Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fita para selar petri e contaminação

Lord Demolay

Esporo
Cadastrado
10/04/2021
4
2
25
Salve galera tudo bem?
Meu primeiro post no forum. Sempre gostei de cogumelos e devido a quarentena resolvi tentar cultiva-los em casa.
Comprei uma bandejinha de eryngii no mercado e comecei o processo de clonagem nas placas petri (eu sei q é considerado algo avançado, mas ja tenho esse conhecimento técnico devido a manipulação de leveduras cerejeiras).
Fiz 3 placas petris, sendo uma de levedura para cerveja (selada com fita isolante), e dois com pequenas laminulas de erygii, um selado com micropore e outro com fita crepe. Todas as placas foram feitas da mesma forma, na mesma hora, seguindo os mesmos metodos.

A placa da levedura com fita isolante apresenta bastante condensação e nenhum contaminante.
A placa 1 de cogumelos selada com micropore apresenta media condensação e nenhum sinal de contaminante.
Ja a placa 2 de cogumelos, selada com fita crepe apresenta sinais de contaminação proximo as bordas. Creio ser o bolor alfinete.

48453b01-bc86-4399-b93c-7d04931d2708.jpg3e922977-8eb5-4458-a325-d706078d94d8.jpg

Gostaria da confirmação se realmente se trata de uma contaminação, e de saber como vcs costumam selar as placas de petri que fazem em casa. Infelizmente o parafilme é mt caro.
 
As vezes alguns cogumelos formam bolinhas pretas em ágar mas só as espécies que formam escleródia, mas não conheço esse erynjii pra te dar uma certeza se é o caso.
 
Back
Top