Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Fluxo laminar" usando fogo como desinfetante

Imb

Esporo
Cadastrado
26/03/2020
30
4
22
Boa noite a todos
Entrei no site há alguns meses quando fiz minhas primeiras tentativas de cultivo de selvagens que infelizmente não deram certo e eu acabei abandonando o tópico e o site também por desânimo.
Mas esses dias eu fiquei bem animando com novas idéias que os conhecimentos que eu tenho agora me proveram, e uma delas é montar um fluxo laminar utilizando lamparinas como esterelizante do ar.
Imagino que todos saibam sobre a área "estéril" que uma lamparina ou bico de bunsen causam, isso por que o ar que passa pelo fogo é esterelizado. A minha ideia é colocar um tubo sobre uma chama proveniente de uma lamparina e extende-lo para o alto o suficiente para que a fonte de calor não esteja mais esquentando o ar ou a tubulação, nesse estágio esse tubo carregando ar estéril seria direcionado a algum dissipador de calor (como um cooler de pc) e pronto! Em tese um fluxo laminar de ar estéril pronto para ser usado.
Não comecei a construir ainda, quis postar isso aqui para ver se alguém já tentou fazer algo similar antes ou tem alguma ideia para dar certo.

Ps: não sei se esse tópico pertence a aqui mas não soube classifica-lo bem.

Acredito que seja bom colocar algum elemento filtrante para evitar que partículas grandes cheguem ao meio de cultura ou placa de petri (etc, o que estiver sendo trabalhado) até pq há raras formas de vida que sobrevivem a uma flambagem curta.
 
Ideia criativa. Mas, já que você não a fez mesmo... melhor usar a tampa do forno do fogão ligado se for ter um fluxo laminar caseiro 100% funcional.
 
@ExPoro @Imb Vocês estão usando somente glovebox até hoje ? Ou fizeram alguma gambiarra brbr ? Estou desbravando o forum e estudando. Aqueles esterilizadores de ar poderiam ajudar dentro(ou fora, nao sei) na box de inoculação ?
 
@ExPoro @Imb Vocês estão usando somente glovebox até hoje ? Ou fizeram alguma gambiarra brbr ? Estou desbravando o forum e estudando. Aqueles esterilizadores de ar poderiam ajudar dentro(ou fora, nao sei) na box de inoculação ?
Olá, nobre @joaor

Eu uso a tampa do forno do fogão com o fogo aceso do forno. Cheguei até a iniciar uma glovebox, mas nunca terminei, então tb nunca usei.

Minha área de trabalho antes disso era um banheiro higienizado pra isso.
 
Que legal acho que vou tentar usar o forno pra preparar minhas seringas. Já encontrei a água mineral.

Talvez esses dois tópicos possam lhe ajudar com o uso da tampa da boca do forno do fogão e na confecção das seringas, nobre @Turmalina:



:D
 
Back
Top