Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterelização de substrato no forno?

Bolha

Cogumelo maduro
Membro Ativo
27/10/2009
99
48
34
Eu vo começa meu cultivo daki 2 semanas, e quero comprar akeles potes de bicoito de 1L ou potes de sorvete. Mas minha panela de pressão é pequena e cabe apenas 1 pote (qualquer 1 deles), e é phoda dexa cada pote por 1 hora no gás direto. :confused:

Ja pensei em usar o microondas mas pensei em uma coisa mais tensa, fazer a esterelização no forno com todo substrato misturado já em uma tijela com mais agua. E depois colocar todo substrato dentro dos potes em cima da tampa do forno (ja que é tb usada como lugar para inoculação)

Claro ki fazendo por exemplo 5 potes ou até mais :eek:

Alguem ja fez isso? É seguro contra contaminações (ja que a tampa estara quente e fará o ar subir evitando cair contaminações)?

Enormes chances de contaminar ...

Fazendo bolos ou casings você pde esterilizar o substrato em copos de requeijão, são de 200 g, pequenos, resistentes a panela de pressão e cabem muitos na panela.
Material esterilizado é super vulnerável a contaminações, por isso deve ser evitado qualquer contato mesmo rápido e mínimo com o ar.

se tem chance de contamina ou nao
nao sei mas nao facilite o mesmo
acho que nao vale muito apena nao
mas se vc achar diferente
vai que vai com fé....

Vlw por todas as respostas, mas para falar bem sinceramente ja sabia oque iam responder:rolleyes:

Gostaria muito de cultivar mais de um pote ou um bem grande:D mas seria muito caro colocar 1 pote de 1L por vez em uma panela de pressão direto no gás, sendo qui gostario de 3 a 5 pots (isso vai dindin galera)

Mas Mauricio se falo dos copo de requeijão de 200ml, mas sempre falam de copos 300ml de whisk. Mas o cultivo vai render sendo tão poucos ml? Pq não consigo imagina um copinho crescendo braços e consiguir se sustentar, pela peso e inclinação em que alguns cogus fazem. Ajuda eu nessa duvida ja que vcs tem exp.:pos:

Não se preocupe com essa questão da sustentação dos cogumelos.

O cultivo com copos de 200 ml dá certo sim.

Bolha,pra vc quer ta começando: esqueça faser o substrato nesse pote de 1L

é melhor vc faser 6 copos de 300 ou 200 ml
doque faser 3 de 1L,vc vai ter mas chances de sucesso fasendo mas copos pequenos doque faser menos copos grandoes :!:

Nao se preucupe que os copos de 200 ml dao um bom rendimento de cogumelos.

Ja fiz um mini bolo num copo de 100 ml uma vez, e deu um flush absurdo :eek:

até pelo fato de ser um litro de substrato
vai demora de mais pra coloniza
facilitando contaminaçao
os copinhos dao certo sim
testado e aprovado
caso vc ache que a produtividade
será pequena
podera fazer uma casing
com muita cautela cogumelos multiplicados
mas confesso que fumentou meu enterece
imagina só
um bolo de um litro frutificando
vish
explosao cogumelistica
mais é muita ambiçao
os copinhos
já me proporcionam
o quanto preciso
o neuro boto essa idéa em pratica

tem um tópico do neuro falando sobre isso
mas a esterilizaçao dele é em panela de pressao

um conselho que eu te dou
vai de vc seguilo ou nao
a minha vó faiz um doce de abobora
bom pra cacete(que saldade do teu doce vóóó)
pra nao gastar gas
ela faiz uma foguera no quintal de casa
e coloca uns tijolos
pra apoiar o panela
entao fica o doce o dia intero no fogo
e nao gasta um centavo com gas
mas a panela fica preta
mais é só lava que ta novo...

tem um tópico do neuro falando sobre isso
mas a esterilizaçao dele é em panela de pressao

um conselho que eu te dou
vai de vc seguilo ou nao
a minha vó faiz um doce de abobora
bom pra cacete(que saldade do teu doce vóóó)
pra nao gastar gas
ela faiz uma foguera no quintal de casa
e coloca uns tijolos
pra apoiar o panela
entao fica o doce o dia intero no fogo
e nao gasta um centavo com gas
mas a panela fica preta
mais é só lava que ta novo...

Ensina pra sua avo o que a minha faz:

Ela faz um barro com sabao e passa na panela toda por fora ANTES de botar na fogueira.
quando acaba de cozer, ela lava esse barro com mangueira e fica facinho (nem precisa arear!)
:D

vish
explosao cogumelistica
mais é muita ambiçao

Foi com ambição qui o homem chegou a lua e construiu prédios ki arranham os ceús;)

Mas ja pensei aki comigo e com uns parcero, vo faze com copos de whisk 300ml e estereliza eles na panela mesmo... mas vo faze 1 pote de 1L no microondas (quero ve se da certo):)

Tb quero faze um cultivo (ñ sei o nome) assim https://teonanacatl.org/threads/cultivo-absurdo.4500/ ,pq axei muitoo lokoo"

Vlw ae galera, quando começa o meu cultivo posto aki:rollees: vlw!

+uma coisa, mostadelo, posta teu post nº4000 aki xD!

Última edição por um moderador:
D mas seria muito caro colocar 1 pote de 1L por vez em uma panela de pressão direto no gás, sendo qui gostario de 3 a 5 pots (isso vai dindin galera)

Começar com potes e cultivo pequenos é por economia mesmo, porque é grande a chance de não acertar na mosca logo de cara, então a perda de material é menor.

To sussi mauricio:pos: andei pensando agora nisso, quão mais alto se escala maior o tombo. Optei faze akilo do post acima mesmo, por muitas coisas, mas vlw;)

Back