Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida cruel: Será amanita?

Seven11

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/02/2009
2
56
33
Bom pessoal, faz tempo que descobri em Canela-RS a grande abundância de cogumelos próximos a pinus em toda a época do ano. Tem de três a quatro locais em que sempre que eu visito há uma quantidade de 5 a 6 deste cogumelo em bom estado. Me lembra muito uma amanita, tanto pela forma e pelo fato de crescerem junto a alguma espécie de pinheiro. Gostaria que o pessoal pudesse identifica-lo para mim, para saber se ao menos é comestível. :)
Abraço a todos, e segue a foto!

indisp.png
 
É praticamente impossível determinar qual a espécie, apenas com base numa fotografia. A cor do himenóforo, detalhes do pé e do píleo, características organolépticas (odor e sabor), a cor dos esporos (etc.). Não sabendo de que cogumelo se trata, não aconselho a ingestão. Abraço
 
Sim sao amanitas, mas pela cor nao consegui diferenciar entre as muscaria cesarina ou formosa.
tenta achar mais delas, mais novas e tira fotos do talo e da "sanfona" embaixo delas.
 
tai sua foto com um pouco mais de cor....
indisp.png


tira mais fotos p nos...
 
Obrigado pela colaboração dos companheiros! :)
Voltarei este feriado de páscoa ao local e trarei fotos melhores!
Quanto a cor, o nosso querido cogumelo, da maioria que eu encontro tem essa cor meio clara mesmo. Mas trarei fotos mais esclarecedoras.
Abraço!
 
Obrigado pela colaboração dos companheiros! :)
Voltarei este feriado de páscoa ao local e trarei fotos melhores!
Quanto a cor, o nosso querido cogumelo, da maioria que eu encontro tem essa cor meio clara mesmo. Mas trarei fotos mais esclarecedoras.
Abraço!

Ok, Seven11 :)
Deixo aqui um modelo de identificação correcta de um cogumelo:

HABITAT (árvores envolventes; substrato onde crescem etc)
CHAPÉU (dimensões; forma; cores e texturas das diferentes partes; descolorações ao toque etc)
PÉ (dimensões; cor; descolorações ao toque; forma; consistência; presença e forma de anel etc)
HIMENÓFORO (parte inferior do chapéu; lâminas, tubos ou agulhas; cor; inserção no pé; descolorações ao toque; consistência etc)
ESPORADA (cor da deposição em massa dos esporos sobre uma folha de papel branco ou outros)
CHEIRO E SABOR(a prova deve ser feita apenas retirando uma infíma parte do fungo, tipo uma unha roída)

Abraço
 
Back
Top