Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Envenenamentos

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
40
Curitiba-PR
Boa tarde, senhores.

Sei que a quase todos por aqui estão carecas de saber que há um grande número de envenenamentos decorrentes da ingestão de cogumelos que os intoxicados confundem com espécies comestíveis.
Desde que comecei a me interessar mais por fungos, encontro, em minhas buscas por informações, mais e mais notícias sobre envenenamentos, principalmente, por falta de conhecimento daqueles que se arriscam a coletá-los na natureza.

Várias notícias vem de Portugal, como essa:

http://www.publico.pt/sociedade/not...envenenados-com-cogumelos-em-portugal-1466898

Quatro tailandeses envenenados com cogumelos em Portugal
Graça Barbosa Riberio e Romana Borja-Santos
18/11/2010 - 14:28



Os cogumelos terão sido colhidos na zona de Setúbal Foto: Manuel Roberto/arquivo
  • Há pelo menos quatro tailandeses que ingeriram cogumelos venenosos e que foram internados em três hospitais portugueses em Lisboa, Coimbra e Porto, apurou o PÚBLICO. Um deles, internado no Porto, será transplantado ao fígado.

    No Hospital dos Capuchos, que faz parte do Centro Hospitalar de Lisboa Central, estão internadas duas pessoas na unidade de cuidados intensivos, confirmou ao PÚBLICO a presidente do conselho de administração, Teresa Sustelo, que não pode adiantar mais pormenores. O estado dos doentes é grave, não se sabendo, para já, se serão referenciados para transplante de fígado.

    Mas o PÚBLICO sabe que esta unidade já contactou o Hospital Curry Cabral, também em Lisboa, para a eventualidade de ser mesmo necessário partir para um transplante hepático. Nesta área Portugal dispõe de três centros especializados: Hospital Curry Cabral, Hospitais da Universidade de Coimbra e Hospital de Santo António, no Porto.

    Em Coimbra, fonte hospitalar confirmou também que está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra mais um doente tailandês com “prognóstico reservado”, tendo já sido activado o processo de transplante. Um terceiro cidadão da mesma nacionalidade foi enviado para o Hospital de Santo António (Centro Hospitalar do Porto), no Porto. A última informação apurada dá conta de que já foi lançado o alerta para a procura de um fígado compatível com este indivíduo, de 33 anos, e que o transplante pode estar iminente.

    O grupo terá participado numa apanha de cogumelos na zona de Setúbal mas, para já, não é possível avançar mais pormenores sobre a identidade dos doentes ou as circunstâncias em que os cogumelos foram ingeridos.

    A ingestão de cogumelos tóxicos pode levar à insuficiência hepática ou à falência do fígado. No caso de se tratar de cogumelos menos tóxicos, a situação pode desencadear uma gastroenterite.

    Novembro é um mês forte para a apanha de cogumelos. Em 2009, só neste mês, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou cerca de 30 casos de envenenamentos por cogumelos. Um número que tem vindo a crescer nos últimos anos.

    O Centro de Informação Antivenenos aconselha a população a contactar este serviço através do número 808250143 ou a dirigir-se a uma unidade de saúde se após a ingestão de cogumelos surgirem sintomas, nomeadamente vómitos e diarreia.

    Notícia actualizada às 17h16
---------------------------------------------------

O que mais me impressiona nesses casos é que a mídia se preocupa apenas em relatar o envenenamento, não se preocupando em prestar as informações que mais seriam relevantes nesses casos, como por exemplo:
- Quais são as espécies envolvidas nos incidentes?!
- Que espécies os envenenados pensavam estar ingerindo?
- Qual foi a espécie efetivamente ingerida?!
- Como diferenciá-las!?
- O intuito, daquele que ingeriu o cogumelo, era de cunho alimentar ou "místico"?


Veja essas outras matérias, também sem nehuma informação sobre as espécies envolvidas:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2188350&seccao=Sul
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/n...em-sucedido-de-homem-envenenado-por-cogumelos

Isso tudo, entendo eu, colabora para que as pessoas temam os cogumelos.
A mídia, não só no Brasil, em sua grande maioria, se presta apenas à "desinformação"...

O envenenamento por cogumelos leva, em muitos casos, à falência hepática e, somente um transplante de fígado pode salvar o coletor desinformado.
Sem transplante... dificilmente se escapa. :eek:h:
318873.jpg
 
Sei que a quase todos por aqui estão carecas de saber que há um grande número de envenenamentos decorrentes da ingestão de cogumelos que os intoxicados confundem com espécies comestíveis.


São frequentes em Portugal, e provavelmente também em outros países e regiões onde há o costume de coletar cogumelos silvestres comestíveis.

Por acidente excluí um tópico antigo que eu tinha postado a respeito, mas fui pesquisar de novo agora no site do Correio da Manhã e infelizmente as fatalidades continuam entre os coletores desavisados:

- http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/mulher-morre-ao-comer-cogumelos
- http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/casal-morre-apos-comer-cogumelos
- http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/come-cogumelo-e-morre-no-hospital
- http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/morre-apos-ingerir-cogumelos-venenosos

E isso porque não fui muito longe na pesquisa ...
 

É verdade, são inúmeros casos... tanto é que sempre que faço pesquisas no google, condiciono o resultado a publicações feitas nas últimas 24h, 48h ou mais, dependendo de quando a última pesquisa pelo mesmo assunto foi por mim realizada.
Sempre encontro uma ou outra notícia sobre envenenamento(s)... muitas vindas de Portugal. Triste.

Pelo que notei, em todos os casos por você apresentados, Ecuador, houve ingestão do Amanita phalloides, espécie altamente tóxica.Se levarmos em consideração que os casos geralmente só são noticiados quando ocorrem mortes, imaginem o número total de casos de ingestão acidental de cogumelos dessa espécie.

Acredito que a referida espécie possa ser confundida com o Boletus edulis, comum na região
Note-se que, além dessas espécies crescerem num mesmo ambiente, o fruto quando ainda "novo" (principalmente se não houve o rompimento do véu, ou logo após o rompimento) à primeira vista, elas são se assemelham bastante, a ponto de um coletor inexperiente cometer um engano. Veja só:


Boletus edulis


Amanita Phalloides

Em consulta àWikipedia, sobre os Boletus edulis, encontrei o seguinte trecho:
"Mycorrhizal associations
The mushroom has been noted to commonly co-occur with Amanita muscaria or A. rubescens, although it is unclear whether this is due to a biological association between the species, or because of similarities in growing season, habitat, and ecological requirements.An association has also been reported between B. edulis and Amanita excelsa on Pinus radiata ectomycorrhizae in New Zealand, suggesting that other fungi may influence the life cycle of porcini. A 2007 field study revealed little correlation between the abundance of fruit bodies and presence of its mycelia below ground, even when soil samples were taken from directly beneath the mushroom; the study concluded "Factors triggering formation of mycorrhizae and fructification of porcini appear to be too complex to be simply explained on the basis of the amount of fungal mycelia in the soil."


Fica claro, portanto, que os Boletus co-habitam com Amanitas... logo, é necessário ter muita atenção e o mínimo de conhecimento na coleta e ingestão dos cogumelos.
Boletus_edulis_8.jpgamanita.jpg
 
Back
Top