Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Me apresentando e uma pergunta simples

Nenezão

Esporo
Cadastrado
29/05/2017
2
3
43
Coloquei o nome "nenezão" para denotar minha situação, não sei praticamente nada sobre micologia. Há uns 11 anos atrás conheci um carinha que cultivava e foi dalí que vi a primeira e única vez um terrarinho (que era numa caixinha de isopor. Desde aquela ocasião sinto vontade de cultivar, não só cogumelos mágicos, mas também comestíveis.

Quanto a pergunta, (espero não estar desorganizando): Como os cogumelos que nascem no pasto, no meio do estrume, lugar cheio de bactérias exigem tanta acepcia nos cultivos?

Talvez seja demasiadamente simples minha pergunta, mas é uma dúvida sincera e creio que as perguntas simples são a base do conhecimento

Eae, @Nenezão, porque eles são adaptados ao ambiente externo há milhões e milhões de anos. O problema são os contaminantes domésticos. ;)

Bem, cultivar cogumelos é muito simples. Dá uma olhada na nossa Biblioteca, em especial na FAQ da PF Tek, bem como no fórum de Cultivo de Cogumelos. Há muita informação disponível. E não deixe de abrir um diário para acompanharmos a sua jornada e darmos maior apoio, aumentando suas chances de sucesso com os feedbacks dos mais experientes. :ler:

Quando quiser saber das experiências, dê uma olhada nos tópicos nos subfóruns de Dosagens de Cogumelos e de Experiências, a fim de possibilitar para si uma experiência a mais segura e fluida possível, evitando em especial os erros mais comuns. :coffee:

E seja bem-vindo. :)

Quanto a pergunta, (espero não estar desorganizando): Como os cogumelos que nascem no pasto, no meio do estrume, lugar cheio de bactérias exigem tanta acepcia nos cultivos?
No cultivo é necessária assepsia para se obter bons resultados = rendimento em frutos.

Na natureza o fungo só precisa de 1 cogumelo para espalhar milhares de esporos no ar. Nós queremos mais de 1 cogumelo, e além disso vamos consumi-los, então é conveniente que os frutos não estejam contaminados por outros fungos e bactérias.

Por exemplo, para se fazer queijo ou vinho também se usam microoganismos (leveduras, que são fungos), mas se além das leveduras houverem bolores e bactérias nocivos, ou não se terá queijo e vinho, ou o queijo e vinho produzidos não serão próprios para o consumo. O mesmo com os cogumelos.

Back