Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glove Box semi profissional.

HiagoRocha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
23/08/2010
136
46
32
Salvee cogumeleiros

Como já vinha discutindo em outro tópico "https://teonanacatl.org/threads/glovebox-esterilizante.9847/" estive planejando montar uma gb um pouco mais eficiente...

Procurando por modelos, achei esse vídeo que usei para base das ideias que seguiram


Inicialmente desenhei esse rascunho com as medidas que queria e que usei para mandar fazer a caixa.
waqx.png

Mandei fazer em uma empresa que mexe exclusivamente com acrílicos em placas de 5mm de espessura.
Acabei não tirando fotos de quando ela ficou pronta, mas ela veio como no desenho, só com os furos.
GEDC1226.JPG

Nesse furo maior, onde será a entrada dos materiais eu fiz 4 furos de 8mm a 2,5mm de distancia da borda, onde coloquei 4 parafusos do tamanho para que eu possa fechar a tampa, que também possui os 4 furos. Coloquei uma borracha esponjosa na borda para que seja selado quando fechar.
GEDC1232.JPG

Para as mãos eu coloquei uma luva de pvc de 56cm. Como o diâmetro da luva é menor do que o furos que fiz, tive que fazer 4 cortes no final do braço da luva para que eu pudesse abrir e fixar nos furos
GEDC1228.JPGGEDC1230.JPG

A luva de pvc é muito grossa, e desse tamanho não encontrei de outro material. Para que pudesse realizar trabalhos mais minuciosos, eu corte os dedos das luvas e quando for usar a gb eu deixo um par de luvas cirúrgicas e as coloco por cima, assim mantendo a sensibilidade das mãos.
GEDC1233.JPG GEDC1234.JPG

Para fixar as luvas na gb eu usei o mesmo esquema de parafusos da entrada, sem a borracha e utilizando "plaquetas" que cortei de um pedaço da placa de acrílico que veio avulso para segurar as luvas. e nos espaços entre os cortes que fiz no final do braço eu preenchi com os dedos que cortei, abrindo-os e colando o tecido com superbonder. Porém da forma que fiz não fica 100% selado, porque há pequenas frestas onde passei também um durex largo para dar mais segurança, mas analisando acho que não seria fatal para estar utilizando por enquanto. (Nesse ponto poderia ser utilizado outra técnica para fazer a fixação da luva, eu utilizei o que havia disponível, mas pretendo melhora~la nesse quesito.)
GEDC1231.JPG GEDC1235.JPG

A minha ideia inicial para construir esse glove seria a de poder manusear todos os materiais possíveis dentro dela, inclusive a panela de pressão, assim evitando abri-la no ambiente externo e minimizar os índices de contaminação. Esse tamanho para mim esta ideal, há espaço suficiente para trabalhar com tudo e a luva permite uma movimentação muito ampla do braço dentro da gb e como o material dela é grosso, quando se trabalha próximo dos furos ela encolhe e não atrapalha(foto com a luva cirúrgica).

Aqui ela esta com 2 pp de 10L, só para demonstração. Trabalhar com 1 panela de cada vez é ideal para ter o espaço de abri-la e manuseá-la.
GEDC1237.JPG GEDC1239.JPG

O gasto com o projeto foi

Caixa acrílica = R$303,00
Borracha esponjosa = R$8,00
12 parafusos, porcas, arruelas = R$9,00
Total = R$320,00

Para quem deseja aprimorar, eu vejo como um custo que vale a pena. Claro que pode não ser o melhor CxB se for comparada com uma gb mais simples como já conhecemos, mas é um bom investimento para os que levam o cultivo mais a sério.

Estreando a gb, retomei o cultivo, lancei umas CL e comecei um isolamento em agar. Assim que tiver mais tempo abro um diário e posto aqui.

Bom galera é isso ai, espero que esse material ajude a gente aqui, seja para reproduzi-lo ou como inspiração para investir em outras áreas. Se quisermos o pessoal aqui do brasil chega no nível dos gringos também... VAMO QUE VAMO...
 
Última edição:
Pow, fico top heim! To fazendo uma de madeira, vou tentar completar fim de semana que vem, mas vai ser um pouco diferente dessa sua... Agora quero ver alguém com um filtro hepa caseiro, ia ser daora demais hahahha acho que com uns 1000 reais dá pra montar um... Uns 500 do soprador, mais uns 400 do filtro, o restante de madeira, cola, etc...
 
Pô ainda não tinha visto, ótima contribuição hein ô!
Parabéns pelo esmero e dedicação, nota 10 da bancada!:)

Tirando o acrílico o resto é baratinho!:roflmao:
E um led encima para ajudar nos procedimentos?

Abs,
Thug
 
Tesão mesmo... Parabéns... foda que sai caro fazer essas parada. Não sai mesmo barato esse negócio de cultivo, tanto de mushrooms como dos greens..
 
Tesão mesmo... Parabéns... foda que sai caro fazer essas parada. Não sai mesmo barato esse negócio de cultivo, tanto de mushrooms como dos greens..


Não discutimos cultivo de greens aqui.

Quanto ao cultivo a de cogumelos há alternativas bem em conta.
 
Tesão mesmo... Parabéns... foda que sai caro fazer essas parada. Não sai mesmo barato esse negócio de cultivo, tanto de mushrooms como dos greens..

cara posso te garantir que o cultivo dos "mushrooms" sai barato viu
se tu tiver ai 100 reais tem muito cogumelo
green não sai caro, tem uma musica do RATM que se vc tirar o Radio fica so guerrilha, ai meu irmão pra pato passar longe de detergente não aterriza nem a pau na agua. a dificuldade começa na sua cabeça de achar tudo dificil. caro sai é não cultivar nada e depender dos outros pra tudo, ate pra conhecer vc mesmo dentro de vc mesmo, ou seja, cogumelo cultivado por vc e ingerido por vc, e assim vai pro green, pro blue, pro red e pro black ;)
 
Realmente essas luvas vieram de loja de equipes de segurança.. Porém depois do uso vi que não é a melhor opção, pois limita um pouco os movimentos e dificulta quando o manuseio se da próximo das bocas... Se encontrar algo do mesmo comprimento de material mais fino e maleável seria o ideal...
 
Update

Fiz a melhoria na forma de segurar a luva. Uma tira de madeira resolveu o problema

Ainda pretendo mudar a luva em si. Talvez cortar no punho dessa e colar uma luva do tipo de lavar a louça que o material é mais maleável...

Segue
IMG_4068.JPG IMG_4070.JPG IMG_4071.JPG
 
Update

Realizei agora a melhora nas luvas em si..

Cortei a luva grossa no punho e colei com superbonder uma luva de material mais fino, dessa que tem uma malha fina de pano por dentro. Espero que tenha uma durabilidade boa, pois deu um trabalho danado colar isso

Acredito que tenha ficado muito bom e agora da pra dizer que a glove esta selada hermeticamente..

Mandei já essa semana umas CL para reestreia, logo posto também..

IMG_4127.JPG IMG_4129.JPG
 
Back
Top