Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

ideia para descontaminacao

toddanita

Cogumelo maduro
Cadastrado
08/04/2008
12
57
bom, todo mundo aprende no ensino medio oq eh osmose neh, mas pra quem n lembra eh a passagem da agua do meio menos concentrado em sais para o meio mais concentrado e a ideia se baseia nisso.
eu n testei com cogumelos, mas ja fiz esse teste qdo aparentemente uns fungos brancos atacaram a minha taca de marijuana.

eu enchi de sal de cozinha a taca e deixei 1 dia quieto... no dia seguinte, o sal ficou todo molhado e sumiram os supostos fungos.

a ideia eh matar fungos e bacterias atraves da osmose deixando os cogus contaminados ja colhidos mergulhados em sal por um tempo, pq se colocar no meio do cultivo provavelmente matara o micelio tb... acredito q 1 dia ja seja mais q suficiente pra se notar algum resultado e alem de matar o agente contaminante, acredito q deixe o cogu mais seco tb.

o problema seria se o fungo ou bacteria q esta contaminando o cogumelo deixar alguma toxina.

fica ai a ideia para quem quiser testar e desculpe se eu falei qualquer m****.
 
Tudo isso depende. Caso você tenha uma contaminação anaeróbica ou um fungo que não precisa de água, acho que já não funciona... E, como vc disse, nunca saberemos ao certo (até um estudo aprofundado) se aquilo que sobrou está contaminado ou não... Mas a idéia até é boa, viu!? Parabéns pelo dinamismo :pos: até logo!
 
Upvote 0
o problema seria se o fungo ou bacteria q esta contaminando o cogumelo deixar alguma toxina.

Não tenho experiência com contaminantes, faço sempre a mesma coisa com eles, e eles vão pra lixeira do lado de fora da casa.
1- Não gosto de um bolo contaminado perto dos saudáveis pra não correr risco de contaminar os outros.
2- Sempre li que as toxinas permanecem no bolo e os frutos podem conter toxinas. Não sei se alguém quis comprovar isso aqui no fórum.
 
Upvote 0
Sempre li que as toxinas permanecem no bolo e os frutos podem conter toxinas. Não sei se alguém quis comprovar isso aqui no fórum.

Também sempre lí isso, ma acho que o perigo é entrar em contatocom os contaminantes ao manuziar os cogumelos, mas acho muito dificil alguma substancia estranha ir para dentro do cogumelo. ACHO que o máximo uqe pode acontecer é algumas bactérias ficarem no cogu, nada que um chá bem fervido não resolva.

Mas eu que num vou testar pra descobrir :D
 
Upvote 0
Eu acho boa a ideia, desafia o espirito cientifico....rs, acho que valeria a pena testar alguém quer ser cobaia para provar os cogus recuperados.......rs?
 
Upvote 0
Eu acho boa a ideia, desafia o espirito cientifico....rs, acho que valeria a pena testar alguém quer ser cobaia para provar os cogus recuperados.......rs?


As pessoas já fazem isso, comendo champignons e outros cogumelos cultivados.
 
Upvote 0
marcarv disse:
Eu acho boa a ideia, desafia o espirito cientifico....rs, acho que valeria a pena testar alguém quer ser cobaia para provar os cogus recuperados.......rs?

O cogu em si, uma vez contaminado, tem que ser jogado fora mesmo que se retire os estranhos indesejáveis.

As pessoas já fazem isso, comendo champignons e outros cogumelos cultivados.

Você tem dados seguros de que recuperam micélio contaminado de champignons ou é especulação? Há agências de controle para cultivos voltados para comercialização.
Não estou discordando, apenas questionando porque não conheço o assunto. Mas se é seguro para esses fungos, pros cubies provavelmente também seria.
 
Upvote 0
Lá vai minha singela opinião:

Pode ser seguro ou não, com toda certeza cogumelos comestíveis comerciais, são vendidos após a colheita, e há tratamento dos meios de cultivo contaminados, o Ecuador postou um ótimo material sobre riscos com contaminantes.

Porém com os cubbies, eu penso lá na frente já:

Não consumiria cogumelos contaminados, sob hipótese alguma. Estar ciente desta ação, pode ser a gota d'agua que falta para navegar numa bad tripp.

Namastê:pos:
 
Upvote 0
Concordo com Muilok, e bad trip ainda é 'dos males o menor'... dependendo da toxina que se reproduziu/armazenou no cogu pode rolar uma trip 'pós vida'... Alguém preparado e disposto pra esta :eek: ?? Falous, até logo!
 
Upvote 0
1000 pontos pela iniciativa científica !!! :pos:

Mas concordo e penso parecido com Muilok, contaminantes passo longe, e se aparecerem por aqui, tasco no lixo, nem enterro mais na terra, pois nem ela merece eles !!!
 
Upvote 0
Você tem dados seguros de que recuperam micélio contaminado de champignons ou é especulação? Há agências de controle para cultivos voltados para comercialização.
Não estou discordando, apenas questionando porque não conheço o assunto. Mas se é seguro para esses fungos, pros cubies provavelmente também seria.


Veja em: https://teonanacatl.org/threads/riscos-decorrentes-de-contaminantes.2739/

Veja por exemplo como tratam Verticillium em culturas comerciais.

Ou o post 20.

Mas se você der uma geral nas mensagens do tópico do link e em algumas das fontes que citei verá que é comum acharem uma microflora variada, incluindo os contaminantes que tememos, em culturas comerciais de cogumelos comestíveis.


Indo um pouco além eu chutaria que cogumelos coletados e cultivos outdoor também devem estar associados a uma microflora variada.
 
Upvote 0
Back
Top