Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Hidromel - Consuma com amanitas.

Amigo, pelo que eu entendi bem o mosto da mais ou menos 1L e temos a mistura de mel e água, que tabém da 1L. Eu fiz isso em casa, e o meu resultado final foi quse dois litros de mosto e mistura de mel-agua. De inicio eu tinha entendido que era para misturar o mel no mosto, só que um amigo meu me chamou atenção para isso. Intaum qual é o certo, misturar o mel no mosto, ou misturar o mosto no mel-agua? Vlw
 
Na realidade o mosto é o mel + agua.

Entretanto, primeiro se prepara o mosto sem o mel e adiciona-se o mel apenas quando o "mosto" tiver abaixo de 40ºC. Obviamente, acrescentando o mel, irá aumentar o volume.

Usei como referencia um "mosto" sem o mel de um litro pois as medidas que tenho para calcular o quão seco ou doce irá ficar a bebida, são baseadas na medida de um litro.

O que foi que fez? misturou um litro de mel para um litro de água? Se sim, esta errado. Esta sobrando mel. Para um litro de água, utilize aproximadamente 350g de mel (para nao ficar nem tão seco e nem tão doce)
 
Agricola, será se você está lendo este post depois de 1 ano? :)
Fiz minha receita com 80% de agua, 20% de mel e 1g de fermento a cada 450ml de agua, estou fermentando 4,5l. Só agua e mel, nada mais. Vai ficar seco né!? Já está fermentando a 7 dias.

Na sua receita, aconcelha adicionar canela, cravo, gengibre.
Mas como? Canela em pó ou em pau? O cravo inteiro ou "esmagado"? O gengibre descascado, picado ou "esmagado" ?



Forte abraço!
 
Agricola, será se você está lendo este post depois de 1 ano? :)
Fiz minha receita com 80% de agua, 20% de mel e 1g de fermento a cada 450ml de agua, estou fermentando 4,5l. Só agua e mel, nada mais. Vai ficar seco né!? Já está fermentando a 7 dias.

Na sua receita, aconcelha adicionar canela, cravo, gengibre.
Mas como? Canela em pó ou em pau? O cravo inteiro ou "esmagado"? O gengibre descascado, picado ou "esmagado" ?



Forte abraço!

Certo.. nesta proporção certamente via ficar seco.
As especiarias voce adiciona quando esta fervendo a agua... faz um cha com todas essas coisas.. Agora que a fermentação ja iniciou não adianta mais.

abraço!
 
Agricola e pra min fazer um hidromel não meio-seco, mais para doce qual seria a porporção de mel/agua?



Valeu mano otima receita:)
 
Agricola e pra min fazer um hidromel não meio-seco, mais para doce qual seria a porporção de mel/agua?



Valeu mano otima receita:)

Cara.. uma pena que não to mais achando o link da tabela..

Mas pode confiar na seguinte:

Quantidade de mel <= 200ml / litro de água = Muito Seco
Quantidade de mel = 300ml / litro de água = Seco
Quantidade de mel > 300ml < 350ml / litro de água = Meio-seco
Quantidade de mel = 350ml / litro de água = Doce
Quantidade de mel >= 400ml / litro de água = Muito Doce

Atenção.. Unidade de medida do mel é em litros/mls e não em kilos/gr.
 
Quantidade de mel <= 2000ml / litro de água = Muito Seco
Quantidade de mel = 300ml / litro de água = Seco
Quantidade de mel > 300ml < 350ml / litro de água = Meio-seco
Quantidade de mel = 350ml / litro de água = Doce
Quantidade de mel >= 4000ml / litro de água = Muito Doce


Na primeira linha são 2.000 ml ou 200 ml, Agricola?

É que começa com 2.000 ml, depois 300 ml, depois 350 ml e na linha final 4.000 ml.

Deu a impressão que tem zero a mais.
 
Na primeira linha são 2.000 ml ou 200 ml, Agricola?

É que começa com 2.000 ml, depois 300 ml, depois 350 ml e na linha final 4.000 ml.

Deu a impressão que tem zero a mais.

Erro de digitação mesmo.. é centena ali.. vou corrigir
;D

Bom..não da mais pra editar devido ao prazo
 
Atualizando o post (Mil anos sem entrar no fórum)..

Esqueçam a ideia de filtrar o hidromel em papel/pano.... O melhor a fazer é deixar a bebida decantar de 7 a 15 dias e "sugar" a partir do topo com um canudo para outro recipiente, dispensando o fundo (já deixar decantando em local apropriado onde voce nao ira precisar mover a garrafa de local, para nao perder o efeito da decantação)... Isso resulta numa bebida completamente translúcida, parecendo um vinho chique mesmo e elimina o gosto do fermento.. Se for fermento de pão (biologico), utilizar também uma quantidade menor de fermento do que citei no primeiro post... Pode ser só uma pitadinha de nada mesmo.. Abraços
 
Back
Top