Lycoperdon Perlatuns=Lycoperdon echinatum =comestíveis
(A-134=Lycoperdon sp de cerne branca) é marrom por fora mas é todo branco por dentro, mesmo já mole e bem grande. Quando encontrei já tinha várias lesões de roeduras por insetos ou animais e cheio de ácaros se alimentando nela(na base). O que reforça sua comestibilidade e atratividade ao consumo.
Quanto ao tamanho, penso que é considerávelmente graúda e vale a pena reproduzí-lo em grande escala.
Achei 2 no dia 15-01-2009 e 3 no dia 25-02-2009
Encontrei esta em Ivoti-RS-Brasil
Achei mais outros 5 tipos diferentes de Lycoperdon perlatuns, mas esses são muito miudinhas e escuras por dentro,mesmo durinhas. Dizem que são também comestíveis, mas acho que são insignificantes.
Exceto:
A (A-133 I) que é pequena mas é branca por dentro.
Quem quizer mando
esporos em envelope, para os 10 primeiros que me pedirem, ou proponho troca na negociação.
Lycoperdon echinatum (comestível)
Relatório dos testes para (A-134):
A-134 Lycoperdon echinatum = equinatum(comestível = medicinal=revigorante cerebral?)
Índios Norte-americanos usam para cerimõnia religiosa?
15-01-09 encontrado 2 exemplares
25-02-09 encontrado 3 exemplares
Na mata mista de eucaliptos e nativos.
localidade = Ivoti-Rs-Brasil
Cerne branca e esponjosa.
Apresenta lesões de roeduras de insetos ou animais(crateras e túnelzinho rescente).
Fragrado um cascudinho dentro do túnelzinho de roedura rescente, fugiu e caiu e desaparesceu na relva, por isso não pude fotografá-lo.
Tem também dezenas de ácaros na superfície externa, na base do cogumelo.Estariam se alimentando?
Relatório de testes de comestibilidade:
Após lavado (2 exemplares), descascado (que sai fácil puxando pele com os dedos),picado com faca em pedacinhos e fervido em canequinha com 100 ml de água,aproximadamente 3 min.de borbulho.
Coado líquido e separdo em outro copo.
Já que parece não ser venenoso,pegado 10ml do líquido e misturado com leite condençado, foi dado para 3 gatos, que lamberam tudo do pirex, com vontade.
Observado por 12 horas e não apresentou,nos gatos,nenhuma reação, nem mesmo distúrbio gastro-intestinal.
No meio dia do dia seguinte, preparei uma sopa (de pacotinho instantãneo=Vono) com o líquido restante, que havia guardado na geladira, completando com mais água quente, até 300ml.
Sabor e aroma discreto igual aos pleurotus, ou um pouco mais forte e discreta picância.Talvez fique melhor se temperado com órégano,óleo de gergelim e óleo de oliva extra-virgem, em outro tipo de prato.
Não tive nenhuma reação.
Os cogumelos picados,que ficou depois de ter coado,coloquei em omelete, misturado com presunto,queijo,cebolinha verde,um ramo-ponteira de amaranto,tudo bem picado, que foi para dentro de pães de sanduiches e prensado em sanduicheira elétrica.
Não tive reação nenhuma ou por impressão minha, pareceu-me dar sensação de revitalizar do cansaço ,desânimo e sono. Acho fiquei com sensação bem estar e desperto.Pode ser impressão.Vou precisar repetir, se acontecerá novamente, mas não tenho nenhum exemplar, sobrando.Vai ficar para próxima vez.