Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Grãos e Sementes de Pássaros

M

Mauricio

Visitante
Grãos


Arroz (integral, com casca, comum)

Composição nutricional do arroz

O arroz é uma excelente fonte de carboidratos, entretanto não é somente esse nutriente que compõe o arroz. Ele também é rico em proteína, vitaminas, sais minerais e fibras. O arroz é uma excelente fonte de energia devido ao tipo de carboidrato presente e à elevada concentração de amido no grão.

Quase a totalidade dos carboidratos presentes no arroz é representada pelo amido (amilose e amilopectina).

A concentração de proteína no grão de arroz é, em geral, próxima de 7% com pequenas variações. O arroz possui um perfil de aminoácidos essenciais mais adequado em termos nutricionais que o de outros cereais como o milho comum e o trigo.
O arroz possui um concentração muito baixa de lipídios (menor que 1%). O farelo de arroz, no entanto, chega a possuir até 20%.
A gordura do arroz apesar de pouca em quantidade é rica em ácidos graxos insaturados.
Devido ao processo de polimento (no qual grande parte das fibras do grão de arroz é perdida) o arroz polido tradicional consumido pela maioria da população brasileira apresenta uma quantidade menor de fibras.

O arroz é uma importante fonte de vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e niacina. As mais abundantes são a niacina e a tiamina que por ficarem numa parte mais externa do grão são, em parte, perdidas no processo de polimento de arroz. Por isso o arroz integral possui uma quantidade muito maior do que o arroz polido.

O arroz apresenta ainda um volume considerável de ferro e zinco, elementos de muita importância na alimentação humana.
O arroz não possui glúten, sendo um alimento muito indicado para pessoas alérgicas a essa substância (celíacos).


Arroz Cateto

Proteínas 9,6%
Carboidratos 22,3%
Lipídeos 2,7%
Outros 65,4%


Arroz branco

O arroz branco tem no processo de refinamento a casca, o farelo e o germe removido, o que permite um rápido cozimento. Geralmente o arroz integral é marrom, mas também pode ser preto, vermelho e arroxeado. O arroz pode ser parbolizado antes de ser refinado, que é impele o conteúdo das vitaminas B para dentro do endosperma e então ele não perde estas vitaminas no refinamento.

Comparadamente aos outros grãos, ele tem menos fibra. Geralmente é enriquecido com ferro, niacina (vitamina B3), tiamina (vitamina B1) e riboflavina (vitamina B2). Por ser facilmente digerido, é oferecido na primeira alimentação do bebê.

¼ de xícara do grão seco de arroz integral contém:
Calorias- 171 kcal
Gordura total- 1.25 g
Gordura saturada- 0.25 g
Colesterol- 0 mg
Carboidrato – 35.75 g
Sódio- 3.25 mg
Fibra- 1.5 g
Proteína- 3.75 g


Arroz selvagem

O arroz selvagem não é arroz, mas a semente de uma grama aquática e é um dos grãos mais nutritivos. Tem muito pouco conteúdo de gordura e muita fibra, além de que tem o dobro do conteúdo em proteína e fibra que o arroz integral, mas menos ferro e cálcio. É rico em folato, niacina, fósforo, zinco e magnésio.

¼ de xícara do grão seco do grão seco contém:
Calorias- 143 kcal
Gordura total- 0.5 g
Gordura saturada- 0 g
Colesterol- 0 mg
Carboidrato – 30 g
Sódio- 2.75 mg
Fibra- 2.5 g
Proteína- 6 g


Milho

É rico em vitamina A, manganês e potássio. É pobre em proteína, não tendo os aminoácidos lisina e triptofano (precursor da niacina -vitamina B3). Acrescentando o feijão, faz se uma combinação de aminoácidos que aumenta o seu teor protéico.

¼ de xícara do grão seco contém:
Calorias- 152 kcal
Gordura total- 2g
Gordura saturada- 0.25 g
Colesterol- 0 mg
Carboidrato – 30.75g
Fibra- 3 g
Sódio -15.5 mg
Proteína- 4 g


Milho miúdo

É uma excelente fonte de ferro e magnésio, de cálcio, fósforo, manganês, zinco e vitaminas B. Entre os grãos tem um dos mais altos conteúdos de ferro. O fato de ser alcalino, facilita a sua digestão e é muito bom para as pessoas que tem úlcera de problemas digestivos e é também conhecido por ser um dos grãos com menor capacidade de provocar alergias.

¼ de xícara do grão seco contém:
Calorias- 189 kcal
Gordura total- 2g
Gordura saturada- 0.25 g
Colesterol- 0 mg
Carboidrato – 36.5g
Fibra- 4.25 g
Proteína- 5.5 g


Milho branco

Milho de Pipoca

Nome científico: Zea mays
Família: Poáceas (sinônimo: Gramíneas)
Nome comum: milho pipoca
Origem: México
Descrição e característica da planta: o milho-pipoca é uma cultura anual, com 1,20 a 2,00 metros de altura, caule ereto, cilíndrico, bastante fibroso, separado em porções por gomos, geralmente, recoberto por uma parte da folha, denominada bainha. As folhas são de tamanho médio, cor verde-escura a verde-clara, flexíveis e tem uma nervura central branca, lisa e bem visível. A planta produz flor masculina (flecha ou pendão) na sua parte mais alta, onde produz os grãos de pólen, e a flor feminina (espiga) à meia altura. Cada fio (cabelo) que sai da espiga é responsável pela produção de um grão, depois de fecundada. As espigas são menores e mais finas, bem como os seus grãos, em relação aos do milho. O grão ou semente do milho-pipoca contém amido duro ou cristalino, o que provoca o estouro (expansão) quando aquecido, resultando na conhecida pipoca.
100 g do grão seco contém:
Calorias- 353 kcal
Gordura total- 3,90 g
Gordura saturada- X g
Colesterol- X mg
Carboidrato – 79,27 g
Fibra- 10,20 g
Proteína- 10,36 g




Aspecto externo do fruto de milho normal (Zea mays)


Aspecto interno do fruto de milho normal (Zea mays)
Centeio

O centeio tem entre os grãos a maior quantidade de fibras no endosperma – não somente no farelo. Por causa disto, o centeio e os produtos derivados do centeio tem uma baixo índice glicemico, sendo especialmente saudável para os diabéticos e os pré diabéticos e o tipo de fibra plenitude após a ingestão dá uma sensação de plenitude gástrica, fazendo com que seja útil para os que querem emagrecer. O centeio é uma fonte rica em fibras, vitamina E, cálcio, ferro, tiamina (vitamina B1) fósforo e potássio.

¼ de xícara do grão seco contém:
Calorias- 142 kcal
Gordura total- 1 g
Gordura saturada- 0 g
Colesterol- 0 mg
Carboidrato – 29.75 g
Sódio- 3.25 mg
Fibra- 6.25 g
Proteína- 6.25 g


Trigo Integral

Têm níveis altos de proteína, fibras, ferro, vitaminas B, tiamina, niacina, magnésio, fósforo e zinco. Fibras insolúveis estão presentes no farelo do trigo e são benéficas na prevenção do câncer de colo. Conforme o tipo de grão do trigo, a quantidade e o tipo de proteínas variam. O trigo possui grandes quantidades de glúten. O pão com trigo quanto mais duro, mais proteína e glúten..

¼ de xícara do grão seco do grão seco contém:
Calorias- 158 kcal
Gordura total- 1 g
Gordura saturada- 0.25 g
Colesterol- 0 mg
Carboidrato – 32.75 g
Sódio- 3.25 mg
Fibra- 5.75 g
Proteína- 7.5 g


Cevada

A cevada tem normalmente dois usos: um como ração para os animais e outro para a produção de cerveja. Ela não dá um bom pão, porque a proteína não se encontra sob a forma de glúten, como o trigo, mas é solúvel em água, o que faz com que os gases da fermentação da levedura não sejam retidos

A cevada é uma boa fonte de fibra solúvel, de niacina (vitamina B3) e ferro. A cevada integral tem a casca removida por não ser comestível e um pouco do farelo é perdido.

¼ de xícara do grão seco contém:
Calorias- 163 kcal
Gordura total- 1 g
Gordura saturada- 0.25 g
Colesterol- 0 mg
Carboidrato – 33.75g
Fibra solúvel - 8 g
Sódio-5.5 mg
Proteína- 5.75 g

Azevém

Nome científico: Lolioum Multiflorum
Família: Gramíneas
Nome comum: Azevém
Origem: Mediterrâneo
Descrição e característica da planta: O azevém é uma gramínea originária da região do Mediterrâneo, pouco exigente de investimentos e cuidados. No Brasil é muito utilizadanos Estados do Sul para alimentação de bovinos. O Azevém é uma gramínea anual, cespitosa, que possui folhas finas e tenras cujo porte chega a atingir 1,2 metros de altura. É rústica, agressiva e perfilha em abundância, razão pela qual é uma das gramíneas hibernais mais cultivadas no Rio Grande do Sul, tanto para corte como para pastagens.
Composição: As sementes são constituídas de substâncias estruturais, como os oligo e polissacarídeos das paredes celulares, e de substâncias de reserva, como proteínas, lipídios e carboidratos



Sementes de pássaros

Cada semente tem uma composição diferente de Proteínas, Carboidratos e Lipídeos. Abaixo relacionamos as principais sementes encontradas no mercado brasileiro:

Alpiste

Proteína 16,6%
Carboidratos 49,0%
Lipídeos 6,4%

Colza

Proteína 19,6%
Carboidratos 18,0%
Lipídeos 45,0%

Níger

Proteína 23,0%
Carboidratos 17,0%
Lipídeos 40,0%

Nabão

Proteína 20,7%
Carboidratos 5,7%
Lipídeos 40,2%

Linhaça

Proteína 24,2%
Carboidratos 25,0%
Lipídeos 36,5%

Perila

Proteína 22,6%
Carboidratos 10,6%
Lipídeos 43,2%

Cânhamo

Proteína 18,2%
Carboidratos 21,8%
Lipídeos 32,5%

Painço

Proteína 12,50%
Carboidratos 32,80%
Lipídeos 3,5%
O grão de milho (Zea mays L.).jpgfig-1.jpg
 
Última edição por um moderador:
Boa tarde Maurício e galerinha do bom balanço...

Maurício... há diversos 'mix' diferentes de sementes de pássaros disponíveis no mercado....

Alguma semente em particular que deva ser evitada? alguma que seja conhecidamente maléfica ao micélio?

Estou pensando em utilizá-las trituradas com o arroz na confecção do PF...
 
Evite girrasol.

É gorduroso e tem contaminantes resistentes.
 
Sim, mas não havia ainda visto menções a farinha de aveia sendo usada, então tá rolando mesmo.
Só estou com medo de dar contaminação, porque eu usei um print de um cogumelo que eu achei no campo.

É esperar pra ver..
 
Só estou com medo de dar contaminação, porque eu usei um print de um cogumelo que eu achei no campo ...

Desejo boa sorte na sua tentativa, mas sem querer parecer pessimista, carimbo selvagem contamina com muita facilidade. Recomendo que invista e estude sobre técnicas de isolamento. Há muitas dicas pelo fórum. Ou, consiga um carimbo de strains domesticadas. Isso se você não quiser perder tempo e dores de cabeça. :)
 
Desejo boa sorte na sua tentativa, mas sem querer parecer pessimista, carimbo selvagem contamina com muita facilidade. Recomendo que invista e estude sobre técnicas de isolamento. Há muitas dicas pelo fórum. Ou, consiga um carimbo de strains domesticadas. Isso se você não quiser perder tempo e dores de cabeça. :)


É meu primeiro experimento.. Se der errado (o que é provável por ser de um strain selvagem, como você bem disse) vou tentar novamente. Fiz um pequeno investimento, mas ainda faltam alguns materiais.. Leio posts e material da biblioteca quando me sobra tempo, realmente o segredo do sucesso é pesquisar..Mas como disse quero ter um pouco de intimidade com as técnicas antes de prosseguir com os carimbos 'profissionais', mesmo se der errado, da próxima vez terei muito mais confiança e cuidado. Vou fazer um glovebox e caprichar ainda mais na assepsia.
Tomara que minha carta tenha chegado a PróFungos.

Tenho um pequeno microscópico em casa e posso tentar arrumar placas, BDA e todas essas coisas pra isolamento (melhor seria se eu fizesse biologia haha), mas isso vai ficar pra depois que eu fizer mais experimentos, pois são tecnicas mais avançadas.. Quero ver um TKSSS cheio de saúde por aqui..

Engraçado que ontem tive um sonho maluco..Fiquei pensando muito durante o dia, talvez isso tenha feito eu sonhar.. Sonhei que a fazenda que eu ia não tinha mais cogumelos e eu tinha um avião pequeno, desses de pulverizar/espalhar agrotóxicos sobre culturas de fazendas.. Ai enchi o tanque com água mineral e um pote com micélio e sobrevoei uma vasta fazenda de gado, pulverizando o material.. O céu estava cinzento e estava querendo chover.. Depois acordei, mas não vi nenhum cogu =(
 
Back
Top