Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Duvida, bolo ficando marrom

foxonfire

Primórdia
Cadastrado
24/12/2010
7
38
35
Ae pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todas as informações dadas por vocês, principalmente ao pessoal do diario de cultivo. Esse é meu primeiro cultivo e ate agora (vai fazer de 1 a duas semanas que os copos aniversariaram) tem dado tudo certo, a não ser por esse problema que vou relatar:

Esse bolo foi de esporo de florida white que comprei em um site, inoculei ele, confesso nao ter tomado tanto cuidado quanto a esterelização (principiante), e inoculei 3 copos, esse primeiro (das fotos) foi o que avançou em tempo normal e em 28 dias ja tava indo pra cold dunk, um outro segundo o micelio nao cobriu por completo e por isso levou mais uma semana pra ir pro cold dunk, e mesmo assim sem uma parte ser coberta por micelio, da qual eu lavei e retirei o excesso de substrato. Enfim, ja vai fazer duas semanas que esse bolo (da foto) ta no terrario, e nada de cogumelos aparecerem. No inicio achei que tivesse infectado com a bacteria do cobweb pois crescia um micelio grande so de um lado do bolo, corri pra tentar salvar e taquei agua oxigenada por uns 2 dias.. mas ae depois desencanei e hoje ta desse jeito. O engraçado é que o outro bolo que restou dessa leva tambem ta apresentando caracteristicas parecidas a esse da foto (so que aniversariou uma semana depois), que sao, micelio crescendo em tufos so em algumas partes e com uma coloraçao marrom.

Pra tirar qualquer duvida sobre o processo ou a forma como eles tao no terrario, eu aniversariei esse ultimo bolo de Florida junto com outro de B+ que ganhei de um amigo (com processo de inoculação mais correto em relaçao a esterelizaçao), e os de B+ estão crescendo direitinho.

Gostaria de saber se vocês sabem me dizer se é normal isso nesses bolos ou é alguma infecçao ou sei la o que.

As fotos são de um unico bolo, o mais antigo que tenho. o outro da mesma strain ta em outro terrario junto com os de B+ depois posto as fotos dele.

Foto0668.jpgfoto0669.jpgFoto0670.jpgFoto0671.jpg

po 1 semana é bastante tempo mano hehehehhe

é o tempo que eu esperava surgir algum sinal de frutos

O pior é que tem outro da mesma leva, dentro do terrario com outros de outra leva, como eu disse.. ja tirei, agora mesmo.. mas sera que contaminou os outros? pelo menos não parece que tenha contaminado

Upvote 0
po, acho que pode ter contaminado cara, pode ter esporos contaminante ai pelo ambiente todo. ainda mais dessa foto que esta bem desenvolvida essa contaminação. ia falar pra vc esterelizar o ambiente todo, mas ai vc teria que jogar fora seus outros bolos... mas espera alguem experiente responder, melhor.

Upvote 0
esse que ta desenvolvido tava num terrario separado, mas tem outro que nao ta tao assim num terrario com outros saudaveis.. to no trabalho, e minha companheira ja enterrou tudo.. vo esperar pra ver no que da e posto o feedback.

queria saber que tipo de contaminaçao é essa que num vi em nenhum canto!

Upvote 0
Mesmo em terrários separados, os contaminantes vão passear pelo ar, filtros e outros meios, contaminando tudo que estiver em seu raio de abrangência, e olha que deve ser amplo.

Upvote 0
Back