Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Empresa Paranaense lança kit para cultivo de cogumelos comestíveis.

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
40
Curitiba-PR
Boa tarde, viajantes!

Reportagem publicada ontem no jornal Gazeta do Povo, o jornal de maior circulação no Paraná, onde é apresentado o kit de cultivo de cogumelos comestíveis, batizado de Cogoo e que foi criado por acadêmicos de pós-graduação e doutorado em Engenharia e Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR.
O lançamento do produto será quinta-feira, dia 15, num evento gastronômico que vai rolar aqui em Curitiba!
Com certeza vou passar por lá, dar uma olhada no produto e trocar umas ideias com os empresários.
Abraços! :contente:

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/panela-do-anacreon/cogumelos-produzidos-em-casa-e-possivel/

Cogumelos produzidos em casa? É possível

Olha só que interessante, cogumelos produzidos em casa.


Os três tipos de cogumelos Cogoo, da Cogubras, que são levados para casa, onde nascem e depois podem ser comidos.
Quem é chegado nas coisas da cozinha tem, de uma maneira ou de outra, um pequeno canteiro de temperos e ervas em casa. No vaso, na floreira do apartamento, no cantinho do quintal, sempre há um pequeno espaço para cultivar essas pequenas plantas que diferenciam os sabores no momento de executar qualquer prato.

Pois agora chegou a chance de ter uma produção de cogumelos em casa.

Criada por estudantes de pós-graduação e doutorado em Engenharia e Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR, a Cogubras é uma empresa que se propõe a compartilhar a diversão de cultivar cogumelos com todos que tiverem curiosidade. A empresa comercializa um kit compacto e prático, chamado Cogoo, para cultivar cogumelos em casa.
São pequenas caixas, com um miniborrifador e instruções simples. Basta seguir os passos indicados e, em alguns dias, já é possível colher cogumelos frescos. Francisco Vítola e Eduardo Sydney são os donos da ideia e oferecem três tipos de cogumelos, todos nativos do Paraná: Shimeji-preto (Pleurotus ostreatus), Cogumelo-ostra marrom (Pleurotus pulmonarius) e Cogumelo salmão (Pleurotus djamor).

E se bobear servem até como enfeites na sala.

Cogumelos-ostra marrom, prontos para serem consumidos.
Vítola e Sydney farão o lançamento oficial da empresa e do produto no evento Mundo Gastronômico, que acontecerá no Expo Renault (Parque Barigui), de 15 a 17 de agosto. No estande que terão na feira irão apresentar e oferecer o kit.

A empresa também comercializa os kits pela internet (http://www.cogubras.com.br) e já tem uma fanpage, na qual os clientes trocam impressões sobre as primeiras experiências com a novidade.
=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
cogoo_3caixas-650x326.jpgcogubras-225x300.jpg
 
A empresa poderia presentear alguns micologistas amadores do CM para reviews.
 
assim não tem graça, eu quero um quit de cyanensis, e um de mexican...
 
Copiaram na alta a idéia americana ("Back to the xuxa"), mas é bom que pelo menos vai ter uma versão brazuca.. Teve uma outra empresa portuguesa também que copiou a idéia, mas eu esqueci o nome dela.

Eu havia postado a patente desses kits em outro tópico:
https://teonanacatl.org/threads/patentes-sobre-cogumelos.8747/#post-126584

E a patente em questão da "back to the xuxa", que deve ser praticamente igual a da versão BR:

https://teonanacatl.org/attachments/us20110277383a1-pdf.46586/
Se bobear usam borra de café como meio de cultura também.

Mas é uma idéia massa e se bobear eu compro um pra minha mãe de presente ehehe

Vlw Paraná!
 
A cogubras andou passeando pelo CM uns dias atrás. Bem que poderiam patrocinar o CM, heim. :whistle: Clientes não irão faltar...

Think smart!
 
Além de micologista amador sou paranaense, atenção Cogubras, estou aguardando o contato de vocês para fazer um review pro pessoal aqui! :love:
 
A empresa comercializa um kit compacto e prático, chamado Cogoo, para cultivar cogumelos em casa.
São pequenas caixas, com um miniborrifador e instruções simples. Basta seguir os passos indicados e, em alguns dias, já é possível colher cogumelos frescos.


Demora muito e alguem esteriliza o kit e aplica ME ou CL nele
 
Demora muito e alguem esteriliza o kit e aplica ME ou CL nele
Ah, com certeza o pessoal mais preguiçoso vai fazer isso mesmo! Mas acho uma iniciativa ótima, essa de lançar kits de cogumelos comestíveis! Os caras estão de parabéns.
Achei um pouco caro... R$ 30,00 cada kit.
Se for possível reaproveitar até acredito na possibilidade de esterelizarem e aplicarem ME ou CL neles.
Ainda acho mais barato, interessante, inteligente e recompensador fazer o próprio cultivo.
Talvez um estudo sobre o substrato e a retirada de carimbos possa tornar a brincadeira mais duradoura e atrativa. :idea:
Não sei muito sobre as espécies de cogumelos comercializados... talvez não seja tão simples quanto possa parecer reproduzi-los ad infinitum. :huh:
 
Ótima idéia, @Paraná , ainda mais pra mim que estou empenhado em produzir cogumelos comestíveis no meu sítio! Estudo do substrato, carimbos e/ou clonagens, isolamentos, cultivo em maior escala, etc. Pode ser uma boa!
 
Ótima idéia, @Paraná , ainda mais pra mim que estou empenhado em produzir cogumelos comestíveis no meu sítio! Estudo do substrato, carimbos e/ou clonagens, isolamentos, cultivo em maior escala, etc. Pode ser uma boa!
Apesar do preço um pouco salgado, em minha opnião, vou adquirir um ou outro kit e vou sugerir uma parceria com os curitibanos cubanos aqui do fórum, para fazermos uns estudos sobre a possibilidade de clonarmos, produzirmos carimbos e distribuirmos gratuitamente para quem tiver interesse.
Levarei a ideia adiante, pode crer!
Abraços
 
Apesar do preço um pouco salgado, em minha opnião, vou adquirir um ou outro kit e vou sugerir uma parceria com os curitibanos cubanos aqui do fórum, para fazermos uns estudos sobre a possibilidade de clonarmos, produzirmos carimbos e distribuirmos gratuitamente para quem tiver interesse.
Levarei a ideia adiante, pode crer!
Abraços

Cogubras?? Cadê você? Leu o post acima?
Vai mesmo perder a oportunidade de patrocinar o CM e perder a clientela? :whistle:
 
Bacana, igualzinho ao esquema dos irmãos do norte da Back to the xuxa!
 
Apesar do preço um pouco salgado, em minha opnião, vou adquirir um ou outro kit e vou sugerir uma parceria com os curitibanos cubanos aqui do fórum, para fazermos uns estudos sobre a possibilidade de clonarmos, produzirmos carimbos e distribuirmos gratuitamente para quem tiver interesse.
Levarei a ideia adiante, pode crer!
Abraços

Tô dentro!
Quanto a distribuição acho que pode ser feito pela Pro-fungos.
 
Prezados,

Em primeiro lugar agradecemos todas as opiniões. Elas serão levadas em consideração pois buscamos sempre melhorar nossos serviços.

A Cogubras foi lançada com o objetivo de difundir o cultivo de cogumelos. Todos nós sabemos que o brasileiro não tem o hábito de consumir este tipo de alimento e sabemos de todos os benefícios que eles trazem para a saúde.

O que oferecemos é a possibilidade de qualquer pessoa poder cultivar cogumelos, principalmente aquelas que não têm conhecimento da tecnologia. Com este pequeno gesto queremos mostrar para todos como é divertido cultivá-los e incentivar seu consumo.

Estamos abertos a dialogar com todos vocês e trocarmos ideias, pois temos certeza que vocês têm muito a contribuir para tudo isso.

Nosso e-mail é cogubras@cogubras.com.br. Sintam-se a vontade para entrar em contato.

Abraços e mais uma vez muito obrigado pelo apoio.
 
@Cogubras, parabéns pela iniciativa!
É realmente interessante a pioneira proposta, em terras brasileiras, de estimular o cultivo e o consume de cogumelos. Contem comigo.
A troca de informações e impressões será, sem dúvidas, benéfica para ambos.
Grande abraço.
 
Última edição:
Back
Top