Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Evolução

Bunda

Hifa
Cadastrado
06/04/2014
11
14
28
Salve pessoal do CM, peço licença a vocês, para compartilhar meus questionamentos. Uma vez que não conheço pessoalmente uma só pessoa que se disponha para discutir o assunto comigo, venho recorrer à vocês hehe. Vejamos então onde vamos chegar!

Se a matéria não se cria e não se perde, se transforma, logo toda matéria é eterna, apenas se organiza de formas diferentes.
Assim tendo toda a matéria que formou a Terra se transformado e se reorganizado propiciando o desenvolvimento da vida, que por sua vez se organizou da forma exata para que nossa consciência se manifestasse da matéria que à constitui, penso que podemos nos ver como um só com a Terra e com o Universo, ou seja, nossa consciência é a manifestação da matéria/energia do Universo!
Agora vem a pergunta, por que diabos a matéria evolui?
Ela evoluiu e surgiu a vida, e então a consciência. Seria esse seu produto final?
Teria a matéria se desenvolvido para se realizar? Ter sentimentos?
Ou quem sabe a consciência pode se expandir até se tornar outro universo? Vai saber! O universo que conhecemos poderia ser uma consciência?
Bom, apenas algumas especulações. O que me dizem a respeito?
Espero que a questão tome um bom rumo ! Essa questão me leva a milhões de outras e claro, não deixa de ser aquela velha tentativa de compreender o universo, a vida, a consciência.

PAZ!
 
Agora vem a pergunta, por que diabos a matéria evolui?
O cogumelo pode ter interferido no surgimento da matéria. Não sei como. Apenas para que posteriormente surgisse uma forma de vida com um sistema nervoso onde esse mesmo cogumelo pudesse se autopsicodelizar. Apenas uma viagem minha. :blackalien:
 
Agora vem a pergunta, por que diabos a matéria evolui?

Às vezes sinto que é porque nada está morto, por assim dizer. As energias pulsantes em cada átomo se atraem e se repelem infinitamente. Para compreender a razão por detrás de tudo isso, talvez antes é necessário transcender as nossas atuais limitações humanas.

Ela evoluiu e surgiu a vida, e então a consciência. Seria esse seu produto final?

Não acredito que a consciência seja o produto final. Em comparação com a idade do Universo (ou mesmo da Terra), os humanos surgiram praticamente "ontem".

Teria a matéria se desenvolvido para se realizar? Ter sentimentos?

Pode ser que sim, porque não. Os átomos transcendendo para compreender a si mesmos.

Ou quem sabe a consciência pode se expandir até se tornar outro universo? Vai saber! O universo que conhecemos poderia ser uma consciência?

Depende do tipo de consciência que estamos falando. Um tempo atrás me passaram esse link onde pesquisadores revelaram como os plânctons podem ter uma espécie de grande mente. Da mesma forma, dizem que as florestas também podem ter consciência.
Em escala astronômicas, quem sabe as estrelas sejam os neurônios e os astros menores (como os planetas) sejam os neurotransmissores dessa grande consciência.
 
Agora vem a pergunta, por que diabos a matéria evolui?
Ela evoluiu e surgiu a vida, e então a consciência. Seria esse seu produto final?
Teria a matéria se desenvolvido para se realizar? Ter sentimentos?

Olá Kazu... primeiro parabéns por buscar respostas.. agora você faz parte de um seleto grupo de humanos que tem questionamentos inteligentes. Isso só vai aumentar, por isso nunca desista de buscar respostas pois encontrará todas dentro de você mesmo, estão aí acredite, é só uma questão de tempo.

em segundo, eu concordo 101% com o que o Cosmik sabiamente disse:

Para compreender a razão por detrás de tudo isso, talvez antes é necessário transcender as nossas atuais limitações humanas.

e acrescento: somente é possível "começar" a compreender o universo quando você abandona a sua condição humana. Explico: desde que você nasceu você tem sido "moldado" a pensar de uma determinada maneira. O aprendizado tem uma desvantagem, leva a crer que "é só daquele jeito" que as coisas fazem sentido. Só conhecemos aquilo que existe (óbvio) por isso falta informação para "ligar-os-pontos". (sabia que existem cores que você desconhece?)

Os humanos são limitados por sua realidade. Aprenda a imaginar o inimaginável, considere o irreal e pense em tudo aquilo que NÃO EXISTE PARA VOCÊ. Quando você abandona temporariamente a sua condição humana de pensar, e adota um ponto de vista "extra-terreste", as portas começam a se abrir e os pontos a se unir. Logo uma resposta trás outra pergunta e assim por diante. Abandone tudo o que você acha que faz sentido e lhe parece certo. Pare de querer manter seu instinto de sobrevivência e deixe-se morrer para as possibilidades. Aceite os pensamentos "mais incômodos" como possíveis e a caixa de pandora será aberta.

-------------------

Bem, tudo o que eu disse acima foi só para preparar você.

Eu poderia lhe dar as respostas que você deseja, mas será melhor para você que eu não faça isso.

Abaixo não lhe darei respostas, mas sim apenas 3 perguntas. Espero que você encontre as respostas dentro de você.

Agora vem a pergunta, por que diabos a matéria evolui?

1- "o arranjo"
Existem inúmeros micro-elementos no Universo. Por exemplo a tabela periódica humana, fótons, glúons e bósons seriam apenas uma parte conhecida desses elementos. A união de bilhões desses elementos compõe a matéria pela qual o universo conhecido é formado: pedras, pessoas, gases, etc...
Pergunta: O que seria responsável pela "organização" (arranjo) desses elementos químicos da maneira exata?

2- "a mão e o pano"
Imagine um fundo preto vazio.. você "vê" a forma de uma mão se movendo em baixo de um pano...
... logo você "sabe" que há uma mão mexendo por baixo do pano... não vê a mão mas pelo formato acredita que é uma mão que está lá...
... a mão só aparece porque existe um pano sobre ela, do contrário você não a veria.
... o pano por sua vez só está lá porque existe algo (uma mão) embaixo dele, do contrário ele cairia no fundo preto vazio...
Pergunta: Por que a mão só existe por causa do pano e por que o pano só existe por causa da mão?

3- "o círculo"
Agora imagine um círculo...
Pergunta: Onde o círculo começa e onde o círculo termina?
 
Última edição:
Às vezes sinto que é porque nada está morto, por assim dizer. As energias pulsantes em cada átomo se atraem e se repelem infinitamente. Para compreender a razão por detrás de tudo isso, talvez antes é necessário transcender as nossas atuais limitações humanas.
Que interessante que vc tenha dito isso. Ontem mesmo estava vendo uns vídeos, bem próximos de algumas observações minhas, coisas que eu realmente já tinha pensado.
É mais ou menos assim, uma interpretação da bíblia, do Jardim do Eden. O fundamento é que a energia sexual impulsiona a vida, e da forma como pude entender, até mesmo a evolução. O que diz é que Deus teria as duas energias, feminina e masculina, e criou Adão a sua imagem, então tirou da costela dele Eva, tendo então separado os opostos. Sendo a árvore do conhecimento, o sexo, pense bem, por que Adão se escondeu quando foi chamado por Deus? Porque estava nú!
Não estou dizendo que acredito no que dizem as religiões, mas muitas vezes me parece que há muitas interpretações das fontes sagradas, pois estamos muito distantes do seu tempo e o verdadeiro significado se perdeu. Mas há uma coisa que parece ser comum à todas as religões (dê uma olhada nesse vídeo, ou ao menos nos comentários, eu mesmo n vi o vídeo todo)
E então, não parece fazer sentido? Porque sentimos esta atração pelo sexo oposto e temos essa vontade de nos unirmos em coito? Não é uma tentativa de nos unir novamente? Lembre que a energia do sexo é a energia da reprodução, e nós evoluímos por meio da reprodução, quanto mais vamos nos reproduzindo, mais vamos nos adaptando. Ou seja, será que essa energia que nos atrai ao sexo oposto é o que impulsiona a evolução? E quanto mais nos reproduzimos mais próximos chegamos de nos tornarmos um só? Achei algo para se pensar!

-----------------------
Desde já agradeço a paciência e todos. Mal podem imaginar como é um alivio saber que existem pessoas que estão numa sintonia parecida com a minha, realmente é difícil pra mim conviver com pessoas que eu vejo claramente estão se enganando, e gastando suas vidas se aperfeiçoando em repetir bem uma peça de teatro todos os dias. Por favor não entendam que me sinto superior a ninguém, busco de toda forma eliminar meu ego, mas passei por uma turbulência nos últimos tempos, onde me coloquei como observador numa perspectiva nuca antes imaginada, e assimilei coisas profundas, que não consigo explicar. Acredito que entendam o que estou falando, aquela sensação de compreensão profunda, dificílima de transcrever em palavras. Há poucos para compartilhas esse tipo de experiência, mesmo como o novato que sou, já percebo isso. Então muito obrigado irmãos, muito obrigado, vocês são uma luz para mim.

Windstream peço um tempo para pensar na sua proposta hehe, meus neurônios já estão fritando hoje, outro dia perdido dentro da minha cabeça. Mas até mesmo já pensei nas respostas, muito interessante, anotei tudo já! Mas pelo horário vou me poupar do trabalho de passar isso para um texto organizado. Muita paz para vocês! E muito amor também.
 
Última edição:
[a matéria] evoluiu e surgiu a vida, e então a consciência. Seria esse seu produto final?
Não.
O produto final é o vazio, o universo livre da consciência, e de nós mesmos. Tanto na escala pessoal, quanto na macrocósmica.

Em comparação com a idade do Universo (ou mesmo da Terra), os humanos surgiram praticamente "ontem".
Nós somos um breve, e efêmero, acaso. Pó de estrelas, diga-se, de passagem.

1- "o arranjo"
O que seria responsável pela "organização" (arranjo) desses elementos químicos da maneira exata?

As coisas acontecem e existem por uma razão, e essa razão, geralmente, é a Física. :D
Ou melhor dizendo, a Física é uma boa aproximação de uma descrição do fenômeno responsável por tudo o que vemos, sentimos e somos.

2- "a mão e o pano"
Por que a mão só existe por causa do pano e por que o pano só existe por causa da mão?

O pano existe, e você o vê por algum motivo, que conjectura ser a mão. Não é possível afirmar com certeza que a mão existe, apenas que o pano está lá. Pode ser que o pano esteja se mexendo e tomando forma sozinho, mas isso violaria a lei de causa e efeito. Ou há apenas o pano, e há outra causa que não é a mão.

3- "o círculo"
Onde o círculo começa e onde o círculo termina?
Não começa e não termina, mas isso não significa nada. Nem tudo que começa termina, mas para haver um fim, precisa haver um começo. Também se não houver o início, não há para o quê retornar. E nem tudo o que não termina, ou que termina, volta ao estado inicial - isto é mais a exceção, do que a regra.

Uma coisa posso afirmar, é: que pelo caminho, vamos todos ficar loucos. :roflmao:
 
evolução vem com o tempo
o tempo vem com a vida mundana que cada um vive
não adianta segregar o tempo do tempo de vida
só quem vive sabe o que é o tempo
e vc só evolui com o tempo
e cada tempo é uma evolução

Esse mundo é muito velho, quantas historias, quantas paradas, mas ela só tem valor, se você vier deixando rastros de luz por onde for passando. Os quais servirão de experiência, para quem vem acompanhando a sua pisada. Toda pessoa que pratica o tempo, esta manifestando de uma maneira clara o que tem na sua evolução
 
Última edição:
Back
Top