Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Lâmpada aquecedora de répteis com termostato digital, é boa para utilizar na incubadora e terrário?

hugocpj

Hifa
Cadastrado
22/03/2020
34
9
28
Estou montando uma incubadora e terrário automatizado com essa lâmpada aquecedora, como uma alternativa compacta de aquecimento, Aqui em Curitiba faz muito frio, aí preciso de um método eficaz e econômico para manter a temperatura estável no projeto. Será que fiz uma boa escolha, usando essa lâmpada de répteis? No anúncio diz que emite infravermelho
 

Anexos

  • IMG_20220513_155709.jpg
    IMG_20220513_155709.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20220513_155658.jpg
    IMG_20220513_155658.jpg
    1 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20220513_155651.jpg
    IMG_20220513_155651.jpg
    651 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20220513_155648.jpg
    IMG_20220513_155648.jpg
    1,023.6 KB · Visualizações: 15
  • IMG_20220513_155640.jpg
    IMG_20220513_155640.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 15
  • IMG_20220513_155633.jpg
    IMG_20220513_155633.jpg
    3.1 MB · Visualizações: 18
Estou montando uma incubadora e terrário automatizado com essa lâmpada aquecedora, como uma alternativa compacta de aquecimento, Aqui em Curitiba faz muito frio, aí preciso de um método eficaz e econômico para manter a temperatura estável no projeto. Será que fiz uma boa escolha, usando essa lâmpada de répteis? No anúncio diz que emite infravermelho
Também sou de Curitiba o frio chegou mesmo. Se conseguir mantes a temperatura da lâmpada com um termostato talvez de boa.

Eu estou usando um aquecedor de aquário dentro de uma garrafa pet com água.
 
Também sou de Curitiba o frio chegou mesmo. Se conseguir mantes a temperatura da lâmpada com um termostato talvez de boa.

Eu estou usando um aquecedor de aquário dentro de uma garrafa pet com água.
Perfeito. Espero que o micélio se desenvolva e frutifique bem com essa lâmpada de répteis controlado pelo termostato. Só fiquei preocupado em relação a emissão de raios infravermelho dessa lâmpada, vi num post aqui que pode dar problema, mas nada conclusivo. Aquecedor de aquário dentro de garrafa não aquece adequadamente em dias frios além de ocupar muito espaço.

Olha a comparação da temperatura ambiente e a temperatura dentro da incubadora como ficou.
 

Anexos

  • IMG_20220513_235408.jpg
    IMG_20220513_235408.jpg
    2 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20220513_235429.jpg
    IMG_20220513_235429.jpg
    995.4 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20220513_235521.jpg
    IMG_20220513_235521.jpg
    763 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20220513_235537.jpg
    IMG_20220513_235537.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 10
Perfeito. Espero que o micélio se desenvolva e frutifique bem com essa lâmpada de répteis controlado pelo termostato. Só fiquei preocupado em relação a emissão de raios infravermelho dessa lâmpada, vi num post aqui que pode dar problema, mas nada conclusivo. Aquecedor de aquário dentro de garrafa não aquece adequadamente em dias frios além de ocupar muito espaço.

Olha a comparação da temperatura ambiente e a temperatura dentro da incubadora como ficou.
Com essa temperatura ai está ótimo. Ainda não ouvi nada sobre os raios infravermelhos. Na fase da incubação, acredito não ter problema. Pois já viram que o micélio não precisa estar no escuro total na fase da incubação.

Com a garrafa pet até agora tem me ajudado muito nesse frio aqui. Uma maneira simples e eficaz na incubadora. Nada muito hi-tech.
 
Perfeito. Espero que o micélio se desenvolva e frutifique bem com essa lâmpada de répteis controlado pelo termostato. Só fiquei preocupado em relação a emissão de raios infravermelho dessa lâmpada, vi num post aqui que pode dar problema, mas nada conclusivo. Aquecedor de aquário dentro de garrafa não aquece adequadamente em dias frios além de ocupar muito espaço.

Olha a comparação da temperatura ambiente e a temperatura dentro da incubadora como ficou.
Fala irmão, achei muito bem feito o seu sistema!

Tenho alguns pontos pra levantar que talvez possam ser de utilidade:
- Sobre a luz infravermelho, ela é indiferente no cultivo. A única informação concreta que temos sobre a influência do espectro de luz é que as faixas azul e UV contribuem pra frutificação, o que não é o caso.
- Quando vi o formato da lâmpada fiquei preocupado que o feixe de luz pudesse ser muito concentrado.
O ideal nessa fase de calibração seria botar um mesmo sensor em diferentes pontos da caixa e ver o quanto variam as temperaturas do fundo, considerando o centro em relação às extremidades. A gente nunca tem muita certeza quanto à precisão desses equipamentos e talvez aqueles atingidos diretamente pela luz se aqueçam demais.
- Pra contornar o problema acima (caso seja mesmo um problema), dá pra revestir a caixa com fita aluminizada e setar o termostato pra um valor menor. Daí você equilibra a temperatura geral sem agredir tanto o centro.

São apenas sugestões, no mais fiquei com muita vontade de montar uma caixa semelhante por aqui kkkk
 
Fala irmão, achei muito bem feito o seu sistema!

Tenho alguns pontos pra levantar que talvez possam ser de utilidade:
- Sobre a luz infravermelho, ela é indiferente no cultivo. A única informação concreta que temos sobre a influência do espectro de luz é que as faixas azul e UV contribuem pra frutificação, o que não é o caso.
- Quando vi o formato da lâmpada fiquei preocupado que o feixe de luz pudesse ser muito concentrado.
O ideal nessa fase de calibração seria botar um mesmo sensor em diferentes pontos da caixa e ver o quanto variam as temperaturas do fundo, considerando o centro em relação às extremidades. A gente nunca tem muita certeza quanto à precisão desses equipamentos e talvez aqueles atingidos diretamente pela luz se aqueçam demais.
- Pra contornar o problema acima (caso seja mesmo um problema), dá pra revestir a caixa com fita aluminizada e setar o termostato pra um valor menor. Daí você equilibra a temperatura geral sem agredir tanto o centro.

São apenas sugestões, no mais fiquei com muita vontade de montar uma caixa semelhante por aqui kkkk

Fala irmão, achei muito bem feito o seu sistema!

Tenho alguns pontos pra levantar que talvez possam ser de utilidade:
- Sobre a luz infravermelho, ela é indiferente no cultivo. A única informação concreta que temos sobre a influência do espectro de luz é que as faixas azul e UV contribuem pra frutificação, o que não é o caso.
- Quando vi o formato da lâmpada fiquei preocupado que o feixe de luz pudesse ser muito concentrado.
O ideal nessa fase de calibração seria botar um mesmo sensor em diferentes pontos da caixa e ver o quanto variam as temperaturas do fundo, considerando o centro em relação às extremidades. A gente nunca tem muita certeza quanto à precisão desses equipamentos e talvez aqueles atingidos diretamente pela luz se aqueçam demais.
- Pra contornar o problema acima (caso seja mesmo um problema), dá pra revestir a caixa com fita aluminizada e setar o termostato pra um valor menor. Daí você equilibra a temperatura geral sem agredir tanto o centro.

São apenas sugestões, no mais fiquei com muita vontade de montar uma caixa semelhante por aqui kkkk
Acredito que ficou bom, ao abrir a caixa sinto que ficou quentinho. No termostato setei 28°C de referência, dentro da caixa no fundo coloquei um termômetro fita que tá marcando entre 26-27°C. Vou ter que ver em outros pontos da caixa como ficou a distribuição de calor, e talvez ajustar a posição do sensor do termostato se nessessario. Obviamente durante a colonização o próprio micélio gera calor, ai talvez seja nessessario abaixar a temperatura
 
Acredito que ficou bom, ao abrir a caixa sinto que ficou quentinho. No termostato setei 28°C de referência, dentro da caixa no fundo coloquei um termômetro fita que tá marcando entre 26-27°C. Vou ter que ver em outros pontos da caixa como ficou a distribuição de calor, e talvez ajustar a posição do sensor do termostato se nessessario. Obviamente durante a colonização o próprio micélio gera calor, ai talvez seja nessessario abaixar a temperatura
Ah perfeito, eu não tenho dúvidas que esteja quente, a preocupação é que esteja quente demais.

Como você disse, o interior do pote estará até 3° mais quente, daí a gente considera uma margem de +1~2° a mais para aqueles logo abaixo da luz. O ponto ideal do termômetro na minha opinião seria 24°.
 
Um ponto de atenção, sempre que for abrir o terrário desligue a lâmpada, coloque um interruptor entre o termostato e ela e volte a ligar somente após fechar a tampa e a temperatura estiver estabilizada , pois qnd abre o termostato entende que a temperatura caiu e liga a lâmpada, no caso se ela estiver morna, irá esquentar mais e qnd vc fechar novamente a temperatura irá subir bastante pois a lâmpada mesmo depois de desligada conserva por um tempo seu calor; da mesma maneira antes de colocar qq coisa dentro da incubadora ou terrário na primeira vez, faça essa calibração antes, a tendência sempre será a temperatura subir e depois descer e estabilizar.
Com umidificador ocorre a mesma coisa, sempre tem que desligar o sistema e voltar a religar somente após um tempo, dependendo da marca do termo-higrometro há uma opção para sensor de porta e uma opção para delay entre o tempo de liga e desliga, assim evitando que ocorra esses tipos de problemas.

Automatizar requer uns cuidados que as vezes passam despercebidos.

Hoje acredito que automatizar só vale a pena em grande escala pois o controle dos ajustes fica mais fácil, ou seja, controlar um ambiente grande é muito mais fácil pois quanto maior o ambiente mais estável o sistema se mantém; num sistema pequena a mínima alteração já causa grandes perturbações. É a mesma coisa com aquarismo, um aquário marinho de 50 litros é mais delicado, requer mais atenção e tempo que um aquário de 200 litros, qualquer coisa altera os parâmetros; até mesmo o simples fato de colocar a mão dentro da água já pode desencadear uma série de eventos prejudiciais.

Edit: abro exceções para aquecimento com o bom termostato de aquario dentro da garrafa pois além do termostato externo, temos o próprio controle do termostato da garrafa, que tem uma temperatura máxima que ajustada irá garantir uma segurança adicional; e para a troca de ar com compressores de ar de aquarismo ou pequenos exaustores ou ventiladores ligados um timer.
 
Última edição:
Olha a comparação da temperatura ambiente e a temperatura dentro da incubadora como ficou

19 °C é de bater os dentes. Só quando a gente se submete a 1 °C que agradece a Deus quando bate 19 kkkk

Segue em frente. Vai dar certo.

Ah... acho que já deve fazer isso, mas pra ficar claro, não coloca o sensor do termostato em exposição direta às luzes, para que a iluminação em si não o faça dar uma temperatura de fato maior que o interior do terrário. Para que ele aqueça apenas pela convecção do ar, coloque um obstáculo entre a luz das lâmpadas e o sensor do termostato.

Um ponto de atenção, sempre que for abrir o terrário desligue a lâmpada, coloque um interruptor entre o termostato e ela e volte a ligar somente após fechar a tampa e a temperatura estiver estabilizada , pois qnd abre o termostato entende que a temperatura caiu e liga a lâmpada, no caso se ela estiver morna, irá esquentar mais e qnd vc fechar novamente a temperatura irá subir bastante pois a lâmpada mesmo depois de desligada conserva por um tempo seu calor; da mesma maneira antes de colocar qq coisa dentro da incubadora ou terrário na primeira vez, faça essa calibração antes, a tendência sempre será a temperatura subir e depois descer e estabilizar.

Acho que faz sentido o que diz.

Mas aqui em casa, na geladeira-incubadora, eu aceito que quando a abro e o ar frio externo entra, e o sensor detecta, a temperatura então dentro da geladeira vai cair e então ta OK que o termostato ligue novamente a lâmpada incandescente no fundo da geladeira.

Mas achei válido o que você disse no setup dele.
 
19 °C é de bater os dentes. Só quando a gente se submete a 1 °C que agradece a Deus quando bate 19 kkkk

Segue em frente. Vai dar certo.

Ah... acho que já deve fazer isso, mas pra ficar claro, não coloca o sensor do termostato em exposição direta às luzes, para que a iluminação em si não o faça dar uma temperatura de fato maior que o interior do terrário. Para que ele aqueça apenas pela convecção do ar, coloque um obstáculo entre a luz das lâmpadas e o sensor do termostato.



Acho que faz sentido o que diz.

Mas aqui em casa, na geladeira-incubadora, eu aceito que quando a abro e o ar frio externo entra, e o sensor detecta, a temperatura então dentro da geladeira vai cair e então ta OK que o termostato ligue novamente a lâmpada incandescente no fundo da geladeira.

Mas achei válido o que você disse no setup dele.
Sim, uma geladeira talvez não afete tanto devido ao tamanho. Qnd menor for, mais rápido aquece, mais rápido esfria...é um jogo de equilibro
 
Estou montando uma incubadora e terrário automatizado com essa lâmpada aquecedora, como uma alternativa compacta de aquecimento, Aqui em Curitiba faz muito frio, aí preciso de um método eficaz e econômico para manter a temperatura estável no projeto. Será que fiz uma boa escolha, usando essa lâmpada de répteis? No anúncio diz que emite infravermelho
E ai deu tudo certo? Moro no sul e estou pensando em pegar uma lâmpada dessas de cerâmica meu medo é esquentar demais e derreter a caixa.
 
Back
Top