Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meditação ancestral com uso do DIDGERIDOO

bhramah

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/10/2008
51
58
Tive contato com um intrumento muito peculiar, mágico e sagrado e quero dividir a experiencia com vocês, o Didgeridoo.
Este instrumento tem um incrivel poder quando usado em experiencias com enteogenos.

Citação retirada do site:
http://www.didgeridoo.com.br

O que é?

"Didgeridoo é um instrumento musical de sopro de origem aborigene, consistindo em um tubo oco sem nenhum orifício, a não ser em suas duas extremidades, sendo que em uma delas há um bocal.
Em geral, tem forma cilíndrica ou cônica e o comprimento entre 1 a 2 metros, variando o som conforme o tipo de material de que é feito, o grau de secura desse material (quando houver possibilidade dessa variação), seu comprimento, espessura de sua parede, diâmetro de sua cavidade, sua forma e maneira de tocá-lo.
Ele funciona como um amplificador e alterador dos sons provocados pelos lábios, língua e cordas vocais; portanto, são incontáveis as variações sonoras que podem ser criadas. Assim, saiba: os sons do Didgeridoo não são propriamente do Didgeridoo, mas de quem o toca!"

"Uma das maiores experiências da vida é quando a música o envolve, o inunda, transborda em você e a meditação começa a crescer em seu interior. Quando a meditação e a música se encontram, Deus e o mundo se encontram, matéria e consciência se encontram." (Osho, O Livro Orange)

Tocar Didgeridoo pode facilmente se tornar uma agradável e poderosa meditação, e provavelmente ele tenha sido usado consciente ou inconscientemente para esse fim desde os seus primórdios, há 40.000 anos.

Sugestões de Técnicas de Meditação
• Meditações do Mestre Iluminado Osho (informações: www.oshobrasil.com.br, na página “CDs”).
• Meditação Didgeridoo, explicada na página “Como Tocar”, http://www.didgeridoo.com.br/.

Incrivel demonstração do didgeridoo.

Quem tiver interesse em fazer, é muito fácil. Segue um link basico.
http://www.didjshop.com/shop1/make_your_own_didgeridoo_pt.html

Visite: http://www.didgeridoo.com.br/

Este instrumento induz e ajuda na meditação, alcançando um novo patamar no estado de conciencia, alem de ser gostoso e relaxante praticar. experimentem!

Paz e luz!

valeu pela dica

eu sou um zero qto a instrumentos

e esse me pareceu um bom começo
principalmente pras trips

bela dica

abraço

hm esse instrumento é um dos principais naquela banda 'olive tree dance', os trancers devem conhecer, é interessante...

mas o que achei mais legal é que o site ensina a fazer um instrumento parecido com esse... claro que eles vendem o vídeo com 'os segredos mais secretos', mas dá pra ter uma idéia, e quem sabe construir um mesmo :pos::pos:

salvou meu dia brahmah, vou buscar um cano de pvc mais tarde :pos:

Shpongle tb usa. Realmente dá uma boa experiencia enteogena, faz trazer a tona os entes das florestas.

Salve galera, é bom saber que tem mais pessoas interessadas no didgeridoo, vou mostrar que nao é nada dificil fazer um. Vou descrever como fiz o meu;
o material usado fica a criterio do construtor, usei PVC mesmo por facilidade e falta de ferramentas mais avançadas. Quem tem facil acesso a bambu precisa se preocupar em furar os aneis divisores dos gomos (não tenho ideia como fazer, acho que com uma furadeira e uma broca gigante). Outra boa opçao é a embaúba, uma madeira oca facilmente encontrada no litoral de mata atlantica, sendo necessario apenas enverniza-la pois ela é bem porosa e se for tocar in natura o ar escapa facilmente pela parede.
Enfim o PVC, em qualquer loja de materiais de construçao. Tenha por base que, quanto mais comprido e grosso mais grave o som. Para começo eu usei um cano de 40mm com 135cm de comprimento. Usei durepox para fazer o bocal. O bocal serve para facilitar na hora de tocar e tbm proteger a boca de possiveis irritações por isto deve ser bem confortavel. Para faze-lo, enrrolei um pedaço de durepox em forma de cobrinha, uni as pontas formando um anel e fixando em uma das extremidades do cano para ficar confortavel ao toque da boca e pronto. A decoraçao fica a criterio de cada um. Para quebrar um pouco o aspecto de cano, passe uma lixa media-grossa no sentido longitudinal que cria um ar de madeira e fica bonito. Eu coloquei uma cabaça na ponta só para enfeitar.
Tendo essa experiencia, posteriormente fica mais facil contruir outro com outras dimençoes precisando apenas do auxilio de um afinador digital simples desses de guitarra e tals (se vc nao tem um, existem programas afinadores que utilizam o microfone do pc) para encontrar uma afinaçao desejada basta ir reduzindo o tamanho do cano.
Gasto total: Cano, Lixa e durepox 14,50 R$
e tem gente que a coragem de vender por mais de 200R$, a nao ser que seja uma peça originalmente produzida na australia com a madeira certa e arte aborigene e tal...

Qlq duvida manda uma MP,
bons sons Paz e Luz a todos!
PICT0510.JPGPICT0513.JPGPICT0514.JPG

ei brahmah, você fez a 'embocadura' de durepox nas duas pontas? com quantos milimetros?

eu ia procurar cera de abelha pra fazer, dependendo da marca do pox tem amianto :eek::eek: ( o 'durepox', se não me engano, não tem mesmo... mas é bem mais caro).

ei brahmah, você fez a 'embocadura' de durepox nas duas pontas? com quantos milimetros?

eu ia procurar cera de abelha pra fazer, dependendo da marca do pox tem amianto :eek::eek: ( o 'durepox', se não me engano, não tem mesmo... mas é bem mais caro).

Fiz a embocadura em uma ponta só. usei durepox sem amianto (mto bem lembrado)

segue o esquema e uma foto do meu:
PICT0516.JPGdimensao.jpg

Tive contato com um intrumento muito peculiar, mágico e sagrado e quero dividir a experiencia com vocês

Muito obrigado por dividir isso Bhramah.. eu mesmo não conhecia e graças a você fiquei muito entusiasmado em ter um Didgeridoo... o timbre dele me lembrou um pouco o Tanpura indiano...

andei pesquisando no YouTube e achei uns vídeos bem legais:

didgeridoo on the streets of amsterdam

Funky didgeridoo

Cosmic Japanese Musician Shibaten in Toronto

.. dá para unir o timbre dele a muitos outros instrumentos... imagine Didgeridoo + flauta ou tabla ou até mesmo guitarra e bateria... dá para fazer muita coisa...

.

.. dá para unir o timbre dele a muitos outros instrumentos... imagine Didgeridoo + flauta ou tabla ou até mesmo guitarra e bateria... dá para fazer muita coisa...

Realmente, é possivel fazer uma jam com uma infinidade de instrumentos, entretanto um em especial que se chama Hang Drum. Tem uma grande variação de nomes e modelos do Hang Drum ou Hand Drum tambem MILLTONE ou 1ToNE, muda de acordo com o fabricante. Eu to loco atraz de um desses, pena que custa mto caro, cerca de 1500 euros pra te uma noçao.
Deem uma olhada: http://carlosmoura.blogspot.com/2007/06/hang-drum.html
Estou procurando um meio de construir um com o mesmo proposito, existem alguns videos relacionados a construçao do hang drum no youtube o dificil e ter as ferramentas.

windstream da uma olhada nesses:

como fazer:

um abraço!

windstream da uma olhada nesses
Fantástico! simplesmente fantástico!

que instrumento diferente esse Hang Drum... que sons interessantes ele emite... a junção com o Didgeridoo caiu muito bem... ainda insisto que a flauta também casa muito bem...

agora fiquei com vontade de construir um Hang Drum! hahaha... não é difícil não viu... bastam as ferramentas e o conhecimento certos... nossos bujões de gás são diferentes dos bujões de propano deles... mas já estou pensando naqueles bujões das empilhadeiras movidas a gás...

encontrei algumas cópias de hang´s no E-bay.. mas mesmo assim ainda estão muito longe daqueles que custam 1500 euros.. que por sinal também são diferentes do caseiro feito com o bujão de propano mas o som é idêntico...

Mas sabe o que realmente é difícil Bhramah? é encontrar pessoas que se interessem por este tipo de música e desejem formar um grupo voltado a esse tipo de cultura.. não só para tocar mas como estilo de vida mesmo.. isso é difícil aqui em nosso país.

Um abraço e obrigado de novo!

.

Meus parabéns, 10 com estrelinhas :D
Vou fazer um também, sou doente por isso!!!!
As vezes o que falta é só aquele empurrãozinho, uns links aqui,
uns como fazer ali, etc etc, e lá vai.

é os caras se envolveram com um monte de sonoridade/instrumento oriental, o que me surpreende são esses terninhos, depois do 'rubber soul' nada mais foi igual hehehe

Será que eles dominaram a respiração circular?
hsiashaisha
"Mas olha a pose!"

desengonçados hehe o cabelo ainda era curto etc

ei brahmah, fiz o didg de pvc, acho que alguns sons aprendi a tirar.... mas queria saber se você já tentou fazer de madeira... bambu e agave (aquela parte central) eu tenho disponível, você acha que valeria a pena fazer? o som ficaria beem diferente, ou não tanto a ponto do esforço (cortar, talhar, colar, envernizar etc) ?

desengonçados hehe o cabelo ainda era curto etc

ei brahmah, fiz o didg de pvc, acho que alguns sons aprendi a tirar.... mas queria saber se você já tentou fazer de madeira... bambu e agave (aquela parte central) eu tenho disponível, você acha que valeria a pena fazer? o som ficaria beem diferente, ou não tanto a ponto do esforço (cortar, talhar, colar, envernizar etc) ?

Aew viniciusc, blz?
cara dos Didgeridoos que tive a oportunidade de tocar, os de madeira (bambu e embauba) são infinitamente mais acusticos produzindo um som mais grave e hipnotizante. se voce tiver as ferramentas para perfurar os gomos do bambu, faça-o e nao ira se arrepender, escolha um bambu maduro e da grossura de uma garrafa de 51 que vá afinando para facilitar o entalhe do bocal. E mais facil seria vc arrumar um corte de embaúba que ja vem relativamente pronto restando apenas fazer o acabamento, lixando e envernizando já que é uma madeira mto porosa. Quando for fazer, seria bom enquadrar uma afinação para isso eu baixei um afinador de guitar no pc, liguei o mic e fui experimentando até encaixar em uma nota fixa (de sua escolha, cortando pedaços.), nem bemol e nem sustenido. Ai vc ira sentir as vibrações.
Abraço.

Back