue algum resultado.

Quando você chega a ver o contaminante na verdade o micélio dele já está espalhando por outras partes do substrato.

No caso do trichoderma, por exemplo, a parte verde visível já são os esporos sendo produzidos e consequentemente sendo liberados para o ambiente. Mesmo você tirando tudo o que consegue identificar e mais um pouco em volta sobra micélio do contaminante no substrato. Em casos de contaminantes agressivos como o duende verde provavelmente todo o substrato já estará comprometido.

Pesquise pelo fórum e biblioteca que você vai achar bastante informação útil.
 
Última edição:
Upvote 0
foi meu primeiro cultivo então demorei pra mecher e ver se salvava. A minha duvida é: se bem no começo separar a parte contaminada da saudável e iniciar outro cultivo se consegue algum resultado.

Pesquise o fórum. Leia os diários problemáticos. É possível aprender muito com erros alheios.

O micélio pode estar contaminado para VOCÊ, mas não está contaminado para a natureza. Descarte e tente um outdoor. Quem sabe você será presenteado com belos frutos.

Resumindo: Contaminou colorido? Não perca tempo, presenteie o micélio à Natureza.
 
Upvote 0
Back
Top