Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Indentificação da espécie!

starbird

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/12/2007
153
73
segue fotos desse cogu que achei no pasto,gostaria de saber se é ativo.
100_5388 (16)-1.JPG100_5388 (17)-1.JPG100_5388 (21)-1.JPG100_5388 (19)-1.JPG

não posso afirmar com absoluta certeza, mas me parece cogus normais de potrero. não sei mais nada a respeito deles.
notei q está beliscado, mas não vi coloração azul.

Sao Pan. Cyan, ativos!
Lindos!
99% de certeza, só faltou um carimbo no papel e uma foto do talo cortado.
Pessoal ae anda atirando pra tudo quanto é lado nas opiniões.

Se o Alienardo ta falando,então deve ser...pois já percebi que ele conhece bem os tais...o que me chamou mito a atenção,era a cor metalica dele..parecia de metal...LINDO!

Sao Pan. Cyan, ativos!
Lindos!
99% de certeza, só faltou um carimbo no papel e uma foto do talo cortado.
Pessoal ae anda atirando pra tudo quanto é lado nas opiniões.

Vivendo, lendo, estudando e sempre aprendendo......

COmparem com as cores dos cultivados pelo mauricio.
Os Pan Antillarium sao predominantemente Brancos, Enquanto os P.cyan tem essas "queimaduras" metalicas.
além disso em uma foto dá pra ver claramente o azulamento leve no chapéu, indicando que sao sim os pan cyanencis(esporada preta pelo que aparece no talo.)

Se Ta Eh Doido, Comer Isso Sem Ter Certeza!!! Primeiro Eu Daria Pro( Fudencio) Meu Ratinho , Se Ele Num Morrer , Ai Eu Como, Heheheheheh

Se Ta Eh Doido, Comer Isso Sem Ter Certeza!!! Primeiro Eu Daria Pro( Fudencio) Meu Ratinho , Se Ele Num Morrer , Ai Eu Como, Heheheheheh
Seguindo esse raciocinio o rato come carne podre....
Pra isso que serve um fórum, pra gente discutir e chegar num acordo.
Nao serve é pra dar opiniões esporádicas sem fundamento.
Ela fez certinho, coletou, tirou fotos e trouxe pra gente mesmo faltando alguns dados.
Eu teria comido pois já conheço o fenótipo da especie selvagem, porém você no caso nao deveria comer sem ter 100% de certeza NEM aconselha-la como nao ativo :)
Te gosto amigo.
:D
Ta faltando aparecer mais praquele papo firmeza nosso.

Pelo que eu já vi (e espero que o Alienardo não fique bravo :)) é Pan. antillarum. Não tem azulamento nenhum expontâneo no talo, e eu não vi azulamento no chapéu, pra mim parece mais pretejamento de esporos e ganhou a cor cinza metálico com a idade. Pan. canescens azula fácil fácil (Confirma isso Maurício?), inclusive a strain selvagem que eu já peguei.
Já vieram com outras fotos praticamente iguais a essa aqui... O Pan. antillarum só é branco até certa idade, assim que começa a liberar esporos o chapéu vai ficando cinza metálico, o talo borrado de preto e as lâminas pretas.

Pan. canescens na wikipedia azulando intensamente no talo: https://en.wikipedia.org/wiki/Image:Pan.canescens.jpg

Pan. canescens do Maurício azulando intensamente no talo:
indisp.png

:)

nao fico bravo nao.
eu juro que na foto da coluna do meio eu to endoum azulanmento no chapeu.
...
auehuaehueah
eu teria comido e muito provavelmente ficado lokao.

Pensei em guardá-lo para secar e depois come-lo,porém quando apertei e tirei um pedaço do talo,ele não mudou de cor...pensei:- não deve ser ativo...nesse pasto tinha ums 4 deles...e é bem longe,fica lá em Monte verde-MG ha 1200 metros de altitude....lá tá cheio deles!!!!!!!!

com certeza eh um Panaeolus, nao eh o cyanescens, provavelmente nao eh ativo mas pode ser. nao vale a pena experimentar sem ter certeza

deixa eu ver se entendi só pode comer os que ficam azul!?? nenhum outro!?

como eh q eles se parecem???????.....saum aqueles mesmos q aparecem em esterco, e quando quebram ficam com coloracao azulada no centro????????.....eh q to indo la em umas 2 semanas e tava pensando em procurar por alguns depois q li o seu comentario....valeu

Galera, não vamos confundir as coisas...

Como o Alien e o Shroower já disseram, esse parece ser um pan cyan ou um antillarum. Isso porque este atende a TODAS as características destas espécies e, como o alien bem disse, faltou um carimbo de esporos e uma foto do talo cortado pra se ter certeza; por isso a discussão sobre a espécie exata). Isso não quer dizer que TODOS os cogumelos que azulam são pan ou psilocibes, assim como nem TODOS os cogumelos vermelhos com pontos brancos são Amanitas Muscaria, e como, da mesma forma, não são TODOS que nascem na bosta que são divertidos. Pra um cogumelo ser adequadamente identificado, possibilitando assim a sua ingestão segura ou o que quer que seja que você deseja fazer com o cabeçudo, este precisa estar enquadrado em TODAS as características pertinentes à espécie, não apenas uma (lembro que AZULAMENTO é apenas UMA característica do psylocibe cubensis e do pan cyanensis - aqui ja vimos como apenas UMA característica causa confusão).

Citando o Alien:
"Pessoal ae anda atirando pra tudo quanto é lado nas opiniões."
"Pra isso que serve um fórum, pra gente discutir e chegar num acordo.
Nao serve é pra dar opiniões esporádicas sem fundamento."
:pos::pos:

Sem mais palavras

Back