Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Help !!

mdorr

Cogumelo maduro
Cadastrado
09/02/2007
13
67
Seguinte: Fiz ontem a noite a "receita" com as sementes de pássaros... Fiz tudo direitinho !! Os Bolos estão agora guardados dentro de uma gaveta. Mas agora estou com uma pulga atráz da orelha, pois quando acordei hoje, me dei conta que eu fiz TODO O PRPCESSO com um ventilador de teto ligado ao longo do processo :eek: !! E AGORA ?? Será que eles vão se contaminar em função do ar corrente que ventilava em cima da receita ??

Agradeço se alguém responder...
 
Cara, quanto maior a circulação de ar, maiores as chances de contaminação.
É esperar pra ver.

Boa sorte!
 
Upvote 0
Pensa aqui comigo:
1- Você preparou a receita com ventilador ligado
2- vedou os copos
3- esterelizou
4- cacete que pergunta mais sem noçao.
se ESTERELIZOU, DEPOIS de fazer a receita tanto faz o ventilador.
depois de 90 minutos na pressao nem você aguenta vivo.
 
Upvote 0
Vixe, é mesmo, depois de tudo tem a esterilização na panela de pressão...
 
Upvote 0
Pensa aqui comigo:
1- Você preparou a receita com ventilador ligado
2- vedou os copos
3- esterelizou
4- cacete que pergunta mais sem noçao.
se ESTERELIZOU, DEPOIS de fazer a receita tanto faz o ventilador.
depois de 90 minutos na pressao nem você aguenta vivo.

mas caso o ventilador estivesse presente na preparacao da seringa ou na inoculacao..
 
Upvote 0
umm pode ser.. estou acostumado a tirar os copos frios da panela de pressao apos a esterilizacao e ja inocula-los.. talvez por isso eu assuma que ele fez o mesmo.
enfim, se o caso for apenas a confeccao dos bolos, eh uma pergunta sem nocao msm :D
 
Upvote 0
Com certeza NAO é uma pergunta sem noção !!
Por mais que os bolos tenham ficado 30 min. na panela de pressão, eu fiz a inoculação com MUITO VENTO por cima... Fiz a pergunta para saber se alguém já cometeu o mesmo erro que eu em fazer a inoculação com vento e pó circulando !! E queria saber se o percentual de chance de contaminação é muito alto !! Só isso..

Pergunta sem noção ?? afffffff...

"Eletrickasing...não viaja hombre" hehe
 
Upvote 0
Realmente, inocular com a presença de corrente de ar não é recomendado, pode trazer contaminantes presentes no ar para dentro do seu substrato estéril.

Agora, a nível de contaminações: a chance de algum, ou todos os bolos apresentarem contaminação existe sim, talvez a sorte esteja ao seu lado, e isso não ocorra.

Sempre que inoculei meus cultivos em ambiente aberto (sala, cozinha), mesmo com máxima assepssia nos utensílios e na bancada de trabalho, surgiam contaminações em alguns bolos, causados pela presença de esporos concorrentes no ar.

É altamente aconselhável o uso de uma glovebox improvisada para tal, e fechar janelas e desligar qualquer aparelho que promova circulação de ar, assim você tem mais garantias de sucesso no seu cultivo.

namastê!
 
Upvote 0
Com certeza NAO é uma pergunta sem noção !!
Por mais que os bolos tenham ficado 30 min. na panela de pressão, eu fiz a inoculação com MUITO VENTO por cima... Fiz a pergunta para saber se alguém já cometeu o mesmo erro que eu em fazer a inoculação com vento e pó circulando !! E queria saber se o percentual de chance de contaminação é muito alto !! Só isso..

Pergunta sem noção ?? afffffff...

"Eletrickasing...não viaja hombre" hehe

foi oq eu tinha pensado.. nao tinha sentido perguntar isso em relacao a algo q foi pra pp..
mas no seu caso, acho q assim, eh altamente desaconselhavel ter ar circulando durante a inoculacao..
porem eu pergunto, voce estava em um ambiente fechado? previamente esterilizado? isso reduziria bastante as chances de contaminacao.. mas com certeza o ventilador ligado aumenta as chances.. mas como ja foi falado aqui, eh esperar pra ve ;)

Boa Sorte
 
Upvote 0
Back
Top