Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

glove box

dede_da_florest

Esporo
Cadastrado
18/08/2025
11
2
20
Pessoal, estava olhando uma glove box para fazer mas fica a duvida a respeito, é possível fazer culturas em placa de ágar com elas? e como vocês fazem esterilizar dentro da glove box e trabalhar dentro dela sem abrir a tampa ? já que se abrir a tampa o ar que pode ta contaminado entra novamente ? sempre usei o fluxo laminar nos laboratórios que trabalhei e as glove box que tem no laboratório já tem todo o processo de troca de ar com filtros e tudo mais. infelizmente não posso utilizar o laboratório para esses trabalhos mas penso muito em fazer a glove box para meus cultivos em casa.

Recomendo uma SAB (Still Air Box), mais fácil de utilizar, mais fácil de fazer, e mais eficiência que uma glove box.
Eu já trabalhei bastante com SAB antes de montar meu fluxo, segue um vídeo que demonstra uma correta utilização da SAB:

Upvote 1
Recomendo uma SAB (Still Air Box), mais fácil de utilizar, mais fácil de fazer, e mais eficiência que uma glove box.
Eu já trabalhei bastante com SAB antes de montar meu fluxo, segue um vídeo que demonstra uma correta utilização da SAB:

chegou a trabalhar com cultura em agar nela tbm ? pareceu bem fácil MSM de fazer

Upvote 0

Eu também recomendo fortemente a SAB, sempre trabalhei com culturas de agar usando uma SAB improvisada (bem improvisada mesmo), se quiser entender a eficácia: tomando todos os cuidados, em 20 placas de agar eu só tive 1 contaminada.
Isso é empírico, mas acho q serve pra vc ter uma base.

Acho que hoje em dia praticamente ninguém usa uma glovebox por conta da alta quantidade de ar que ela movimenta comparada com uma SAB, até entendo o intuito da luva na glovebox, que seria tampar o buraco por onde entraria contaminantes, no entanto, as pessoas esquecem que o ar de dentro da glovebox/SAB é contaminado também, nada lá é estéril, o máximo que vc consegue fazer é deixar o mais asséptico possível e tentar ao máximo não fazer correntes de ar com movimentos bruscos.

Upvote 1
Back