Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Identificando seus cogumelos!

Mensagem importante da equipe TEO.
Boa noite a todos.

Estes cogumelos podem ser o Panaeolus cyanescens?

Habitat: Horta, no esterco e ao seu redor.
Lâminas: Cinza escuro e pretas. Anexas para adnatas fechadas.
Estipe : 40-60mm de altura, 5mm de largura. Livre, sólida e branco, marrom e preto (acredito que por causa dos esporos). Superfície lisa para rugosa no topo.
Píleo: 3-4cm de diâmetro. Hemisférico para convexo. Tom marrom, branco com a idade. Liso.
Cor do carimbo de esporos: Pretos em grande quantidade.
Mudança de cor: Os talos ficam escuros, praticamente pretos quando machucados. Mas como os esporos também são pretos, está difícil dizer se tem mudança ou não.
Local: Miguelópolis, São Paulo.

Caso de fato sejam Panaeolus cyanescens, a degradação do cogumelo é mais rápida que o Cubensis? Qual o método de consumo?

Muito obrigado e um abraço a todos.

Parecem muito Pans... Mas aqueles clusters de cima com um "anelzinho" branco no chapéu eu fico em dúvida em particular. Pode ser outra espécie não ativa que nasceu junto. Rompa eles e veja se azulam rapidamente. Os de baixo, com chapéus mais alaranjados, parecem muito pans. cyan, inclusive os das outras fotos já colhidos.
 
Adicionei as fotos depois de rompidos no post anterior também. Aparentemente não ficam azulados, nem um nem o outro.
 

Anexos

  • PHOTO-2023-10-29-19-28-53.jpg
    PHOTO-2023-10-29-19-28-53.jpg
    60.8 KB · Visualizações: 2
  • PHOTO-2023-10-29-19-30-30.jpg
    PHOTO-2023-10-29-19-30-30.jpg
    80 KB · Visualizações: 2
  • PHOTO-2023-10-29-19-30-38.jpg
    PHOTO-2023-10-29-19-30-38.jpg
    85.1 KB · Visualizações: 2
Então, o pior é que de ontem para hoje secaram mais ainda e ficaram todos meio acizentados, conforme foto abaixo. Está praticamente impossível achar uma área mais branquinha, como na foto que eu mostrei no post anterior. Na estipe então, impossível. Como vocês recomendariam a conservação? Desidratar no ventilador? Colocar no mel? Vi relatos dizendo que esta espécie degrada muito rápido a psilocibina (se é que esta amostra tem).
 

Anexos

  • unnafffmed.jpg
    unnafffmed.jpg
    144.3 KB · Visualizações: 3
Então, o pior é que de ontem para hoje secaram mais ainda e ficaram todos meio acizentados, conforme foto abaixo. Está praticamente impossível achar uma área mais branquinha, como na foto que eu mostrei no post anterior. Na estipe então, impossível. Como vocês recomendariam a conservação? Desidratar no ventilador? Colocar no mel? Vi relatos dizendo que esta espécie degrada muito rápido a psilocibina (se é que esta amostra tem).
Como eu disse, só vendo por algumas fotos esses alaranjados parecem pans sim, tem como ver um pouco do "azulamento" no chapéu com ele secando. Agora veja se é da mesma espécie daquele da sua primeira foto que tinha um mini "anel" branco no fim do chapéu. Uma dica pra não errar nos próximos pans é cheirar bem um que você tenha certeza que é e use o odor como ferramenta de identificação também.

Com essa quantidade eu tacaria no ventilador e depois no cloreto de cálcio (anti-umidade de supermercado). Eles não perdem tanta potência assim.
 
Valeu, obrigado pela dica do dessecante. Então, eu postei também naquele fórum Shroomery na gringa e uns 3 caras disseram com bastante convicção que todos são de fato cyanescens. Não citaram a questão do anel, mas como agora que estão começando a secar eles estão todos com a mesma coloração e aparência, vou confiar que são todos iguais :sorrisão: por minha conta e risco. Obrigado pela ajuda.
 
Nunca procurei cogumelos e hj foi minha primeira vez e gostaria de saber a espécie desse cogumelo e se e comestível
 

Anexos

  • IMG_20231203_000535146.jpg
    IMG_20231203_000535146.jpg
    3.5 MB · Visualizações: 4
  • IMG_20231203_000513130.jpg
    IMG_20231203_000513130.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 4
Boa tarde, Colhi esses cogumelos no pasto, esterco de vaca, pra ser mais exato. Eles azularam em minutos quando machucados, estou em dúvida se pode ser o Panaeolus Cyanescens. Desde já agradeço quem puder contribuir com informações.
 

Anexos

  • 19AA5AE3-E7B2-4B9F-9532-592ADE8FE7B8.jpeg
    19AA5AE3-E7B2-4B9F-9532-592ADE8FE7B8.jpeg
    807 KB · Visualizações: 6
Boa tarde, Colhi esses cogumelos no pasto, esterco de vaca, pra ser mais exato. Eles azularam em minutos quando machucados, estou em dúvida se pode ser o Panaeolus Cyanescens. Desde já agradeço quem puder contribuir com informações.
é pans. cyan.
 
Hoje fui a caça aqui no pasto perto de casa e encontrei alguns não psicoativos, porém esse me chamou atenção o chapéu tinha umas manchas pretas, que nunca tinha visto em nenhum, peguei alguns por desencargo. Horas depois a estipe ja tava bem preta e fina, voltei para ver se conseguia tirar uma foto deles frescos, porém só achei um, esse sozinho na foto. Pesquisei pra ver se encontrava algo sobre e nada, sera alguma espécie de Panaeolus cyanescens ? Alguém me ajuda por favor !?

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo ao lado do esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): preto
Estipe (Talo, Stem): 9cm, branco antes de ser retirado.
Píleo (Chapeu, Cap): 3cm
Cor do carimbo de esporos: não fiz
Mudança de cor: azul bem intenso, preto
Local: Jundiaí/SP
salve irmao.... sou de jundiai tambem, adoro explorar e conheçer os pastos da região, sempre com muito respeito... na regiao que moro ha muitos pastos mas so achei alguns colonizados, todos de panaeolus, so achei um pasto com cubensis, agora é verao, vamos ver o que sai rsrs
 
Alguém sabe identificar essa espécie que cresce em esterco/pasto?
 

Anexos

  • 20240114_110048.jpg
    20240114_110048.jpg
    555.4 KB · Visualizações: 3
Back
Top