Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu inicio

Daniel02md

Esporo
Contribuidor
22/08/2024
3
2
19
Eu comecei a estudar e me informar sobre esse assunto a pouco tempo, me interessei bastante por tudo que vi. Iniciei vendo alguns vídeos sobre, e em pouco tempo, o "cultivo" desses maravilhosos fungos me ganharam muito mais do que qualquer experiência de uso.

Decidi dar inicio à minha própria.

Minha intenção seria, inicialmente, adquirir CL de PC e replicar ela pra que eu possa iniciar minhas tentativas de cultivo sem muito medo de errar e precisar gastar uma grana pra conseguir mais. E foi justamente nesse ponto que fiquei muito perdido, até tentei fazer um post aqui sobre onde compraria CL, mas o moderador me informou que esse é um assunto meio proibido por aqui, e me ajudou me falando sobre o FSE.
Gostei desse método, pretendo contribuir assim que possível, mas como eu faria a importação com todas essas restrições alfandegárias?
Existe algum outro método que possa ser discutido aqui no fórum? Qualquer outra recomendação ou informação eu seria muito grato.
 
Cara, existem diversos sites que vendem CL's, acho que não tem muito o que discutir sobre isso, sabe? Uma busca fácil no google você encontra, isso é o de menos. Entendo sua preocupação para replicar (para futuramente não gastar com isso). Mas ao adquirir uma, você pode direcionar ela ao cultivo e um resto para uma cultura liquida, pq se vc fazer um potinho de CL de 100ml, vc ja vai ter mais que o necessário por um tempo.

Minha dica no momento é, comece a estudar o metodo que você vai utilizar para cultivo. Os mais comuns são PF Tek, casing e monotub (bulk). O mais simples é o PF Tek, recomendo começar por ele. Um dos meus arrependimentos foi não ter passado por ele, quis ir logo para os monotub's, perdi muitas culturas liquidas assim (por contaminações bestas).

Outra dica é, só comece cultivos do zero se você tiver panela de pressão, por muito tempo fiquei tentando ver metodos mirabolantes para não ter que usar PP, mas lembre que ela será sua maior aliada, não tem pq fugir. Antes de replicar uma CL, tenta fazer um cultivo primeiro, acho muito massa aprender isso!! Existem outros métodos de replicar CL's, até mesmo com esporos. Além de que, se vc ta pensando em manipular esse tipo de coisa, vai precisar investir numa SAB (Still air box) ou fluxo laminar (muito caro e a SAB da conta de um cultivo caseiro).

Estuda sobre o cultivo, os passos a passos, métodos, inoculação, pasteurização, esterilização, substratos, grãos (recomendo arroz integral, pois serve para PF Tek e Spawns), spawns, tipos de monotub/terrario (caixa organizadora, baldes, shoebox, sacos de cultivo). Enfim, acho que são umas dicas que eu gostaria de receber quando comecei

Cara, existem diversos sites que vendem CL's, acho que não tem muito o que discutir sobre isso, sabe? Uma busca fácil no google você encontra, isso é o de menos. Entendo sua preocupação para replicar (para futuramente não gastar com isso). Mas ao adquirir uma, você pode direcionar ela ao cultivo e um resto para uma cultura liquida, pq se vc fazer um potinho de CL de 100ml, vc ja vai ter mais que o necessário por um tempo.

Minha dica no momento é, comece a estudar o metodo que você vai utilizar para cultivo. Os mais comuns são PF Tek, casing e monotub (bulk). O mais simples é o PF Tek, recomendo começar por ele. Um dos meus arrependimentos foi não ter passado por ele, quis ir logo para os monotub's, perdi muitas culturas liquidas assim (por contaminações bestas).

Outra dica é, só comece cultivos do zero se você tiver panela de pressão, por muito tempo fiquei tentando ver metodos mirabolantes para não ter que usar PP, mas lembre que ela será sua maior aliada, não tem pq fugir. Antes de replicar uma CL, tenta fazer um cultivo primeiro, acho muito massa aprender isso!! Existem outros métodos de replicar CL's, até mesmo com esporos. Além de que, se vc ta pensando em manipular esse tipo de coisa, vai precisar investir numa SAB (Still air box) ou fluxo laminar (muito caro e a SAB da conta de um cultivo caseiro).

Estuda sobre o cultivo, os passos a passos, métodos, inoculação, pasteurização, esterilização, substratos, grãos (recomendo arroz integral, pois serve para PF Tek e Spawns), spawns, tipos de monotub/terrario (caixa organizadora, baldes, shoebox, sacos de cultivo). Enfim, acho que são umas dicas que eu gostaria de receber quando comecei
Opa, como pude esquecer. Estuda também sobre secagem de cogumelos!!, para armazenar cogumelos por muito tempo é necessário tirar a água dele, se não apodrece.
 
Opa, como pude esquecer. Estuda também sobre secagem de cogumelos!!, para armazenar cogumelos por muito tempo é necessário tirar a água dele, se não apodrece.
Muito bem lembrado, esse é um tópico que eu não busquei saber tanto. E valeu pela resposta explicada, irmão, qualquer conhecimento, neste ponto, é enriquecedor!
 
Fui eu quem apaguei seu tópico.
Nós não falamos sobre vendedores de qualquer coisa relacionada aos cogumelos para evitar problemas jurídicos para o fórum. Não incentivar comércio, não ter associação e etc.
Assim como não aparecer em busca pelo nome deles.

Isso não quer dizer que você não possa compra, se há alguém oferecendo. A decisão e risco é de cada um.

Multiplicar CL pode parecer simples, mas não é o mais fácil em cultivo, não é tão fácil esterilizar um meio para ela e depois manter ela viva e limpa de contaminantes.
Observando é apenas encher um pote e inocular ele com a CL, mas não é fácil manter para iniciantes.

A melhor forma é utilizar carimbo ou de uma CL tirar carimbos de um cultivo feito com sucesso a partir dela. Você perde os benefícios e isolamento da CL, mas garante que continuará cultivando sem precisar comprar.

Pftek é um bom meio para iniciantes, porque é mais seletivo que grãos ou outras formas de cultivo.

Nós tínhamos banco de esporos gratuitos aqui no Brasil, mas o mais famoso e antigo começou a cobrar com lucro e outros não deram certo pela falta de pessoas alimentando ele.

A "importação" pelo FSE na verdade é apenas uma carta que eles enviam com os esporos, não é bem uma importação, é mais como receber uma carta da Espanha.
Eles também cobram uma taxa que é o de envio.
Pode ser que fique mais caro que conseguir no Brasil mesmo.
Por isso a ideia não é condenar o comércio, apenas não fazer parte dele ou ser um facilitador.

O que realmente alguns de nós "não gostam" é do comércio do cogumelo em si. Mas também não impomos nossa visão, apenas evitamos aqui no fórum.

Enfim, a melhor ideia é utilizar um carimbo de esporos, seringa de esporos ou CL para iniciar. Disso você tira mais carimbos.
Se você se preocupar em tenter salvar a primeira que comprar pode ser mais maléfico do que útil.
O foco precisa ser utilizar 1 para conseguir seus primeiros cogumelos e tirar seu próprio carimbo.

Digamos que você tem 10ml de CL, consegue inocular ATÉ 10 potes de 400ml se usar 1ml.
A ideia mais eficiente é fazer potes para usar toda essa CL, se alguns contaminatem você ainda tem outros que podem dar certo.

Pode até usar 1ml para tentar replicar ela, mas sendo a primeira vez pode ser difícil de ter sucesso. Eu mesmo demorei para acertar a % de nutrição e até a forma de trabalhar para não "cair" contaminantes e dominarem a CL.
 
Aproveitando a deixa sobre o assunto FSE...
Hoje mesmo mandei um email pra lá...
Li algumas coisas no site deles e vi que pode solicitar 3 variedades por vez, 1 vez por mês...
Mandei um email solicitando 3 variedades, uma delas a Bluey Vuitton, essa eles mandam um swab...

Então me mandaram um email da seguinte forma:
-

Hello
Outside the European Union we only send swabs by regular mail. They have a certain risk of customs retention and the risk is assumed by the applicant. If they are retained you will receive nothing. We recommend ordering prints by certified mail

Traduzido pelo google tradutor:

Olá
Fora da União Europeia só enviamos swabs por correio normal. Apresentam certo risco de retenção aduaneira e o risco é assumido pelo requerente. Se eles forem retidos você não receberá nada. Recomendamos encomendar impressões por correio certificado

-

Ou seja, swab tem risco de ser retido na alfândega então recomenda-se apenas carimbos...
Vou seguir tentando...
Existem variedades muito interessantes por lá
...

@Texugo
Um tópico no fórum instruindo como solicitar poderia ser de grande valia para a comunidade... Ou fere as regras do fórum?
 
Back
Top