Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Macrolepiota sp.

WOLF

Cogumelo maduro
Cadastrado
20/08/2009
7
46
Olá, caros colegas de fórum, já a algum tempo eu frequento este fórum para pesquisar principalmente sobre técnicas de cultivo de cogumelos, principalmente os famosos P.cubensis, porém à alguns meses venho pesquisando sobre os comestíveis nativos da minha região e é claro, não encontrei praticamete nada, e os que em teoria são comestíveis fico com um tanto re receio de degusta-los.
Na ultima saída minha a campo fotografei e coletei alguns exemplares de P.cubensis, mas encontrei tbm um pasto com uma quantidade considerável de grandes cogumelos de massa branca com aproximadamente 30cm de comprimento e chapéu de +- 20 cm.
Alguns deles estavam sendo comidos por larvas de moscas (provavelmente Drosófilas).
Analisando pelas fótos acredito eu que sejam alguma espécie de Macrolepiota, provavelmente M.procera acho que variedade bonariensis, ou em alguns trabalhos trazem como M.bonariensis mesmo.
parece-me que são comestíveis, porém gostaria de saber se alguém do fórum já tentou cultiva-los, ou pelo menos tenha degustado estes gigantes, para me repassar informações de técnicas de cultivo e receitas.
vou tentar postar fotos em breve.
Ops, nem me apresentei.
Meu nome é Fábio, sou formado em biologia sou do oste do Paraná.
 
Ae fabio Blz, essa questão da identificção
outros colegas vão concerteza te orientar
melhor,e sobre essa questão de cogumelos de pasto
ou seja selvagem sempre e complicado a reprodução
o os indissios de contaminação e extremas.

Paz.:pos:
 
sei que reprodução por coleta de esporos em meio à pastagens ou qqr outro ambiente aberto corre sérios riscos de contaminação, porém se eu fosse reproduzir algum cogu selvagem eu com certeza tentaria primeiramente uma cultura de micélio, assim dá p/ isolar o fungo com certa segurança.
O meu problema era mais direcionado à composição do bolo, até encontrei um trabalho da Universidade de Londrina que testa a produção controlada, porém não obtiveram resultados satisfatórios.
Outra questão é referente a identificação precisa, pois minha praia é a Zoologia, nào tenho muita prática em Microbiologia, muito menos em Taxonomia de fungos, apesar de ter muita facilidade em taxonomia geral a opinião de alguém com prática considero de muita importância, principalmente quando se trata de comer algo, hehehe.
Mas muito obrigado por enquanto.
 
aqui vão algumas fotos dos cogumelos em questão.
c3.jpgf4.jpgf5.jpgf10.jpgf18.jpg
 
Não posso te da
os dados precisos no
momento,mas não são piscoativo
a coloração a baixo do chapeu
não coediz com cubenzis.
mas não desista dos seus objetivos.

Paz e muita luz.
 
Olá Bolo, já confirmei, esses aí não são psicoativos não, são Macrolepiota procera mesmo, comestíveis, uma delícia com azeite e ervas, inclusive esses foram p/ panela hehehe.
Estou querendo encontrar uma forma de cultiva-los.
 

A outra forma de cultivar o M. procera, segundo o GGMM, é: clone em MEA - grão - serradura. Depois inocular o spawn de serradura no exterior usando como substrato aparas de madeira e fazendo um casing de ervas (grama aparada do jardim, e. g.)
 
Devem ser muito saborosos mesmos! já parecem atrativos só de olhar!
 
Só tomem cuidado para não confundir o Macrolepiota banaerensis, rhacodes ou o Kerandi que são comestíveis com o Chlorophyllum molybdites que é muito parecidos principalmente na fase inicial. Esse Chlorophyllum é muito tóxico muda a cor dos esporos quando maduro de branco para o esverdeado. Já teve caso de envenenamento por esse gênero no Paraná devido a confusão na identificação.Só colha na fase madura e verifique se os esporos não são esverdeados.
 
Realmente muito saborosos cheiro de Avelã parecia suspiros.....também fiquei pensando nessa possibilidade de cultivar essa espécie Macrolepiota Mastoidea... pensei em um substrato com base de capim e suplementar o com farelo e esterco de vaca...
 

Anexos

  • IMG-20210517-WA0035.jpg
    IMG-20210517-WA0035.jpg
    147.4 KB · Visualizações: 0
  • IMG-20210517-WA0044.jpg
    IMG-20210517-WA0044.jpg
    155.3 KB · Visualizações: 0
  • IMG-20210517-WA0037.jpg
    IMG-20210517-WA0037.jpg
    121.4 KB · Visualizações: 0
Back
Top