Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fontes de PC e Caixa do Vento

KClO3

Cogumelo maduro
Membro Ativo
24/04/2012
94
76
34
Olá comunidade fúngica,

Vim aqui partilhar minha caixa de vento e algumas observações sobre fontes de PCs. Não há nada de especial nas fontes de PC, mas é bom saber de alguns detalhes.

Coolers de PC podem ser alimentados por eliminadores de pilha/ carregadores de celular velhos, mas como estes usualmente não criam tensões contínuas de mais de 5 ou 6 volts, todo o potencial dos coolers não pode ser aproveitado. Os coolers foram feitos especificamente pra funcionar com uma tensão apropriada e constante (12V) e como passa por elas baixa corrente (no máximo 0.35-0.40 amperes) o consumo energético é relativamente baixo e uma única fonte de PC pode fazer funcionar vários coolers (10 coolers de uma vez seria algo bem tranquilo pra fontes genéricas).

É muito difícil encontrar uma fonte REAL em PCs, mas de vez enquanto você pode dar uma sorte... Eu ainda não tive! As fontes genéricas por outro lado são relativamente baratas e se precisa delas em quantidade, nada melhor que dar uma passada no ferro velho ou similar..

Sou um sucateiro de fim de semana (ao menos era quando tinha tempo). Desde muito tempo, sempre passava no centro de coleta de materiais recicláveis para ver se não tinha uma sucata boa pra remover peças e fazer experimentos.. Um dia (2009) chegou um carregamento de vários gabinetes velhos com fontes de PC, etc, então munido de chave de fenda e phillips e alicate peguei tudo o que consegui carregar e ainda rolou mais dois HDs velhos, no total, 16 fontes de PC; conversei bem com as tias que estavam separando o material e TUDO me saiu por apenas 5 reais =)

Resultados:
dsc01065im.jpg

Resolvi testar as fontes com um multímetro, pra ver quais estavam e quais não estavam funcionando, através da tensão:
dsc01067du.jpgdsc01066rq.jpg

No final sobraram duas pilhas:
dsc01072r.jpgdsc01071c.jpg

A pilha da esquerda com 5 fontes estava estragada, todo o resto estava zero bala!

As fontes estragadas foram desmontadas...

Considerando que todas as fontes tivesse estragadas, ainda sim não pagava pelo material.

Bom, já faz tempo que estas fontes estão aqui e acabei abusando de algumas em experimentos com eletrólises e as queimei, mas como tudo é reaproveitável, sempre as desmontava para remover suas peças.

Tendo acumulado ao longo do tempo uma quantidade boa de fontes, de coolers, e de outros componentes, não foi difícil montar uma caixa de secagem.

SEGURANÇA

Para remover os coolers, dissipadores e outros componentes de fontes estragadas para seus projetos, ou mesmo se a fonte estiver funcionando e você quiser fazer algumas modificações internas nela é preciso ter alguns cuidados.. O primeiro deles é no que tange ao risco de choque elétrico inerente a estas fontes. Para eliminar este risco, veja o simples procedimento abaixo:

dsc01060t.jpg

Vê os dois cilindros azuis na foto acima? Isto são capacitores eletrolíticos, armazenam bastante energia, é fácil de identificar, cada fonte genérica possui dois destes e mesmo com a fonte desligada e podem dar choques MUITO fortes (tá meio avacalhada a edição das fotos, mas tá escrito como especificação deles: 330uF - 200V). Usando a formula de calculo de energia em capacitores: E = 0.5*C*V^2, vemos que cada capacitor destes, quando totalmente carregados, podem descarregar quase 7 joules de energia.. Uma descarga de 10 joules é considerada fatal para seres humanos, mas até bem menos que isso pode potencialmente ser fatal se a pessoa possuir alguma condição cardíaca especial e/ou estiver com baixa resistência elétrica (mãos molhadas, suadas, etc), então é bom não brincar com estas pequenas bestas e antes de tocar qualquer parte do circuito com a mão, você deve descarregar estes capacitores. Para descarregá-los, é muito simples.

Use uma luva de plástico e remova com uma chave de fenda/phillips os parafusos que prendem o circuito na carcaça metálica. Visualize a parte de trás do circuito e procure pelos pontos de solda dos capacitores (dois para cada capacitor):

dsc01117wr.jpg

Então com a própria chave de fenda ou uma faca, faça o curto entre os dois pinos de um capacitor e então repita para o outro. Se houver uma centelha no processo, significa que você deixou de levar um choque potencialmente perigoso. Esses capacitores vagabundos made in china não costumam armazenar energia por muito tempo, mas é bom sempre prevenir.

dsc01118aj.jpg

Pronto! Com os capacitores principais descarregados, pode desmontar ou modificar a fonte tranquilamente!

Aqui está o resultado do desmonte das 5 fontes estragadas:

dsc01122hi.jpg

Continuando o assunto da caixa secadora, eu já tinha uma fonte parcialmente 'adaptada' guardada, a única coisa que havia feito foi juntar os fios de mesma cor e ligar um interruptor de sucata entre um dos fios pretos e o fio verde. Na real, não importa muito ligar fios de mesma cor, pois dentro da fonte todos os fios de uma mesma cor saem do mesmo lugar.

Ao contrário de uma fonte AT (das mais antigas), a fonte ATX (mais recente) não possui interruptor liga/desliga, ao invés disso, a fonte ATX é ligada ou desligada através de um software existente no PC através do PS_ON ("Power Supply ON"), que atua (des)fazendo um curto entre o fio terra (preto) e o fio PS_ON (verde). Portanto a ligação direta entre os fios verde e preto serve como se fosse uma "ligação direta", enquanto eles estiverem ligados, a fonte ligada na tomada, se não estiver queimada, irá funcionar.

Isso pode mesmo ser usado como teste para ver se a fonte de um PC está de fato queimada ou não.. Muitos olham a fonte aparentemente não funcionando dentro do PC quando o mesmo está ligado na tomada e a jogam fora pensando que está queimada quando o problema pode ter sido simplesmente mal contato no pino do PS_ON..

Resumindo:


Bom, vamos lá.. Tinha aqui uma carcaça de outra fonte (fonte de carregador de baterias) e coolers sobrando.. Notei que nesta carcaça cabiam 4 desses coolers médios certinho, então fiz um quadrado com os coolers e prefixei com fita crepe nas laterais, deixando os coolers de modo que seus fios saíssem por um mesmo lado, então pra dar melhor resistência, colei por cima com cola quente formando um "+" e liguei os fios com cores iguais (pretos com pretos e vermelhos com vermelhos):

dsc02047zx.jpgdsc02048a.jpgdsc02049td.jpgdsc02050lb.jpg

Após isso, com a base da carcaça no chão (ou de cabeça pra baixo, se preferir) fixei com cola quente esse conjunto de coolers em seu interior, pouco acima da base, deixando um espaçamento (gap) para que o ar pudesse entrar por ali e ser sugado pelos coolers para então ser redirecionado para cima. Os conjuntos de fios dos coolers foram passados pelas fendas de uma das laterais da carcaça:

dsc02051om.jpgdsc02052jn.jpgdsc02053nzl.jpgdsc02054s.jpg

Essa base com os coolers foi então colada com cola quente no topo da fonte de PC. O conjunto de fios amarelos (+12V) foi ligado com os vermelhos e os pretos com pretos (terra) e o resto dos outros fios tiveram suas pontas isoladas com fita isolante para evitar curtos acidentais e pregadas na fonte; como já foi dito, um dos fios pretos e o fio verde ligados a um interruptor de sucata compõe o liga e desliga da fonte e consequentemente da caixa de vento.

dsc02065zy.jpgdsc02055e.jpgdsc02057in.jpg

Dois pedaços de papelão com tamanhos entre ao espaço entre os coolers (inclusive) e o topo da geringonça foram recortados e recobertos com fita crepe e colados do modo mostrado abaixo com mais fita crepe:

dsc02058sf.jpgdsc02059jh.jpgdsc02060xc.jpgdsc02061f.jpg

Então uma tela de material sintético foi posta por cima, com uma folga, pra formar uma ligeira depressão, e então fixadas com tela sintética:

dsc02062on.jpgdsc02063h.jpgdsc02064j.jpg

Acho que ficou faltando umas proteções laterais, por cima, mas depois coloco..

Bom, vamos as especificações:
Seguindo as etiquetas de cada cooler usado, vemos que:
12v * 0.35A = 4.2 W
12v * 0.25A = 3.0 W
12v * 0.10A = 1.2 W
12v * 0.30A = 3.6 W

Dando um total teórico de 12 watts de potência..Isso significa que 1 hora de secagem corresponde a 12 Wh (watts-hora) ou 0.012 kWh (quilowatt-hora). No meu estado, provavelmente a energia mais cara do Brasil, cobrado pela CEMIG, para grande parte dos habitantes daqui a energia sai acima de 60 centavos por quilowatt, então supondo este preço, para cada hora de funcionamento da máquina estaremos gastando 0,72 centavo/hora ou 17,3 centavos de consumo energético por dia inteiro funcionando..

Mas no caso real.. Não levamos em conta o consumo da fonte e a ineficiência dos coolers.. Infelizmente meu multímetro da foto (antiga) quebrou e eu estou impedido de fazer medidas, mas vou fazer suposições..
Vamos supor que cada cooler seja uma bosta e gaste 20% a mais de energia do que especificado..
Ou seja, ao invés de 12 watts, gaste ao todo 14,4 watts. Vamos supor ainda que a fonte genérica também é um cocô (e costuma ser; ching ling não dá nem pra confiar nas especificações de corrente de modo algum!) e dissipe 30% da energia que recebe (incluindo perdas resistivas, capacitivas, indutivas, etc além do seu próprio cooler), então vamos acabar tendo de usar 18,7 watts... Arredonde para 20 watts..

20 watts-hora = 1.2 centavo x 24 (1 dia) = 28,8 centavos =~30 centavos...

Ou seja, na pior das hipóteses, estarei gastando 30 centavos por dia inteiro de secagem.. Legal, não? Bem menos gasto que um ventilador..

Paz, luz e muito vento pra galera eheheh

EDIT: tentei, mas não consegui colocar de jeito nenhum as imagens diretamente no post sem ter de clicar nos links.. Como fazer?
 
Última edição:
Eae irmão a mola e grande em? mais e pra um bem maior hehe.
 
Parabéns pelo trampo, ficou muito massa, bem explicado, to querendo fazer um parecido, já testou ele?

Sobre as fotos, você pode enviar uma mensagem pra algum moderador te ajudar, você envia as fotos pra ele, assim ele pode editar o tópico pra você, visto que um membro só pode colocar no máximo 10 fotos em um mesmo post, boa sorte.


Obrigado por compartilhar, Paz e Luz irmão!
 
Última edição:
tupy, obrigado pelos links, vou prestar mais atenção nisto nos próximos tópicos e postagens em geral.. Se eu não me engano você já havia recomendado o photosizer como redutor de tamanho de fotos..Eu baixei este programa. As fotos originais tinham em média 3MB de tamanho quando passaram por este programa ficaram com pouco mais de 1MB, ainda sim inviáveis para envio. Tentei o processo duas vezes mas não reduziu mais, então criei a conta no imageshack pra postar, mas não rolou de aparecer as imagens direto.. Não tem outro programa eficiente pra reduzir tamanho (em arquivo) de fotos?

bolo, InducedComa, valeu! Como ainda não tive meu primeiro flush de cubensis, ainda não testei, mas tenho uma impressão bem positiva de que vá dar certo sim, com potência máxima de 4 coolers, o fluxo de vento é muito forte, sem contar a área que é um pouco maior que 4 vezes a de um tunel de vento convencional usando um cooler só.. Como disse, até coloquei um 'muro' acima do nível da tela, pra nao ter chance dos cogus desidratados 'voarem' pra fora da tela.
 
Eu abro a foto no visualizador de imagens do windows, tiro Print Screen, vou no paint e recorto a foto em tamanho menor. :)
 
Tá ai, vou seguir esta dica, me parece a mais simples.. E o arquivo do paint é bem menor mesmo!

Quando testar efetivamente a caixa do vento, vou postar sua performance aqui, o 'antes', e o 'depois'..
Valeu!
 
Back
Top