Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

esterilizando o substrato

Bisteka

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/02/2009
4
57
35
galera. hoje fui tentar fazer o meu primeiro cultivo de cogumelos com um amigo.
preparei a seringa ontém [espero que não contamine, como foi minha primeira vez demorei um pouco].
o objetivo de hoje era preparar os bolos de substrato, esterilizar e inocular.
preparamos 3 copos de whisky, tudo certinho até ae..
e então começaram as dúvidas:
fomos colocar na panela de pressão, mas não sabíamos o quanto de água colocar.
pesquisei e vi que uns 2/3 da panela era uma boa quantidade. quando fomos colocar os potinhos dentro, eles boiavam. Oo'
decidimos tentar assim mesmo, já que eles quase tocavam o fundo da panela.
vimos em alguns lugares falando pra deixar por 1 hora e meia no fogo, outros 1 hora apenas.. e a gente cagando de medo daquela panela cheia de vidros e água fervendo HUASHUAHA.
fechamos a porta da cozinha e deixamos lá. o máximo que podia acontecer era explodir bem longe da gente..
e enquanto a gente tocava um violão pra esquecer o fato de que tinha uma BOMBA na cozinha, lá pelos 35/40 minutos no fogo, começamos a ouvir uma barulheira!
corri lá e tava saindo água pela válvula! MOMENTO TENSO: entrar na cozinha pra desligar o fogo. sai correndo me defendendo com uma caixa de papelão [BELA proteção] e desliguei. ainda não sei o resultado porque não tive coragem de abrir ainda, vou esperar mais do que a 1 hora prevista para esfriar, mas imagino que os copos devam ter explodido ou sei lá, já que agora vi que não era só água que saiu, mas a mistura também.

alguém poderia me dizer o que fiz de errado? os copos não deveriam estar na água? a panela tinha que ficar menos tempo? ou sei lá..
bom.. vivendo e aprendendo né? hahahaha.

desculpa pela bíblia ae galera, e muito obrigado pela ajuda.
 
você deveria ter colocado um pano no fundo da panela para os vidros não baterem um no outro evitando assim que os mesmos rachem ou quebrem como no seu caso:pos:
bom eu acho que você so errou nisso mesmo e boa sorte na sua proxima tentativa:D

PAZ I MUITA LUZ
 
i a panela não vai explodir do nada na sua cosinha a não ser que ah vermicolita tape a saida de pressão do pino da panela mas ate la você vai perceber que tem alguma coisa errada...
 
biolouka trapalhete.
eh a 5 ou 6a vez q dá alguma cagada.
tenta prestarr mais atençao nos seus procedimentos ou arrumar alguem pra TE ajudar.
 
Back
Top