Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Melhoria - Aquecedor de garrafa PET

HiagoRocha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
23/08/2010
136
46
32
Galera, venho compartilhar com vocês uma melhoria simples no método de aquecimento geralmente mais utilizado...

O frio que vem atingindo SP nas últimas semanas, me levou a perceber que o aquecedor de aquário dentro da garrafa PET acaba não esquentando por completo a água, principalmente se o aquecedor é menor que a própria garrafa...

Então o calor fica acumulado na parte de cima da garrafa e embaixo fica frio, justamento onde boa parte do substrato que está colonizando fica...
Naturalmente como água fria é mais pesada não tem como haver troca dessa temperatura...
Preferi não deitar a garrafa pois além de não aproveitar tão bem o espaço interno, pode acabar vazando água..

Intervenção simples... Coloquei dentro da garrafa uma bomba de aquário afim de circular a água e distribuir igualmente o calor, além de trocar a garrafa por outra maior...
E por mais que tenha realizado um certo investimento, na minha percepção foi muito válido, pois aumentou drasticamente a capacidade de aquecimento do aquecedor..

Então vamos lá

Estou utilizando um aquecedor com termostato de 50w, aprox. R$60
Uma bomba das mais simples que encontrei, com vazão de 100l/h, aprox R$35
Um pote de desinfetante de 2l que encontrei aqui em casa.
IMG_4387.JPG

Para colocar a bomba dentro da garrafa, fiz um corte na lateral da garrafa em uma parte lisa e lacrei com fita isolante, e como é possível ver na foto de cima, cortei o fio para passar pela boca da garrafa, depois emendei.
IMG_4389.JPG

Na tampa fiz o seguinte, como queria o máximo de pressão, pra não ter vazamento, fiz o furo central onde vai o aquecedor, porém menor que ele. Depois fui fervendo a ponta do aquecedor no fogão e derretendo o furo para ficar bem justo..
O furo do fio fiz com a faca mesmo
IMG_4388.JPG

Depois dos dois encaixados selei o furo do fio com silicone
IMG_4392.JPG

Na bomba coloquei um pedaço de mangueira apontando para cima, para garantir que realmente haveria a mistura da água.
IMG_4391.JPG

Enfim, muito simples e com um resultado ótimo.. Esse aquecedor esta sendo utilizado na incubadora, mas fiz o mesmo esquema com o aquecedor do terrário...

Visão geral da incubadora, agora as crianças estão bem aquecidas hahaha
6kg de milho + 5 placas de isolamento
IMG_4393.JPG

É isso galera, espero que sirva para alguém...

;)
 
Bacana! Vou fazer igual, aqui no Sul faz bastante frio.
O que é aquele negócio do lado do higrômetro?
Abs
 
Back
Top