Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu Terrario

Caruero

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/10/2007
480
73
Pelo que li ateh agora aqui eh o lugar certo para postar..
Vou postar passo a passo a confeccao do meu terrario..

Material Utilizado:
- Isopor de 50L
- Faca, estilete, tesoura, pincel etc..
- Fita isolante, Fita crepe
- Silicone Antifungo
- Termolina leitosa
- Vidro 30x20cm
- Forro de edredon
- Filtro de cooler
- Mangueiras de aquario
- Torneirinhas de aquario
- Pedras porosas
- Termostato
- Aquecedor de aquario
- Argila expandida


1o passo - Lavar bem a argila expandida com agua corrente e apos isso deixar um dia em uma solucao com agua + agua sanitaria para esterilizacao.. Apos 24 hrs deixar secar..

2o passo - Mergulhar as pedras porosas, mangueiras e torneirinhas em solucao com agua sanitaria + agua por um dia para esterilizacao..

4o passo - Limpar com alcool os filtros de cooler e o forro de edredon (encharquei de alcool e deixei secar) afim de evitar possiveis contaminantes, mesmo que esses materiais nao sejam organicos, eh melhor a profilaxia q a cura..

5o passo - Dar uma demao de Termolina leitosa no fundo do isopor e as partes mais baixas das laterais, afim de evitar posteriores problemas com vazamentos..

6o passo - Cortar um buraco na tampa adequado para o vidro que sera encaixado e colar com silicone antifungo e passar uma camada por cima do vidro e do isopor, na parte de cima da tampa, para garantir..

7o passo - Deixar tudo secar, dar outra demao de Termolina, passar fita isolante por cima do silicone da parte de cima da tampa e repetir o processo de vedacao, passando silicone na junta vidro/isopor na parte de baixo da tampa..

8o passo - Fazer um furo na lateral do isopor para a entrada da mangueira.. Cortar um quadrado proximo ao furo para ventilacao do terrario..

9o passo - Com tudo seco, terrario, forro do edredon, filtros de cooler, colar o filtro de cooler, da mesma maneira que o vidro foi colado, no buraco aberto na lateral pela parte interna do isopor vedando dos dois lados..

10o passo - Apos a secagem do silicone, forrar com o forro de edredon, o "miolo" do furo na lateral e colar o outro filtro de cooler na parte exterior do terrario, vedando tudo muito bem..

11o passo - Inserir um pedaco de mangueira no furo da lateral, colocando as torneirinhas em suas devidas posicoes, 2 dentro e 1 fora do isopor, e vedar bem a juncao mangueira/isopor com silicone..

12o passo - Depois de tudo seco, ligar 2 mangueirinhas nas torneiras internas, uma para cada extremidade com uma pedra porosa na extremidade da mangueirinha, posicionar um vidro de nescafe (vazio!) para que posteriormente seja habitado pelo aquecedor, afim de evitar problemas com o aquecimento proximo ao isopor ou a submersao incompleta na agua.. Preencher o terrario com argila expandida ateh criar 2 camadas de bolinhas..


Basicamente eh isso.. talvez tenha esquecido algum detalhe, mas creio que nao..

Criticas? Sugestoes?
Como eh meu primeiro terrario, espero que a comunidade me auxilie com possiveis erros ou com melhorias :rolleyes:

Paz a todos
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg15.jpg16.jpg17.jpg18.jpg19.jpg20.jpg21.jpg
 
Está tudo perfeito!
Deixe rodando tudo por uns dias para ver se está tudo certo na questão de temperatura.
Antes de aniversariar os bolos, dê uma limpada com álcool dentro do terrário, e em seguida borrifar um pouco de água + água oxigenada (proporção 9/1) em todo o terrário. Só para garantir, assepssia nunca é demais.


Abração!!
 
Valeu Roland!!
Soh tenho uma duvida, o fato de eu ter deixado argila expandida de molho na agua sanitaria + agua, fez com q ela absorvesse um pouco agua sanitaria, isso seria prejudicial ao terrario e eu deveria lavar bem a argila antes, ou isso seria bom para o terrario visto que seria uma assepsia a mais? e a agua oxigenada pode deixar vou fazer sim! gostei da ideia!! mais uma vez muito obrigado!!!


Ah e eu esqueci de postar.. Tenho tambem um timer pra ligar uma lampada 12/12 hrs.. Criei um suporte para a lampada em breve devo estar postando fotos!!
 
Caruero, só uma coisinha:

O vidro que você colocou... você colou ele na parte de cima da espessura da tampa do isopor. Não teria sido melhor ter colado ele NIVELADO com a parte de dentro da tampa em vez de nivelado com a parte de cima/fora?

Digo isso porque quando as gotas de água condensarem no vidro elas poderão pingar em cima do cultivo. E se inclinar um pouco o terrário não adiantaria já que elas esbarrariam na "espessura" da tampa e escorreria pra baixo caindo em cima do cultivo...

Isso é bem fácil de corrigir já que você usou silicone. Eu tentaria deixar o mais plano possível com a parte de baixo da tampa sem obstáculos para as gotas de água que condensam na tampa.

Espero ter ajudado, to acompanhando teu cultivo.

Good powersuper-RG350-maxturbolaser-ultraradiationmush-mush-mushlayer-badhorselockwhitelight-vibrations!
 
Valeu Roland!!
Soh tenho uma duvida, o fato de eu ter deixado argila expandida de molho na agua sanitaria + agua, fez com q ela absorvesse um pouco agua sanitaria, isso seria prejudicial ao terrario e eu deveria lavar bem a argila antes, ou isso seria bom para o terrario visto que seria uma assepsia a mais? e a agua oxigenada pode deixar vou fazer sim! gostei da ideia!! mais uma vez muito obrigado!!!


Ah e eu esqueci de postar.. Tenho tambem um timer pra ligar uma lampada 12/12 hrs.. Criei um suporte para a lampada em breve devo estar postando fotos!!

Não tem problema esses resquicios de agua sanitária não, na realidade eles até prologam a exterelização. o cheiro fic aum pouco forte mas some com o passar dos dias.

Eu tbm montei um novo terrário aqui com coolers, a bombinha de aquario "denunciava" meu cultivo com o barulho e infelizmente, apesar dela ser melhor rodou.

Esse seu furo ai de entrade de ar não tá grande não ? tem que tomar cuidado pra não abrir um furo de ar muito grande, certa vez com coolers tbm eu abri 2 buracos, um puxava o ar e outro expelia, conclusão ... os bolos azularam em uma semana, sequinhos.

Espero que nossa aventura com cooler de bons resultados, sorete pra gente.
 
Caruero, só uma coisinha:

O vidro que você colocou... você colou ele na parte de cima da espessura da tampa do isopor. Não teria sido melhor ter colado ele NIVELADO com a parte de dentro da tampa em vez de nivelado com a parte de cima/fora?

Digo isso porque quando as gotas de água condensarem no vidro elas poderão pingar em cima do cultivo. E se inclinar um pouco o terrário não adiantaria já que elas esbarrariam na "espessura" da tampa e escorreria pra baixo caindo em cima do cultivo...

Isso é bem fácil de corrigir já que você usou silicone. Eu tentaria deixar o mais plano possível com a parte de baixo da tampa sem obstáculos para as gotas de água que condensam na tampa.

Espero ter ajudado, to acompanhando teu cultivo.

Good powersuper-RG350-maxturbolaser-ultraradiationmush-mush-mushlayer-badhorselockwhitelight-vibrations!

Pois eh! Agora parando para pensar, nao posso tirar sua razao.. mas eu estava pensando.. minha intencao ao colocar o vidro na parte de fora e nao de dentro, foi para o vidro nao ceder e cair em cima do cultivo... Silicone + isopor eu n confio mto.. Ateh por isso passei fita por cima dela.. Ae eu fico meio cabrero.. Mas ja q nao posso tirar sua razao visto q sua conclusao faz total sentido.. pensei assim, qm sabe ponho um papel filme pela parte de dentro antes de ligar as engranagens? assim nao vai ter humidade entre papel filme e vidro e vou protejer o cultivo das gotas.. uma boa alternativa?
e muitissimo obrigado pelas good vibes!!!!! muito bom saber q tem alguem acompanhando minhas aventuras com os magicos e principalmente torcendo para q tudo de certo! futuramente vou postar sobre o estado dos bolos.. to dexando eles no escuro um poco intocados :rolleyes: abracos e valeu cara!!!

Não tem problema esses resquicios de agua sanitária não, na realidade eles até prologam a exterelização. o cheiro fic aum pouco forte mas some com o passar dos dias.

Eu tbm montei um novo terrário aqui com coolers, a bombinha de aquario "denunciava" meu cultivo com o barulho e infelizmente, apesar dela ser melhor rodou.

Esse seu furo ai de entrade de ar não tá grande não ? tem que tomar cuidado pra não abrir um furo de ar muito grande, certa vez com coolers tbm eu abri 2 buracos, um puxava o ar e outro expelia, conclusão ... os bolos azularam em uma semana, sequinhos.

Espero que nossa aventura com cooler de bons resultados, sorete pra gente.

pois eh! o pior q eu me liguei q o buraco era grande soh dps q eu fiz ele.. mas tpo eu acredito q n vai ter tanto problema, pq a camada de algodao acrilico q botei entre os filtros de cooler foi bastante generosa.. acredito q nao vai causar muitos danos a humidade.. se causar eu taco silicone em metade do filtro interno!! em breve testarei ja q alguns bolos ultima vez q vi andavam bem evoluidos!! abracos cara e valeu pelo carinho! que nossa aventura de otimos resultados! good vibes
 
É uma alternativa sim.

Mas se por ventura quiser colar mesmo, há uma cola chamada ARAUDITE!

essa cola TUDO! E não solta nem que a vaca tussa. eu já fiz isso, depois você pode até pular em cima do vidro... hehehehe...

Tem Araudite 24hrs.. tem a 10min.. a 10min é mais cara porque seca mais rápido. (não leva 10 minutos para secar, por tanto se não for BEM RÁPIDO ela dentro de 1 ou 2 minutos já fica dura e não dá mais pra colar certinho, os 10 min é quando fica seco mesmo, pronto pra usar)

Eu não sei quanto é um tubo de cola de silicone.. mas acredito que o Araudite seja mais barato. Para quem não conhece essa cola tente experimentar para colar qualquer coisa. É a melhor cola que eu conheço. (Para colar coisas em geral é claro)
 
É uma alternativa sim.

Mas se por ventura quiser colar mesmo, há uma cola chamada ARAUDITE!

essa cola TUDO! E não solta nem que a vaca tussa. eu já fiz isso, depois você pode até pular em cima do vidro... hehehehe...

Tem Araudite 24hrs.. tem a 10min.. a 10min é mais cara porque seca mais rápido. (não leva 10 minutos para secar, por tanto se não for BEM RÁPIDO ela dentro de 1 ou 2 minutos já fica dura e não dá mais pra colar certinho, os 10 min é quando fica seco mesmo, pronto pra usar)

Eu não sei quanto é um tubo de cola de silicone.. mas acredito que o Araudite seja mais barato. Para quem não conhece essa cola tente experimentar para colar qualquer coisa. É a melhor cola que eu conheço. (Para colar coisas em geral é claro)

eh uma bela alternativa!!! dependendo de como correrem as colonizacoes vou fazer isso sim.. o ruim eh q ando meio sem tempo.. por isso preparei tudo antes.. hehe agora eh semanas finais na facul ai o bixo pega!! mas vo tenta faze o teste! se nao vai no papel filme mesmo!! vo mante atualizado o diario :)

novamente obrigado pelas dicas my friend!! pode ter certeza q serao muito apreciadas e estudadas todas dicas! eh soh uma questao de tempo :)

GOOD VIBES!!!!!!
 
Boa Tripman ...

Araldite cola mesmo !!!!

E Caruero....

Boa sorte em seu cultivo......estamos vibrando positivo !!

Paz e Luz !
 
Muito bom Caruero.

Estás no caminho.

Parabéns, vc estudou e leu muito antes de tomar ações.

Observe o que vai acontecer com a argila dentro do terrário. Excesso de cloro vai fazer aparecer uma espécie de espuma. Se isso ocorrer, drene a solução ao fundo e reabasteça com água fervida.

A nível de gambiarras:
Araldite é um ótimo adesivo, mas existe um melhor sim, se chama Poxipol.

sucesso!!!
 
Boa Tripman ...

Araldite cola mesmo !!!!

E Caruero....

Boa sorte em seu cultivo......estamos vibrando positivo !!

Paz e Luz !

obrigado! ja ouvi muito a respeito das vibrações positivas da comunidade! bom saber que posso contar com o apoio de todos! em breve postarei possíveis magicos nascendo nesse terrario :rolleyes:


Muito bom Caruero.

Estás no caminho.

Parabéns, vc estudou e leu muito antes de tomar ações.

Observe o que vai acontecer com a argila dentro do terrário. Excesso de cloro vai fazer aparecer uma espécie de espuma. Se isso ocorrer, drene a solução ao fundo e reabasteça com água fervida.

A nível de gambiarras:
Araldite é um ótimo adesivo, mas existe um melhor sim, se chama Poxipol.

sucesso!!!

obrigado!!! é como falei.. ando numa correria braba mas as férias estão chegando então vou começar a estudar mais afundo e começar as gambiarras para testar! :D
e quanto ao excesso de cloro, vou fazer isso sim! chegando em casa hoje vou por o terrario para funcionar, para deixar tudo perfeito para quando a colonização estiver 100% obrigado pela dica!!


Gosteii mto do terrário, vou até copiar a idéias dos filtros de cooler :pos::pos:

bom saber q estou contribuindo! vi os filtros dando sopa ali numas gavetas minhas e nao pensei duas vezes ;)



e obrigado pela atenção e carinho de todos! bom saber que posso contar com a comunidade!

Paz
 
Boa sorte no 1° cultivo Caruero:)
 
Boa sorte no 1° cultivo Caruero:)

muito obrigado Sanaz! se tudo correr bem em breve estarei com bolos 100% :D

Paz a voce

Bom! Finalizei o terrario.. ateh o momento.. hehe
Esta em testes rodando sem nada dentro..

Esterilizei todos componentes q vao dentro, forcei um pouco o isopor para passar os fios do termostato/aquecedor, adicionei uma solucao de agua + agua oxigenada no terrario para garantir a esterilizacao completa.. acredito que em pelo menos uma semana fique apenas a agua ali dentro, com a ventilacao a tendencia eh essa correto?
Fiz uma tramoia legal, para prevenir possiveis contaminacoes pelo fluxo de ar q vem da bombinha de aquario, coloquei algodao acrilico dentro da mangueirinha, abaixo na foto mostra bem o procedimento.. nao tinha visto isso ainda no forum entao achei legal contribuir :rolleyes: enfim.. vao as fotos do terrario ateh o momento.. e tambem da minha lamparina q vai ficar 12/12 hrs.. e quanto ao vidro ser do lado de fora do isopor, esta em testes... vamos ver como se comporta.. eh isso ae galera!

Good vibes!!
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg
 
Última edição por um moderador:
oi..........eu so o joelson é eu so novo com cogumelos..mas des de quando eu era criança eu sonhava com cogumelos (depois que assisti alice no pai das maravilhas) eu so novo no C.M e eu amei esse site.... esse e o segundo melhor site que eu ja vi em toda a minha vida o primeiro e o wikipedia:) eu em dois dias ja li o site completamente principalmente a biblioteca que e maravilhosa....:) mas eu to com uma duvida sobre e que aqui em fortaleza a temperatura ambiente e de 30 c e eu gostaria de saber se eu posso somente comprar a argila expansiva e botar meus bolos la mesmo(claro que no meu terrario mas sem o negoço de aquario)......... cara vc não imagina o sofrimento que eu tive pra aprender a fezer os bolos:mad: mas depois que agente aprende tudo e tão simples antes eu lia as mensagens de vcs e dizia , esses caras tão falando grego...... mas eu li todo o site em 2 dias claro eu não durmi e fiquei com sono mas valeu a pena...... eu vi em videos eles botando os bolos em cima de um papel aluminio isso e certo e mesmo assim e nessesario ter agua no fundo ? acho que e so isso mesmo eu vo mandar uma carta pedindo os carimbos pois eu não tenho NADA ainda.......... e eu quero experimentar isso eu quero chegar ao meu nirvana..........:)
 
Caruero to fazendo um igual aqui :pos::pos:
Boa, boa, valeu pelas fotos, ajudaram BASTANTE.:cool:
 
Belo terrário, to fazendo
que nem todo mundo fez
e to copiando hehehe...

Me arrependi muito de ter
comprado o terrário de isopor,
comprei um 50 litros...
Fui economizar e tenho medo
que acabe tendo que comprar
um de plástico...
 
Perguntas toscas:

Seu termômetro não estaria muito próximo do pote com aquecedor?

E aquele divisor de mangueiras não poderia ter sido colocado para fora do terrário?

Você poderia ter inclinado o vidro para dentro assim não teria problemas com as gotas d'agua, fiz igual você e depois os problemas apareceram, dae a única solução foi quebrar o vidro e colocar um novo inclinado.

Oia a gambis aqui:
aimg27.picoodle.com_img_img27_3_8_2_f_S3010001m_7f4cb5e.jpg

Minhas perguntas são a titulo de curiosidade, não leve a mal, até porque seu terrário está lindo e será perfeito para a morada da magia !!!

Super Good Vibes ...
 
Back
Top