Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Furúncolos: mitos e verdades sobre cubensis dos pastos.

Waver

Cogumelo maduro
Membro Ativo
20/05/2005
71
71
"O furúnculo faz parte do grupo das infecções de pele e de seus anexos. Caracteriza-se por uma infecção do folículo pilossebáceo (cavidade onde nasce o pêlo), geralmente causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus. Como a maioria das infecções de pele, o furúnculo não é um problema grave, porém é fonte de grandes transtornos e angústia para os indivíduos acometidos."

Como se apresenta o furúnculo?

O furúnculo pode ocorrer em qualquer parte da superfície corporal, exceto a palma da mão e a planta do pé. Entretanto, tem preferência por regiões ricas em pêlos e submetidas à fricção e alta transpiração, como a região do pescoço, face, axilas e nádegas. Acomete mais os homens que as mulheres, principalmente após a puberdade. O aparecimento pode ser favorecido pelo uso de substâncias gordurosas na pele, que fecham o folículo e propiciam a infecção, e também pelo uso de roupas justas, que levam à fricção.

A bactéria penetra no folículo e causa inicialmente uma infecção superficial na pele. Posteriormente, ela se dissemina e acaba formando a lesão característica, com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido. Há um aumento importante do volume, e a lesão é bastante dolorosa e sensível à compressão. O tamanho do furúnculo vai depender da profundidade da infecção ou do folículo infectado: quanto mais profunda maior é o furúnculo. Com o tempo, ocorre a destruição da pele que recobre a região central, que rompe espontaneamente e leva à eliminação do material amarelado do centro (tecido necrótico) juntamente com pus. Após o rompimento, a dor melhora e a ferida tende a cicatrizar e deixar uma marca escura no local.

Há risco de complicações?

Geralmente, a evolução é favorável, sem maiores problemas. As complicações ocorrem quando há uma ruptura da barreira de proteção (formada pelo sistema imune) e, consequentemente, uma disseminação das bactérias. A causa mais importante disso é o hábito comum entre as pessoas de espremer os furúnculos. Isso pode fazer com que as bactérias caiam na corrente sanguínea e vão infectar outros locais no corpo. Exemplos são as infecções dos ossos (ou osteomielite) e da parede interna do coração (endocardite).

Outra complicação importante tem a ver com a chamada "zona perigosa". Essa região é importante no caso de qualquer infecção de pele, inclusive a acne ("espinhas"). Essa região é localizada na face, entre o lábio superior e o nariz. Nesse local, os vasos sanguíneos comunicam-se com os vasos do cérebro. Assim, caso as bactérias atinjam a corrente sanguínea, podem causar trombose dos vasos cerebrais e infecções graves, como a meningite. Por isso, nas infecções de face deve-se evitar a drenagem, inclusive o ato de espremer espinhas (agora você já sabe porque isso é tão perigoso!).

Outra complicação é a furunculose. Esse nome refere-se à ocorrência de vários furúnculos, ou de sua recorrência. O que acontece, geralmente, é que ao coçar a lesão o indivíduo ‘machuca’ o furúnculo fazendo com que seja eliminado pus que vai infectar outros folículos próximos. As roupas também podem ser veículos de transmissão. Algumas vezes ocorre uma disseminação da infecção, sob a pele, de forma que o furúnculo adquire enorme tamanho. Nesse caso, passa a ser chamado de carbúnculo. O carbúnculo ocorre mais comumente na região da nuca. Os casos de furunculose e carbúnculo ocorrem em pessoas mais predispostas à infecção, como: desnutridos, diabéticos, portadores do HIV e outras doenças.

Como é feito o tratamento?

A grande maioria dos casos não necessita de drenagem. O tratamento é baseado no uso de antibiótico e aplicação de calor local, por meio do uso de compressas quentes. Nos casos mais leves, apenas o calor local pode ser recomendado. O calor local aumenta a quantidade de sangue na lesão, ajudando o sistema imune a combater a infecção. Além dessas medidas, os médicos recomendam que o membro acometido fique imobilizado e, quando se trata do membro inferior, ele pode ser mantido elevado.

A drenagem cirúrgica, como já foi dito, não é necessária na grande maioria dos indivíduos. Além disso, carrega o risco de favorecer a disseminação das bactérias. Entretanto, quando as lesões são grandes, esse tratamento é indicado.

Como é feita a prevenção?

A prevenção só é indicada para aquelas pessoas que apresentam furúnculos recorrentes. As medidas indicadas são as seguintes:

• Uso de antibiótico para tratar todos os episódios que ocorram;
• Limpeza da pele com substâncias anti-sépticas;
• Lavagem freqüente das mãos;
• Uso de toalhas limpas;
• Trocas freqüentes de fronhas e roupas íntimas;
• Erradicação do estado de portador assintomático da bactéria Staphylococcus aureus, na flora nasal (algumas pessoas abrigam essa bactéria, na flora nasal, sem apresentar qualquer problema).

Anarquicamente copiado de: http://boasaude.uol.com.br

Como se pode ver, os furúnculos causados por se comerem cogumelos de pastos não são causados diretamente pela sua ingestão como se diz por aí. Para se ter este problema de pele é necessário que a pessoa tenha contato com o estrume ou com um cogumelo infectado pela bactéria Staphylococcus aureus e, em seguida, se tocar ou se coçar em algum lugar de seu corpo que tenha muito atrito, criando microferidas e fazendo com que esta bactéria ultrapasse a barreira de proteção da pele e infecte a pessoa.

Como foi dito no texto, esta bactéria pode existir na flora nasal das pessoas sem nunca causar problemas a ela. Porém, imagino que no pasto ao se entrar em contato com a bosta, existe uma colônia infinitamente maior do Staphylococcus aureus do que em seu nariz, aumentando significativamente as chances de furúnculos.

Portanto, quando estiverem em uma caçada evitem ao máximo de se coçarem caso já tenham colhido o primeiro cogumelo. Assim que terminar e estiverem em algum lugar propício, lavem as mãos imediatamente e boa viagem.

...à la mythbusters :!: Comer cogumelos de pasto dá furúnculos: DETONADO! :!:
 
Última edição por um moderador:
Waver disse:
...à la mythbusters :!: Comer cogumelos de pasto dá furúnculos: DETONADO! :!:

uhauuahuhauha
podia continua o tópico só com mitos da caça e ingestão de cogumelos, e ir classificando-os como verdadeiro, plausível ou detonado:pos:
 
Parabéns pela contribuição Waver! DETONADO!!!!!

Nossa Abraxas que idéia boa haha, vamos iniciar um novo tópico : *Mitos e lendas relacionados a cogumelos* ou algo parecido, ia detonar e levar abaixo muitos mitos que assombram os novatos.

Vo até colocar um, hehe quando tiver uma quantidade legal a gente abre um tópico, haha ou fica por esse mesmo :) : Vi no orkut uma vez uma corrente de gente bem forte acreditando com todas as forças que os esporos do cogumelo nao sao digeridos por nosso sistema digestório e que os mesmo entram em nossa corrente sanguinea e lá germinam, começam a colonizar suas veias e vc morre todo branco de micélio por dentro.

Haha nao sei se seria uma morte tão ruim, já que todos vamos ter que morrer de um jeito ou de outro mesmo ;)
 
morre cheio de micelio por dentro:D e com cogumelos crescendo na boca uahuahuahhau da onde alguem pode acreditar nisso?????

vamo lembrando dos mitos:pos:

essa semana ainda eu ouvi, que não era bom comer cogumelos por que faria os dentes cairem:eek: , não lembro qual era a explicação que o cara me deu, mas era algo a ver com a acidez dos cogumelos eu acho
hehhehehe
 
Valeu aí pela força, Psilo!

Bom, o tópico desvirtuou, mas foi de forma construtiva e isso é bom! heheh

Vi uma vez no orkut um "cientista" bem embasado explicando o mecanismo do flashback de cogumelos:

Quando você come cogumelos, os esporos entram na sua corrente senguíniea mas nem todos são processados pelo seu corpo, ficam alguns quietinhos colados nas suas artérias. Aí, em um belo dia, sabe-se lá porque, os esporos se descolam e o corpo processa eles e quando você menos espera, vem os efeitos nas piores horas possíveis.

Se eu soubesse que era fácil assim, não perdia meu tempo cultivando cogumelos. Injetava direto minhas seringas de esporos. :D
 
Waver disse:
Valeu aí pela força, Psilo!

Bom, o tópico desvirtuou, mas foi de forma construtiva e isso é bom! heheh

Vi uma vez no orkut um "cientista" bem embasado explicando o mecanismo do flashback de cogumelos:

Quando você come cogumelos, os esporos entram na sua corrente senguíniea mas nem todos são processados pelo seu corpo, ficam alguns quietinhos colados nas suas artérias. Aí, em um belo dia, sabe-se lá porque, os esporos se descolam e o corpo processa eles e quando você menos espera, vem os efeitos nas piores horas possíveis.

Se eu soubesse que era fácil assim, não perdia meu tempo cultivando cogumelos. Injetava direto minhas seringas de esporos. :D
Fala, grande Waver! Blz? :)

Legal a teoria e tal mas, como essa coisa toda do flashback pode realmente acontecer dessa forma?

Mesmo se isso tudo que o "cientista" falou viesse a ocorrer, esporos não contém psilocina e nem tampouco psilocibina, por essa mesma razão é que eles não são ilegais.

Sendo assim, como ocorreriam os ditos flashbacks levando-se em conta tal teoria?? :rolleyes:

Abraços! ;) :pos:

P.s.: Desculpe o off-topic, mas não pude resistir!! :D
 
hahah nao ocorreriam, haha eh mais uma lenda urbana ligada a cogumelos
 
É isso aí, Law! É mais uma das baboseiras que se falam por aí! O flashback ainda não tem explicação científica, mas o cara disse isso convicto que era verdade. A gente respira milhões de esporos por dia dos mais diversos tipos de plantas e fungos e o máximo que acontece é um espirro! hehehehe

Abraço
 
Tenho uma amiga que disse que os cogus deixam manchas verdes na pele. Por enquanto só tenho uma cor. rsrs
 
Back
Top