- 08/03/2024
- 231
- 1
- 6
- 24
Este tópico é para discussão geral do Diário "Experiências de um inexperiente - Parte 2". Participe da discussão aqui.
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Opa, obrigado pelo comentário. Tô pensando em investir em uma SAB mesmo, tanto para eficiência no cultivo, quanto para tentativas de clonagem ou culturas líquidas. Ambas situações estão previstas para o meu próximo passo em cultivosMuito bom @GlubGlub !
Eu tenho utilizado a técnica de esterilizar substrato na panela de pressão usando esses sacos, porém só sinto segurança em fazer isso na minha panela grande com aquelas travas laterais.
Panela de pressão não é brincadeira, segurança sempre em primeiro lugar.
Eu opto pela pressão, pois tenho resultados muito mais consistentes. Já tentei o bucket tek, porém sempre contaminava. Pasteurização tem que ficar muito de olho na temperatura, e eu ainda não tenho termômetro culinário.
Atualmente estou com um monotube de P.Envy, utilizando uma cultura líquido que eu imagino estar ''enfraquecida'' pelo próprio processo de senecência mesmo, após muitas replicações. Vamos ver o que vai dar.
Caso queira evoluir suas velas ao ar livre para algo mais profissional, investimentos ''baratos'' envolvem uma caixa para utilizar de SAB (ocupa mais espaço). Ou até mesmo um bico de Bunsen (dá pra guardar na gaveta), ele é uma chama forte vertical, que cria uma área de alta pressão segura e estéril ao redor da chama; em laboratório é muito utilizado para manuseio de placas petri.
Aliás, alguém dica de como fazer os furos da SAB? (Sem o uso de ferramentas). Não tenho as ferramentas que geralmente aparecem nos vídeos de SAB, então tô um pouco perdido em como faria esses furosMuito bom @GlubGlub !
Eu tenho utilizado a técnica de esterilizar substrato na panela de pressão usando esses sacos, porém só sinto segurança em fazer isso na minha panela grande com aquelas travas laterais.
Panela de pressão não é brincadeira, segurança sempre em primeiro lugar.
Eu opto pela pressão, pois tenho resultados muito mais consistentes. Já tentei o bucket tek, porém sempre contaminava. Pasteurização tem que ficar muito de olho na temperatura, e eu ainda não tenho termômetro culinário.
Atualmente estou com um monotube de P.Envy, utilizando uma cultura líquido que eu imagino estar ''enfraquecida'' pelo próprio processo de senecência mesmo, após muitas replicações. Vamos ver o que vai dar.
Caso queira evoluir suas velas ao ar livre para algo mais profissional, investimentos ''baratos'' envolvem uma caixa para utilizar de SAB (ocupa mais espaço). Ou até mesmo um bico de Bunsen (dá pra guardar na gaveta), ele é uma chama forte vertical, que cria uma área de alta pressão segura e estéril ao redor da chama; em laboratório é muito utilizado para manuseio de placas petri.
Usa um pote de plástico redondo pra marcar os 2 furos na caixa com um canetãoalguém dica de como fazer os furos da SAB?