Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvidas sobre o lacramento do Bolo PF

Sivilas

Cogumelo maduro
Cadastrado
25/02/2010
8
46
Eu li, realmente li e tentei achar a resposta...
a biblioteca do site é muito boa, mas por outro lado algumas coisas estão muito confusas...

tenho apenas duas duvidas...
a primeira é, o bolo(substrato) deve ficar lacrado durante todo o tempo de colonização?

segunda pergunta: eu fiz um pote para o bolo PF com o metodo de cortar um pote de azeitanos com a tecnica do barbante, como e com oque eu deve vedar o bolo após colocar o substrato?, como farei os furos para a injeção de esporos?
e devo deixar os furos abertos durante o processo de colonização?

obrigado :)
 
A resposta a sua primeira pergunta é sim
O bolo deve esta lacrado durante o processo de colonizaçao, para q nao entre nem um tipo de contaminaçao

Quando vc colocar o substrato nos copos: você pode usar como tampa, folha de papel alumineo. E PARA VEDAR!!, você usa fita isolante.

Nao deixe os furos abertos durante o processo de colonizaçao, sempre tudo bem fexado para q nao entre nemum verme no seu substrato.

la em diarios de cultivos você pode ver bastantes exemplos de copos lacrados
 
vlw kleber

é muito bom quando vcs tiram nossas duvidas ^^

abraço
 
duvida respondida
tópico encerrado
é isso ai
pergunta mesmo
ta certo que algumas das suas perguntas
poderiam ser respondidas pela biblioteca
nos diários de cultivo e etc
mas afinal
estamos aqui para nos ajudar num sentido comum...
 
Eu uso barbante pra prender o aluminio ao invés de fita isolante, pois na hora da esterilização na panela de pressão, a cola da fita pode soltar, fazendo com que o substrato vaze na panela. Só uso pedaços de qualquer tipo de fita pra tampar os furos no aluminio que fiz pra inocular meus copos.

Tá aí mais uma dica.

Abraço
 

Quando os copos vão para a panela de pressão, só apertar bem o aluminio contra o copo, ele fica preso e não solta não, o vapor da água consegue entrar e esterilizar o substrato.


Quando o copo sai da panela, ai sim você pode lacrá-lo.


Só inocular com a agulha através do papel alumínio.
pf 01.jpgpf02.jpgpf03.jpg
 
Última edição:
o ideal é colocal uma folha de papel de filtro de café antes da folha de aluminio ok
abraços e coloque barbante se num quiser ficar com cola na panela de pressão ok:cool:
 
Back
Top