Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fé - O que significa?

ECUADOR: aprecio muito a dedicação ao entendimento do budismo, vejo que não sou o único :D

mais sobre a fé segundo o budismo:
"crer é aceitar o que não sabemos se realmente existe."
"...o ensinamento budista sempre nos convida para "vir e ver", e não vir para crer; convida a abrir os olhos e ver livremente, e não fechá-los, dando ordem a crer".
nos textos budistas encontramos a palavra saddha, que significa "confiança nascida da convicção". o budismo é baseado na visão das coisas pelo conhecimento e compreensão, e não pela fé ou crença cega. a fé surge quando não há visão - visão em todo o sentido da palavra. no momento em que vemos, a crença desaparece e a fé cede lugar à confiança baseada no conhecimento".
"compreender como se vê uma jóia escondida na palma da minha mão. se eu vos digo que tenho uma jóia escondida na palma da mão fechada, a crença surge porque vc não vê. porém, se abro a mão e mostro a jóia, vc ve por si mesmo e a crença se dissipa.

[]´s

Sempre achei a questão do auto poder e do outro poder no budismo interessante.

Alguns preferem confiar na força pessoal. E outros deixam que o Universo os leve.

No fundo em cada uma das escolhas a pessoa tem que exercitar ou se conformar com um pouco do outro lado, embora tenha em mente como o principal aquele que ela escolheu.

A fé exagerada ou total em si próprio me parece coisa chegada a linhas de pensamento tipo "O Segredo".

A fé exagerada ou total em si próprio me parece coisa chegada a linhas de pensamento tipo "O Segredo".

É isso mesmo Equador, já vi uns vídeos sobre "O Segredo", não li o livro e nem vou ler (não rola mais), mas é por aí que eu tenho acreditado, guardada as devidas proporções e limites. Já pensou se todo mundo fecha os olhos neste instante e visualiza que tem um transatlântico e daí um dia cada um viesse a ter um, kkkk, não teria a menor lógica, mas para algumas coisas ainda guardo uma esperança (crença) que seja possível tipo "cura", se livrar/visualizar ocorrências prejudiciais a si próprio, modelagem do caminho que você escolheu seguir, efim, para coisas mais sutis não para bens materiais, como prometem nestes livros, bens materiais eu só consigo com trabalho material.

Estou gostando de conhecer estes conceitos que vocês postaram sobre o budismo, muito reveladores... Qual a ligação do budismo com artes marciais?

Paz e Saúde.

Fé é só uma palavra.

Agora o sentimento é outra coisa, cada um tem o seu e eu duvido que alguem aqui consegue definir um sentimento com palavras, e também cada um aqui tem a sua percepção do mundo, é impossivel esreotipizar a palavra fé, pois isso é ideologia e cada um tem a sua.

Rs.... simples!

Fé é só uma palavra.

Agora o sentimento é outra coisa, cada um tem o seu e eu duvido que alguem aqui consegue definir um sentimento com palavras, e também cada um aqui tem a sua percepção do mundo, é impossivel esreotipizar a palavra fé, pois isso é ideologia e cada um tem a sua.

Rs.... simples!

.... a melhor de todas as respostas neste tópico! :pos:

.

Fé é só uma palavra.

Rs.... simples!

Ora pra que esse tópico então? Vivemos calados com nossos sentimentos.

Por favor fechem o tópico...

----------------
Listening to: Upgrade to DI.fm PREMIUM at http://www.di.fm/premium - Minimal @ www.di.fm
via FoxyTunes

hm eu também já achei uma vez que um tópico deveria ser fechado, porque ele todo estava fragmentado em outros tópicos do fórum... mas hoje reparo que vale a pena sim que todos dêem suas opiniões, apesar de não concordar com muitas... a idéia ao abrir o tópico era pra compilar diversas interpretações sobre uma coisa comum a todo homem...

concordo e interpreto o que o marca disse - e que até já tinha sido dito - como a certeza (ou dúvida) de que a fé é única para cada um. alguns a associam a religiões e mística, outros simplesmente têm fé que não têm fé (e talvez ainda haja quem não a tem mesmo). dá pra ter fé em qualquer coisa nesse mundo... então ela existe, mas de diversas formas, e diferente em cada um.

agora se formos falar 'o que fizeram da fé' e 'para quê fizeram isso', teremos outro tema ( em outro tópico, não quero raptar esse) e outra discussão...

Também concordo com o que o Marca disse, mas é necessário que troquemos ideias sempre, independente do assunto.

Sou totalmente contra esse papo furado que religião e política não se discutem. Tudo é assunto e ver a visão do outro é importantíssimo para o aprendizado e a tolerância.

----------------
Listening to: Upgrade to DI.fm PREMIUM at http://www.di.fm/premium - Minimal @ www.di.fm
via FoxyTunes

agora se formos falar 'o que fizeram da fé' e 'para quê fizeram isso', teremos outro tema ( em outro tópico, não quero raptar esse) e outra discussão...

Vinny você citou exatamente o ponto que não consegui expressar, é exatamente isso que eu quis dizer.

E concordo com você Lys, realmente é um assunto que deve ser discutido, revisto e interpretado, pois só através dessas discussões é que muitos podem adquirir certo conhecimento para se livrar da falsa fé que o vinny citou acima, mas isso é um assunto delicado porque se você se livrar da falsa fé, qual será a verdadeira fé? Dou um braço se alguem dizer que sabe exatamente a verdade suprema, e quem se arrista a dizer que sabe, "eu particularmente" o chamarei de egocentrico, por isso no final das contas a resposta sera sempre 42 ou 48 sei lá não me lembro....rs!

Por isso deixei registrado o maior conhecimento que ja adquiri na minha vida ( e foi atraves de cubies, pra mim se tornou a resposta para tudo, não que eu esteja conformado com isso, mas foi a teoria mais logica que achei) ela é simples e totalmente complexa, e diz mais ou menos assim:

" Tudo na vida é apenas um ponto de vista tudo é relativo ao espectador que vê ou vivencia a cena, pois nada é errado assim como nada é certo, tolo é aquele que tem certeza, não só é um tolo como um cego "

A nossa vida, fé, descrença, anarquismo, trabalho, educação é apenas o que nós vemos e interpretamos, somos o que queremos ser.

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo.

Raul

( lembrando essa é a minha opnião, o meu ponto de vista diante da humanidade e todas as coisas tangiveis e intangiveis que nos rodeia) isso soou um pouco egocentrico, mas é como citei no outro post é dificiul expressar um sentimento com palavras........hehe acho que nem o cara que tem maior dominio sobre a ligua poruguesa consegue, o sentimento só é parcialmente revelado atraves das ações.

Vinny você citou exatamente o ponto que não consegui expressar, é exatamente isso que eu quis dizer.

E concordo com você Lys, realmente é um assunto que deve ser discutido, revisto e interpretado, pois só através dessas discussões é que muitos podem adquirir certo conhecimento para se livrar da falsa fé que o vinny citou acima, mas isso é um assunto delicado porque se você se livrar da falsa fé, qual será a verdadeira fé? Dou um braço se alguem dizer que sabe exatamente a verdade suprema, e quem se arrista a dizer que sabe, "eu particularmente" o chamarei de egocentrico, por isso no final das contas a resposta sera sempre 42 ou 48 sei lá não me lembro....rs!

Por isso deixei registrado o maior conhecimento que ja adquiri na minha vida ( e foi atraves de cubies, pra mim se tornou a resposta para tudo, não que eu esteja conformado com isso, mas foi a teoria mais logica que achei) ela é simples e totalmente complexa, e diz mais ou menos assim:

" Tudo na vida é apenas um ponto de vista tudo é relativo ao espectador que vê ou vivencia a cena, pois nada é errado assim como nada é certo, tolo é aquele que tem certeza, não só é um tolo como um cego "

A nossa vida, fé, descrença, anarquismo, trabalho, educação é apenas o que nós vemos e interpretamos, somos o que queremos ser.

Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo.

Raul

( lembrando essa é a minha opnião, o meu ponto de vista diante da humanidade e todas as coisas tangiveis e intangiveis que nos rodeia) isso soou um pouco egocentrico, mas é como citei no outro post é dificiul expressar um sentimento com palavras........hehe acho que nem o cara que tem maior dominio sobre a ligua poruguesa consegue, o sentimento só é parcialmente revelado atraves das ações.

Falou bunito meu rapaz! Sigo essa filosofia de que nada é certeza, tudo é mutável.

Aquela hora tinha se expressado mal, mas agora tá show!

Me chamando de Lys eu gamo heim. :D

acreditar, eu ainda acredito, tenho fé em um mundo melhor ....
mas não basta só ter fé, é preciso agir ..

'...O conhecimento surge da visão, e a crença é cega. A crença, como tal, é cega. É desnecessário dizer "crença cega" porque crença significa cegueira. Seria uma redundância.

....

E o que é fé?
A fé também é cega, mas num sentido diferente. A fé é cega em sentido diferente porque tem sua maneira particular de ver. Ela não vê através da razão; vê através do coração.

O conhecimento baseia-se na razão. A crença tabém. Conhecimento e crença estão ambos na cabeça. O conhecimento possui olhos enquanto a crença é cega, mas ambos pertencem ao intelecto, à cabeça.

A crença é intelectual. A fé é emocional, intuitiva, do coração. Tem seus próprios olhos, mas não são olhos da razão; parecem-se mais com os olhos do amor. As pessoas dizem que o amor é cego. Ele é, porque não tem olhos racionais. Mas tem seus próprios olhos, e melhores. O coração tem suas próprias razões, e elas são melhores que as razões racionais. Fé é confiança, não é crença. Fé é confiança, amor profundo, amor confiante.

Essa é a diferença. A crença está sempre em alguma idéia ou ideologia. A fé sempre é pessoal. Não está em alguma idéia, mas em alguma pessoa. Trata-se de um caso pessoal de amor, uma profunda confiança. Fé significa fé em alguém. Crença significa crença em algo. Fé é um relacionamento profundo e pessoal. Tem seus próprios olhos, os olhos do coração.

...

A fé é uma experiência muito profunda. A fé não irá separa-lo de ninguém; ela vai uni-lo a alguém. A crença não vai unir você a ninguém; vai simplesmente separa-lo de todo mundo.
Idéias, ideologias provocam divisão. A fé favorece a união.

...

O que é render-se?
Render-se é estar pronto para a fé. Render-se significa ser condescendente, significa permitir que a fé aconteça. Significa estar receptivo, desprotegido, vulnerável, aberto."

Osho - A nova alquimia.

'

O que é render-se?
Render-se é estar pronto para a fé. Render-se significa ser condescendente, significa permitir que a fé aconteça. Significa estar receptivo, desprotegido, vulnerável, aberto."

Osho - A nova alquimia.

É ir num circo e estar preparado pra rir de qualquer piada, por mais sem graca e manjada que ela seja (essa foi Jesus em pessoa que me contou no saudoso dia do totó com tim maia raul e aleister crowley)

'A fé é uma experiência muito profunda. A fé não irá separa-lo de ninguém; ela vai uni-lo a alguém. A crença não vai unir você a ninguém; vai simplesmente separa-lo de todo mundo.
Idéias, ideologias provocam divisão. A fé favorece a união.

Tava tudo lindo até essa parte... Nem a fé nem ideologias. PESSOAS provocam divisões.

----------------
via FoxyTunes

Tava tudo lindo até essa parte... Nem a fé nem ideologias. PESSOAS provocam divisões.

tira um S, e põe um R e N
Persona (do grego: máscara) provoca divisões.

Uma sociedade baseada na comunhão ao próximo é psicodélica, lá a fé acontece, faz acontecer, pq é o que É ;)

morta, vc deu a definição de render-se ou a definição de fé?

se foi de fé, é a melhor definição que já ouvi na vida.

belos conselheiros.

morta, vc deu a definição de render-se ou a definição de fé?

se foi de fé, é a melhor definição que já ouvi na vida.

belos conselheiros.
Render-se enfim nao eh CONFIAR na volta? ou no sucesso da experiencia??
Confianca no eh feh!

tira um S, e põe um R e N
Persona (do grego: máscara) provoca divisões.

Uma sociedade baseada na comunhão ao próximo é psicodélica, lá a fé acontece, faz acontecer, pq é o que É ;)

Desculpa ai Atma, mas não necessariamente uma sociedade psicodélica compartilha de fé como um todo.

Quando quero dizer pessoas, me refiro a indivíduos. Sei que provavelmente o que você quiz dizer é que pessoas que vivem em comunhão comportam-se como um único indivíduo(O grupo), mas isso não é unânime. Portanto prefiro aceitar que a origem da discórdia é o indivíduo que escolhe.

A fé é....
Como a fantasia do folião no carnaval....
Como as perucas brancas dos lords do sec XVII....
Como ter medo de saci...
Como acreditar em papai noel....
Como ouvir eternamente a mesma musica ruim...
Como se apaixonar por personagem de novela...
Como perguntar a raiz quadrada de 3.45467544.3456 pro seu papagaio...

enfim não faz o menor sentido!!!!:luz:

Back