Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Erva Mate para substrato (tvz bulk?) Alguém já testou?

Faceiro

:)
Membro Ativo
23/09/2011
179
59
Porto Alegre
Olá Pessoal,
Dei uma pesquisada e vi alguns comentários mas nada de concreto a respeito.

Alguém já testou a erva mate para substrato para cubensis ou algum comestivel? Sei que se utiliza muito a borra de café para comestíveis, mas eu estava ontem divagando sobre a vida e pensei que tvz a erav mate já usada, depois de esterelizada ou pasteurizada poderia funcionar para alguns tipos de cogumelos pois é praticamente folhas secas. Talvez até o fato de ter sido "lavada" algumas vezes pela água quente do chimarrão ajude a eliminar contaminantes.

Minha idéia não é só cultivar cubensis e ainda quero fazer mais uns testes com PF antes de me aventurar por outros métodos, mas enfim, é sempre bom saber de antemão.

Então alguém usou? Se ninguém usou, alguém tem alguma opinião a respeito?

Agradeço a opinião de vcs
 
Então alguém usou? Se ninguém usou, alguém tem alguma opinião a respeito?

Não me lembro de algum cultivo com erva-mate. Talvez alguém se lembre.

Mas, teste e poste os resultados.
 
Eu estou pensando em usar as ervas que sobram de outros chás (mate, melissa, camomila, erva-doce, etc) para o cultivo, mas apenas como aditivos ao substrato, não como o grosso do substrato em si.

De qualquer forma acho que será necessária uma correção de PH, pois a maioria dos chás, frutas etc. são um tanto ácidos.

Para isso estou juntando também as cascas de ovo, devidamente despeladas.

Um amigo consegui 100% de sucesso com borra de chimarrao esterelizada.
 
Eu estou pensando em usar as ervas que sobram de outros chás (mate, melissa, camomila, erva-doce, etc) para o cultivo, mas apenas como aditivos ao substrato, não como o grosso do substrato em si.

De qualquer forma acho que será necessária uma correção de PH, pois a maioria dos chás, frutas etc. são um tanto ácidos.

Para isso estou juntando também as cascas de ovo, devidamente despeladas.

Pois é, eu pensei nisso do ph tb, tava até dando uma pesquisada pra ver se tinha algo sobre o ph do mate.

Acho legal a ideia de tentar usar "sobras" de casa... barato e ecologicamente correto :) não sabia desse esquema da casca de ovo pra ajustar o PH.. vou pesquisar mais sobre o assunto.

valeu!
 
O fungo do bolor adora, resta saber o cubensis. Eu esqueço a erva na cuia as vezes, em 2 dias já tem o bolorzinho lá, feliz na sua estética.
 
O fungo do bolor adora, resta saber o cubensis. Eu esqueço a erva na cuia as vezes, em 2 dias já tem o bolorzinho lá, feliz na sua estética.
Pois é, às vezes mesmo limpando a chi se ela ficar parada muito tempo acaba mofando. Vou fazer o teste assim q conseguir e postarei o resultado. Pensei até mesmo em usar umas cuias velhas pra tentar shitake que gosta de madeira.

Enfim, um dia eu tento ;)
 
Tem uma dissertação titulada: "PRODUÇÃO DO COGUMELO COMESTÍVEL Pleurotos ostreatus EM RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO SUBSTRATO EXAURIDO VISANDO SUA UTILIZAÇÃO COMO FERTILIZANTE ORGÂNICO"
Onde o autor concluí: "É possível a utilização de serragem de Pinus spp, resíduo de infusão de ervamate na produção de Pleurotus ostreatus (CCB 108). • Todas as combinações dos resíduos utilizados proporcionaram taxas equivalentes na produtividade de cogumelos, podendo ser utilizados em produções comerciais. Apenas a serragem de Pinus spp. não deve ser utilizada isoladamente, devido a baixa produtividade. "
Tem uma dissertação titulada: "PRODUÇÃO DO COGUMELO COMESTÍVEL Pleurotos ostreatus EM RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO SUBSTRATO EXAURIDO VISANDO SUA UTILIZAÇÃO COMO FERTILIZANTE ORGÂNICO"
Onde o autor concluí: "É possível a utilização de serragem de Pinus spp, resíduo de infusão de ervamate na produção de Pleurotus ostreatus (CCB 108). • Todas as combinações dos resíduos utilizados proporcionaram taxas equivalentes na produtividade de cogumelos, podendo ser utilizados em produções comerciais. Apenas a serragem de Pinus spp. não deve ser utilizada isoladamente, devido a baixa produtividade. "
Só esse "resíduo de infusão de ervamate" foi obtido em indústria e não deve ser o mesmo que em casa...
 

Anexos

  • D - EDSON KENJI KOHARI.pdf
    3.3 MB · Visualizações: 3
Back
Top