Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

ferrugem na tampa dos frascos

Dingo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/05/2016
135
42
Portugal
boas galera!!!
tenho uma duvida...
comprei uns frascos ( mason jars) para os meus cultivos. entretanto tive que furar as tampas para conseguir inocular os esporos no substrato... acontece que os furos ganharam ferrugem, nao e muita mas a ferrugem esta la... a minha questao e se a ferrugem pode contribuir para a possivel contaminacao do substrato ou nao...?
a uns meses usei os frascos e depois do micelio ja ter tomado metade do substrato micelio parou de crescer e todos os frascos contaminaram :( fiquei na duvida se seria por causa dessa ferrugem ou nao..
peco desculpa se este topico ja existia mas nao encontrei em lado nenhum, obrigado e bons cultivos :)
 
boas galera!!!
tenho uma duvida...
comprei uns frascos ( mason jars) para os meus cultivos. entretanto tive que furar as tampas para conseguir inocular os esporos no substrato... acontece que os furos ganharam ferrugem, nao e muita mas a ferrugem esta la... a minha questao e se a ferrugem pode contribuir para a possivel contaminacao do substrato ou nao...?
a uns meses usei os frascos e depois do micelio ja ter tomado metade do substrato micelio parou de crescer e todos os frascos contaminaram :( fiquei na duvida se seria por causa dessa ferrugem ou nao..
peco desculpa se este topico ja existia mas nao encontrei em lado nenhum, obrigado e bons cultivos :)

Não atrapalha não. Os meus tem pequenas ferrugens tb e tá tudo certo.
Se te incomodar demais, vc pode cobrir a parte de dentro dos furos com microporo, em vez de cobrir a parte de fora
 
Upvote 0
Back
Top