Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esporos de comestiveis

Sim, é possível carimbá-los, mas depois o problema será encontrar um inóculo estéril, porque esses cogumelos provavelmente foram expedidos por todo o país e provavelmente eles vão estar cheio de contaminantes. Então o método mais eficiente seria cloná-los. Recomendo que compre a espécime mais fresca, e se possível orgânica.
 
Bem, tentarei tirar algum carimbo. Bastaria apenas deixa-los em repouso sobre uma folha de papel alumínio dentro de um pote protegido, certo?
No caso eu devo tb clonar usando o método do papelão (enquanto ainda n arrumo os ingredientes para placas e CL).
 
Bastaria apenas deixa-los em repouso sobre uma folha de papel alumínio dentro de um pote protegido, certo?

Isso. Mas algumas espécies produzem esporos brancos, o que torna difícil visualizá-los no papel alumínio. Aliás, qual espécie você está pretendendo carimbar/clonar?
 
É possível fazer um carimbo de esporos com cogumelos frescos adquiridos em mercados?

Você deverá procurar cogumelos maduros.
Algumas especies tendem a ficar fibrosas e menos saborosos quando maduros por isso são colhidos antes de esporularem.

Para se obter o fungo desejado deverá ser submetido a um processo de isolamento em placas Petri.

Talvez seja mais facil você tentar uma clonagem como o caro @Cosmik citou antes de realizar o corte faça a assepsia externa do cogumelo com alcool 70 (mergulhando o cogumelos em alcool)

Não é aconselhavel fazer cultura liquida ate que seja feito um isolamento.

Vai na fé irmão e posta ai os resultados:)



 
Eu to aqui tentando carimbar um champignon que achei com o veu rompido, mas acho q nem rolou nada :/
Pelo visto é daqueles que é colido muito imaturo. Será que no caso de shitake e shimeji rola?

Eu devo começar a tentar clonagem assim que montar minha GB, pretendo fazer e até embutir uma lampada UV pra esterilizar o ambiente interno e instrumentos. :)
 
Olha a quantidade de esporos que solta, com ctza da pra carimbar. nesse primeiro vídeo, aos 26 segundos aprox. da pra notar o ''vento'' q o cogu produz pra transportar os esporos

 
Back
Top