Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Esporos aglomerados - será que está tudo ok?

Zoint

Hifa
Membro Ativo
13/06/2016
52
8
53
Lisboa
Olá maravilhosa comunidade!

Estou para iniciar breve um cultivo de Albino B+. Tenho os esporos suspensos em água mineral. Devo de dizer que já tirei numa ocasião anterior esporos deste lote e tudo correu bem.

Agora estou hesitante, quando agito o frasco onde tenho estes esporos encontro. Nem sei como descrever e por esse motivo envio fotos... um, ou vários, aglomerados de esporos que têm uma substância viscosa que os mantém juntos/colados... Que significado isto tem?

Posso ainda assim inocular a partir desta mistura? O que são esta espécie de bolsas?

Grato

20161023_084055.jpg 20161023_084416.jpg
 
Última edição por um moderador:
Quanto tempo que esses esporos estão ae parados? Estava na geladeira? É normal os esporos agrupar desta maneira quando fica um bom tempo parado, especialmente na geladeira e com uma boa quatidade de esporos. Tenta balancar bastante para ver se os esporos separam. Imagino que dessa solução você vai usar uma seringa para extrair e inocular seus substrato, faz a transferencia para a seringa e se continuar pregados, da uma chacoalhada boa na seringa.
 
Última edição:
Quanto tempo que esses esporos estão ae parados? Estava na geladeira? É normal os esporos agrupar desta maneira quando fica um bom tempo parado, especialmente na geladeira e com uma boa quatidade de esporos. Tenta balancar bastante para ver se os esporos separam. Imagino que dessa solução você vai usar uma seringa para extrair e inocular seus substrato, faz a transferencia para a seringa e se continuar pregados, da uma chacoalhada boa na seringa.
gldtn,

Obrigado pela tua resposta.

Estes esporos estão assim à 2 meses e estão na parte do frigorífico que faz menos frio: 8 graus
Realmente tem um carimbo inteiro de um chapéu de tamanho considerável.

Sim, vou utilizar parte numa seringa. Vou seguir os teus conselhos

Valeu!
 
Última edição por um moderador:
têm uma substância viscosa que os mantém juntos/colados... Que significado isto tem?

Se realmente é uma substancia viscosa, pode indicar contaminação bacteriana ou colonia de ameba.

Estes esporos estão assim à 2 meses
Para guardar esporos em suspensão por tanto tempo precisa ter uma água estéril de qualidade. Se você achar uma loja de produtos químicos para laboratório, procure por água destilada, se não encontrar vá numa farmácia ou loja de departamento médico, e peça agua para injeção. É o tipo de agua mais pura e confiável que você pode achar.
 
Back
Top