Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu tunel de vento

GnomoLok

Cogumelo maduro
Membro Ativo
31/10/2010
424
64
Universo
Bom galera, hoje fiz um tunel de vento de uma maneira simples e eficaz com materiais que tinha á mão, vide que o verão está chegando e não tem como guardar fresco por muito tempo, tive que me 'armar' hahaha.
Voce precisará de uma ventoinha (cooler) de computador, preferivelmente os de fonte (ou aqueles que ficam presos no gabinete mesmo) que tenham um bom diâmetro e que sejam 12V
Tambem de um tubo (cano) de PVC, ou lata de batatas, como o meu, ou qualquer coisa que seja como um cilindro e que encaixe no cooler.
Usei uma fonte de PC velha e sem tampa pra alimentar o cooler e liguei ele no 12V. (lembrando que fio amarelo é 12v e vermelho, 5v)
funciona bem, o vento é forte e o espaço interno do túnel tambem é bom.
a grande sacada pra usar fonte de pc na alimentação é como liga-la. Na maioria das fontes (ATX) se voce por a fonte na tomada e bater a chavetinha, ela não liga. Se ligar ótimo, se não, no cabo principal que distribui a energia da fonte pro pc (aquele soquete grande com muitos cabos finos e coloridos) tem somente 1 fio verde. Com um clips, coloque uma ponta do clips no 'soquete' do fio verde e a outra ponta em qualquer 'soquete'de fio preto (tem vários) e experimente ligar a fonte... se não ligar está queimada ou com outro problema... e lembre-se de não tocar no clips enquanto a fonte estiver ligada... hahahaha. Lembre-se sempre de isolar todos os contatos com fita isolante pra não ter risco de 2 partes metálicas ligadas a fonte se tocarem e der curto.
enfim, achei que pudesse ser útil pra quem tem uma fonte velha em casa e não quer ter de comprar um adaptador ou coisa assim..
Sugestões do que usar pra "filtrar" ou proteger os cogus lá dentro? ja vi algumas coisas aqui mas parece que perde muita potência do cooler que já não é muita...
abraços.
P7170122.JPGP7170123.JPGP7170124.JPGP7170125.JPGP7170127.JPGP7170130.JPG
 
Back
Top