Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Estes esporos estão contaminados?

natcorsi

Esporo
Cadastrado
15/05/2024
5
2
27
Olá! Há algum tempo eu colhi um cogumelo (não sei exatamente a espécie, ele era bem clarinho quando coli e depois ficou azul) acredito que ele seja mágico, eu guardei esse cogumelo desidratado em um papel dobrado por um bom tempo (talvez 2 ou 3 anos) e recentemente decidi raspar o carimbo dele em água fervida (após esfriar) e guardar na geladeira, depois de 1 mês, o líquido que estava os esporos ficou mais escuro e criou algo branco no fundo, eu não sei se isso é uma contaminação ou se é normal.
Este negocio branco, se mistura com a água quando eu mexo o copo.

Alguém sabe me dizer se este líquido está bom para fazer uma germinação ou se está contaminado?

Obrigado pela atenção, pois sou iniciante no assunto.

(Obs.: eu tentei fazer todo o procedimento com os materiais esterilizados em uma panela no fogo com água fervendo)

Anexos

• IMG_20240515_193952460.jpg
    IMG_20240515_193952460.jpg
    482.3 KB · Visualizações: 8
  • IMG_20240515_193947512.jpg
    IMG_20240515_193947512.jpg
    801 KB · Visualizações: 7
  • IMG_20240515_193812326.jpg
    IMG_20240515_193812326.jpg
    830.5 KB · Visualizações: 8
  • IMG_20240515_193732005.jpg
    IMG_20240515_193732005.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20240515_193705903.jpg
    IMG_20240515_193705903.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 10
Esporos já não são limpos por natureza. Quando a gente cultiva cogumelos devemos priorizar a máxima esterilidade nos processos.

Recomendo que você faça leituras sobre cultivo básico, como o que é PF TEK, como fazer uma seringa de esporos, o que é importante saber para evitar contaminações.

Pelas fotos é difícil identificar, com certeza tem crescimento de algo ali. Mas você nem sabe de que cogumelo você tirou esses esporos. Melhor sempre começar com uma genética mais confiável.

Minhas soluções de água + esporos não costumam mudar de cor nem germinar. Guardo seringas de esporos na geladeira.

Última edição:
Esporos já não são limpos por natureza. Quando a gente cultiva cogumelos devemos priorizar a máxima esterilidade nos processos.

Recomendo que você faça leituras sobre cultivo básico, como o que é PF TEK, como fazer uma seringa de esporos, o que é importante saber para evitar contaminações.

Pelas fotos é difícil identificar, com certeza tem crescimento de algo ali. Mas você nem sabe de que cogumelo você tirou esses esporos. Melhor sempre começar com uma genética mais confiável.

Minhas soluções de água + esporos não costumam mudar de cor nem germinar. Guardo seringas de esporos na geladeira.
papo reto, deixei esporos num copo de agua ultra purificada na geladeira tapado com paple aluminio e vedado com fita micropore, passou mais de semanas e somente os pontinhos pretos ficaram ali de boas, nada cresceu

papo reto, deixei esporos num copo de agua ultra purificada na geladeira tapado com paple aluminio e vedado com fita micropore, passou mais de semanas e somente os pontinhos pretos ficaram ali de boas, nada cresceu
Vlw! O meu eu também coloquei em um copo que foi esterilizado, a água fervida e depois tampei com plástico filme, ficou 1 mês na geladeira mais ou menos, por isso achei estranho ter criado esse negócio branco, eu deixei fora e não parece ter evoluído. Mas é uma pena estar contaminado :(

Vlw! O meu eu também coloquei em um copo que foi esterilizado, a água fervida e depois tampei com plástico filme, ficou 1 mês na geladeira mais ou menos, por isso achei estranho ter criado esse negócio branco, eu deixei fora e não parece ter evoluído. Mas é uma pena estar contaminado :(
cara, toda experiência é valida, se eu fosse tu eu iria inocular e isolar, só pra ver no que vai dar

cara, toda experiência é valida, se eu fosse tu eu iria inocular e isolar, só pra ver no que vai dar
Sim, de qualquer forma eu vou inocular para ver o que nasce, depois de alguns dias fora da geladeira, começou a nascer uma bolinha branca grudada em algumas lascas do carimbo.

Anexos

• IMG_20240519_111715132.jpg
    IMG_20240519_111715132.jpg
    469.2 KB · Visualizações: 3
Back