Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Higienização de Cogumelos coletados

Izacunha

Esporo
Cadastrado
02/11/2018
3
2
28
Florianópolis
Boa tarde pessoal! Hoje coletei vários cogus num pasto perto da minha casa. Vou comer algumas gramas amanhã e secar o restante.

Gostaria de saber se vocês tem algum método de higienização para comer os cogumelos que são coletados no esterco. Eu tenho o costume apenas de cortar a parte que está em maior contato com o esterco e higienizar o restante com papel toalha, um pouco de água e álcool. No entanto não sei se está certo, ou se há algum método melhor para a higienização.

Detalhe: Já tentei lavar em água corrente uma vez, e no outro dia eu atacam todos podres :(

Essa é minha primeira postagem, estou me encontrando no site ainda ahahah, então se já houver um tópico com este tema, peço que me avisem para eu excluir!

Obrigada! :)

Apenas corrigindo: "Detalhe: Já tentei lavar em água correnteuma vez, e no outro dia e estavam** todos podres"
 
Última edição por um moderador:
Sim, foi identificado como cubensis.
Obrigada por responder. No entanto, eu não curto fazer chá, prefiro comer mesmo. Por isso a dúvida da higienização.

Já tirei o avatar, nem me atentei a isso, grata.
 
Não é possível higienizá-los apenas limpando, além do mínimo. O certo é ferver por uns 20 minutos.

O álcool como antisséptico só serve se você puder usar álcool 70 e esfregar, além de deixar agir por uns 10 minutos. Serve para limpar uma mesa, utensílios ou a sua pele, mas não num cogu.

Você pode lavá-los para reduzir a carga microbiana, mas como já descobriu, só se for consumi-los na hora. Mas isso não elimina completamente quaisquer microorganismos, apenas reduz a quantidade de sujeira. Melhor ainda, você pode lavá-los antes de ferver.
 
Back
Top