Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esterco coletado em frutificação pode continuar colonizando?

Opiwarã

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2011
44
41
Estou testando aquela ideia de trazer esterco colonizado para casa pra tentar a frutificação. No domingo, dia 10/02, coletei uma bosta na qual estavam nascendo alguns Panaeolus Cyanescens, e coloquei-a em um balde vedado com touca de banho. Por baixo e por cima coloquei uma camada de esfagno umedecido.

Como vocês podem ver, tem dois cogumelinhos nascendo, mas o esterco e o esfagno agora estão tomados por um véu branco. Será que é o micélio do cogu, ou um contaminante? Nunca tinha visto um micélio "sair" do bolo de esterco.
DSCN0961.JPGDSCN0962.JPGDSCN0968.JPGDSCN0972.JPG
 
Sim, já tinha visto esse tópico. Eu só queria confirmar se a substância branca da foto é realmente micélio; mas alguém no shroomery já confirmou que é micélio de Pans Cyans. Agora uma outra pergunta me veio à cabeça - seria possível juntar diversas bostas e completar com pó de fibra de coco pra fazer um grande cultivo outdoor? Os micélios dos vários bolos iriam se juntar em um só? Essa parte genética dos fungos é bastante confusa para mim
 
Sim, é possível fazer um spawn com qualquer substrato colonizado. Mais para ter frutos(cogumelos) é necessário pesquisar sobre a especie de cogumelo que você deseja cultivar, no seu caso os Panaeolus Canescens. Seguindo os cuidado necessários e usando o substrato certo, você tera uma boa chance ;)

Em anexo são dois pdf que possa te dar uma noção do que fazer, os pdf se trata de P. Azurencens, porem o procedimento são praticamente os mesmo.. Os Panaeolus são amantes de esterco e palhas, quanto o azurescens são amantes de serragem e palhas..

Outra ótima referencia que se encontra em nosso diários de cúltivo é do nosso amigo KarapanA
https://teonanacatl.org/threads/panaeolus-canescens-brasil-selvagem.7645/

Pesquise aqui no fórum ou no google sobre a especie.. temperatura de colonização / frutificação, substrato, etc.. e segue o procedimento de spawn que você tera sucesso.

Boa sorte! :)
 

Anexos

  • spawn-factory-by-just-do-it-eng-12.pdf
    779.8 KB · Visualizações: 11
  • spawn_generator_english.pdf
    1.4 MB · Visualizações: 93
Última edição:
o micélio selvagem deve ser muito mais resistente a invasores creio eu, seria bem interresante fazer um canteiro(out grande) com varias bostas colonizadas de pans e cubs e usalas como spawns, quem sabe na proxima caçada eu não trago umas pra testar...
 
Mortandello, to ligado que são Pans, mencionei desde o primeiro post, hehe

Mago, não sei se o micélio selvagem é mais resistente, mas constatei empiricamente que pode ser complicado manter o estrume em um terrário indoor (fiz isso pq estávamos meio sem chuvas por aqui) - como há partes não colonizadas do bolo, o Trichoderma pode acabar aparecendo, como vocês verão a seguir. Talvez o melhor seja só abrir o terrário pra abanar fora de casa, onde é menos provável a presença de esporos do demônio verde

Ah, fico com mais uma pergunta - qual é o ponto ideal de colheita dos Pans? Reparei que alguns abrem o chapéu mesmo sem ter alcançado uma estatura muito grande, é correto presumir que eles deixam de crescer a partir desse ponto?

A seguir, fotos do balde cinza (que contaminou), do balde roxo (até agora parece ok, já teve um flush de apenas um cogu e agora tem mais três pins) e do que eu já colhi até agora.
DSCN0974.JPGDSCN0976.JPGDSCN0977.JPGDSCN0979.JPGfoto.JPGfoto (2).JPG
 
tente coletar carimbos!
o ponto da colheita é você quem escolhe, vai depender dos teus objetivos, somente consumir, coletar esporos, etc;
 
Back
Top