Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterilizando meio de cultura líquida

jaymemartins

Hifa
Membro Ativo
10/02/2019
170
8
Boa noite. Eu tenho potes de pp5 com lacre e gostaria de saber se funcionaria a esterilização no microondas.
Minha ideia era colocar água de coco dentro do pote, lacrá-lo, e deixar no microondas por 15-30 minutos.
 
Boa noite. Eu tenho potes de pp5 com lacre e gostaria de saber se funcionaria a esterilização no microondas.
Minha ideia era colocar água de coco dentro do pote, lacrá-lo, e deixar no microondas por 15-30 minutos.

Não sei se precisa de todo esse tempo no micro-ondas.

Se comprares água de coco em caixinha já vem esterilizado.
 
Não sei se precisa de todo esse tempo no micro-ondas.

Se comprares água de coco em caixinha já vem esterilizado.
Que vem esterilizada eu sei, mas meu medo é na hora de passar pro pote de plástico estar aberto para contaminantes.

EDIT: Acabei de ver um post muito bom sobre CL em água de coco acho que vou realmente adotar e tentar esterilizar por 10-20min já que 30 é um exagero
 
Que vem esterilizada eu sei, mas meu medo é na hora de passar pro pote de plástico estar aberto para contaminantes.

EDIT: Acabei de ver um post muito bom sobre CL em água de coco acho que vou realmente adotar e tentar esterilizar por 10-20min já que 30 é um exagero

Entendi, realmente ar não filtrado é algo a se preocupar ao fazer uma cultura líquida.

Mas acho que com uma SAB e um pote esterilizado daria jogo.
 
Mas acho que com uma SAB e um pote esterilizado daria jogo.
Cara comprei dois potes de vidro (menos de 200ml cada) e fui esterilizar no microondas agora, UM DOS COPOS TRINCOU EM 3 MINUTOS, o outro está SUPER QUENTE, deixei ele enrolado em um papel toalha e estou esperando esfriar, antes de colocar a agua de coco eu coloquei alcool 70 dentro e balancei os potes, depois sequei tudo até não ter mais cheiro de álcool, a temperatura aumentou muito em pouco tempo (pois a concentração de água era muito grande)

Vou ver se dá pra brincar com esse sobrevivente.
 
Última edição por um moderador:
Cara comprei dois potes de vidro (menos de 200ml cada) e fui esterilizar no microondas agora, UM DOS COPOS TRINCOU EM 3 MINUTOS, o outro está SUPER QUENTE, deixei ele enrolado em um papel toalha e estou esperando esfriar, antes de colocar a agua de coco eu coloquei alcool 70 dentro e balancei os potes, depois sequei tudo até não ter mais cheiro de álcool, a temperatura aumentou muito em pouco tempo (pois a concentração de água era muito grande)
Vou ver se dá pra brincar com esse sobrevivente.

Vi uns relatos na internet que usam 5 minutos na potência máxima, ou 3 minutos esperam esfriar e mais 3 minutos.

Eu fui esterilizar placas de Petri de vidro no micro-ondas com aproximadamente 25 ml de água dentro e tive que esperar esfriar.
 
Última edição:
Vi uns relatos na internet que usam 5 minutos na potência máxima, ou 3 minutos esperam esfriar e mais 3 minutos.
Eu manti apenas a esterilização do microondas e vou te falar, estou muito satisfeito.
(Os pontos pretos são esporos)
22E9764B-3541-4D8D-9F87-4DC66B52803C.jpeg
Eu fiquei com muito medo de dar errado mas pelo visto tive assepsia suficiente para conseguir fazer, eu não fiz furos no frasco e fiquei com receio de ficarem sem oxigênio. Da proxima vez vou fazer ainda melhor!
 
Eu manti apenas a esterilização do microondas e vou te falar, estou muito satisfeito.
(Os pontos pretos são esporos)
View attachment 105998
Eu fiquei com muito medo de dar errado mas pelo visto tive assepsia suficiente para conseguir fazer, eu não fiz furos no frasco e fiquei com receio de ficarem sem oxigênio. Da proxima vez vou fazer ainda melhor!

Recentemente fiz uma CL bem parecida com a sua. Porém esterelizei o pote de vidro na água fervente por uns 20 minutos, assim que retirei da água tampei e deixei esfriar. Após frio, utilizei meu ambiente estéril (box do banheiro kk) para inocular a CL. Usei água de coco como meio nutritivo e outra CL que eu já tinha para fazer a inoculação. Não fiz furos na tampa do pote de vidro, então tive que abri-lo para inocular, apesar disso também não tive problemas com contaminação, o micélio cresceu bonito e saudável. Após alguns dias de crescimento do micélio inoculei os bolos e ele está se desenvolvendo bem. Porém a CL que sobrou no pote fermentou no dia seguinte a inoculação dos bolos. Creio que o problema tenha sido abrir o pote.
 
Back
Top