Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

g2g ou cultura liquida

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
140
5
23
Olá, pessoal. Tudo bem? Recentemente andei vendo um pouco sobre a técnica g2g, o que me chamou bastante atenção. Mas comecei a pensar o porquê de realizar essa técnica? Visto que a taxa de contaminação é bem mais alta do que a cultura liquida, já que vc tem que abrir a tampa do pote (considerando cultivo sem fluxo laminar). Queria saber se alguém pode me dizer as vantagens e desvantagens das duas técnicas.

Olá, pessoal. Tudo bem? Recentemente andei vendo um pouco sobre a técnica g2g, o que me chamou bastante atenção. Mas comecei a pensar o porquê de realizar essa técnica? Visto que a taxa de contaminação é bem mais alta do que a cultura liquida, já que vc tem que abrir a tampa do pote (considerando cultivo sem fluxo laminar). Queria saber se alguém pode me dizer as vantagens e desvantagens das duas técnicas.

G2G é uma forma barata e rápida pra cultivar em larga escala, mas como você disse, inviável expor grãos esterilizados sem a câmara de fluxo.
Produzir cultura liquida sem o fluxo é igualmente desafiador, mas dá pra multiplicá-la e utilizar pra inoculação em casa sem grandes problemas.

Agora pra quem tem equipamento e pode escolher, a grande vantagem de inocular usando agar ou CL é que eles podem ser armazenados durante meses, enquanto os grãos precisam ser usados numa janela de tempo estreita.

Back