Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fotos de índios podem causar 'mortes na Amazônia', diz autora britânica

MuiLok

Artífice esporulante
Contribuidor
26/09/2006
1,705
83
O jornal britânico The Guardian traz em sua edição desta terça-feira um artigo de opinião alertando para o perigo do interesse público gerado pela divulgação, há duas semanas, de fotos de uma tribo de índios isolada na Amazônia.

Leia a reportagem na íntegra em :
http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/...na_amazonia_diz_autora_britanica_1349782.html

Qual sua opinião?
Deveriam ser contactados ou preservados?

:cool:

Cara, eu acho lindo que uma tribo consiga viver assim, isolado da civilização ocidental. Tomara que consigam viver isados assim por um bom tempo. Adorei ver as fotos, tinha lá minha dúvidas se isso ainda existia.:pos:

Esse instinto que possuimos de fuxicar a vida dos outros é horrivel, deixa os indios em paz, coitado deles.....rs, os indios querem apenas continuar sua vida, que alias é a maneiramais certa de se viver, não sei para que essa bendita curiosidade, se ja estamos cansados de saber que entrar em contato com uma tribo isolada não nos trara bem algum, trará apenas mais um banhozinho de sangue basico e a distrição de mais uma cultura, o cara que divulgou essas fotos é um cabeçaum mesmo, tinha que ser gringo, viu!!!!!!!!

Paz e luz para os indios!!!!!!!!!!!

Coitados de nós "homens-modernos" que já perdemos nossa essência.
Não deviam nem ter publicado essas fotos, muito menos revelado a localização. Daqui a pouco tá cheio de pastores metidos à salvador das almas perdidas com um livro preto (desodorante) embaixo do braço, se enfiando no meio do mato pra encher o saco da galera por lá.
Que levem flechadas aos montes os que se meterem com eles.

Paz e Luz!

Só ta faltando eles jogarem uma biblia, uma crus e um oar de avaianas pra eles ...

Não deviam nem ter mostrado na tv :/

O jornal britânico The Guardian traz em sua edição desta terça-feira um artigo de opinião alertando para o perigo do interesse público gerado pela divulgação, há duas semanas, de fotos de uma tribo de índios isolada na Amazônia.

O que eu li na entrevista de um cara da área é que os índios isolados não são propriamente isolados. Eles sabem do homem "civilizado" e também dos índios contactados, naturalmente. E escolhem não ter contato formal. Mas usam ferramentas como facões que eventualmente consigam recuperar de algum acampamento abandonado.

Creio que a estratégia da FUNAI de deixá-los escolher é boa.

Parece que um dos diretores da FUNAI, teve como "última alternativa" divulgar essas fotos dessa tribo com a justificativa de tentar salvá-los. Com todos esses acontecimentos na Amazônia, essa tribo está em risco, e segundo a FUNAI, estão divulgando essas fotos para tentar protegê-los. Como eu não sei.

Só sei que com o passar dos dias as coisas vão ficando cada vez mais tristes e os círculos vão se fechando; sem solução.

Fala Ecuador:pos:

Também acredito que a livre escolha da tribo deve ser respeitada, e então, o mínimo que a FUNAI faz ou deveria fazer, é preservar isso.

Podem não ser os últimos índios nestas condições, podem existir mais algumas tribos, eu particularmente gostaria que houvesse muito mais tribos isoladas do que temos notícia.

Lá no outro lado do planeta, um milionário excêntrico vê as imagens, logo contrata uma expedição em busca da tal tribo. Então chega lá com seus interesses, suas armas, talvez haja um conflito. É a tal da "M" do homem branco querendo se impor perante índios. Muita coisa poderia ocorrer, e acredito que muita pouca coisa seria positiva.

Ainda acho que tudo deveria ser preservado, as imagens não deveriam ser divulgadas, contatos não deveriam ser tentados, por mais que a curiosidade dos pesquisadores os leve a isso. Estamos falando de gente como a gente, de um povo que tem uma cultura há séculos, uma hierarquia, um sistema social só deles.

Acho que lá a coisa funciona, o cacique é o todo poderoso, respeitado, admirado e seguido pelos seus irmãos.

Agora, vai ver se lá em Brasília a coisa funciona.... Me parece que regredimos muito, depois que saímos de nossas tribos na selva e resolvemos morar na cidade.

PS.:
Lula não sabe dirigir Brasília, eu sei !:eek:

Fotos publicadas pelo blog do Boston Globe e cedidas por Gleison Miranda(FUNAI).:mad:
amazon2.jpgamazon3.jpgamazon4.jpgamazon5.jpgamazon6.jpgamazon7.jpgamazon8.jpg

eh eh complicado

querem monopolizar a nossa cultura em tudo achando que eles tao errados e sofrendo sem celular e tv...

com certeza viverao melhor do jeito que estão

mas uma coisa imagino....nascer numa tribo dessa se vem um plastico e vc chegar em uma cidade grande ...deve ser uma viagem mto grande pra cabeca de um indio assim....

mas uma coisa imagino....nascer numa tribo dessa se vem um plastico e vc chegar em uma cidade grande ...deve ser uma viagem mto grande pra cabeca de um indio assim....

Eu imagino que eles entenderiam a cidade muito melhor que nós que vivemos nela. Uns diriam "coitados!" outros diriam "loucos!".

vcs notaram o ar hostil deles?
todos empunhando lanças e arcos...
pudera.... nunca devem ter visto um helicoptero... vai saber o q eles acharam que era aquilo...

Deixem ele em paz...

Do Blog Amazônia Selvagem

Enviado por Rodrigo Taves - 26/6/2008 - 23:20
A farsa da tribo perdida

O jornal inglês "The Guardian" desmontou a farsa da "tribo perdida" da Amazônia, destaque em vários jornais do mundo no dia 29 de maio. O jornal alega que essa tribo é conhecida desde 1910. O indigenista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, autor da "descoberta", e a Funai (Fundação Nacional do Índio), confessaram que publicaram as fotos para chamar a atenção para os perigos da indústria madeireira.

Da maneira como foram divulgadas, as imagens pareciam de uma tribo perdida. "Sobrevoamos a região para mostrar as suas casas, para mostrar que eles estão lá, para mostrar que eles existem", afirmou Meirelles Júnior. "Isto é muito importante porque existe quem duvide da sua existência".
O canal Discovery Channel já havia contatado os índios dessa tribo três meses antes da divulgação das fotos. O canal inglês propôs uma espécie de reality show, chamado "World's Lost Tribes" ("Tribos Perdidas do Mundo") em que filmariam em detalhes a vida diária da tribo para produzir uma série.

Entretanto, durante o contato, um vírus dos brancos atingiu os índios, matando quatro deles. A Cicada Films, que mandou a equipe de TV ao Peru, negou enfaticamente que sua equipe tenha invadido áreas proibidas. Alega que seus funcionários já encontraram, no local, índios doentes.
A Survival International, organização que ajudou a divulgar as fotos, afirmou que não havia descrito a tribo como "perdida" e havia dito, na época, que o objetivo era mostrar ao mundo sua existência.

"Esses índios estão em uma reserva expressamente estabelecida para a proteção das tribos não-contactadas. Dificilmente eles eram 'desconhecidos'", assinalou em um comunicado o diretor da Survival International, Stephen Corry.

As informações são da agência Amazônia de Notícias

http://oglobo.globo.com/blogs/amazonia/post.asp?t=a_farsa_da_tribo_perdida&cod_Post=110737&a=251

Back