Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida inoculação

Marco135

Hifa
Cadastrado
03/08/2019
5
12
23
Olá, comecei o meu cultivo PF TEK e tenho algumas duvidas quanto a quantidade em mL por furo que devo inocular nos bolos. Comprei uma Seringa de 10mL e queria fazer 5 bolos de 2mL cada, e se fazer 4 mL por bolo eu teria 2,5 bolos inoculados, o site que comprei recomenda 0,5 mL a cada furo, 4 furos totalizando 2 mL por bolo, porém alguns tutoriais recomendam 1 mL a cada furo, 4 furos totalizando 4 mL por bolo, um conhecido recomendou fazer 2 furos de 1 mL cada, totalizando 2 mL por bolo.
Minha duvidas são: É muito arriscado inocular 2mL por bolo de copos com substrato de 200 mL ou tenho que inocular 4 mL por bolo? Devo fazer 2 ou 4 furos no bolo para melhor proliferação do micélio?
 
tenho algumas duvidas quanto a quantidade em mL por furo que devo inocular nos bolos.


0,25 ml a 0,5 ml por furo está ótimo.

Em bolos pequenos não precisa de quatro pontos de inoculação. Podem ser dois.
 
Back
Top